Rickmascar escreveu:Boa Tarde,
Estou dando uma olhada no que me passaram mais estou com algumas duvidas, estou trabalhando com carreteis Terzi, e nucleos da Thorton... queria saber como poderia escolher uma potência, numa fonte basica de (1.4A, 40V, 60W)
Att rickmascar
Bom.
Para a fonte flyback, o trafo da Thornton TEM que possuir um gap. Caso contrário ele vai saturar.
Baseado apenas nos dados do fabricante, você até pode chegar ao seu trafo. Veja no livro "Projeto de Fontes Chaveadas" de Luiz Fernando Pereira de Mello, da editora Érica.
Caso você deseje calcular muitos outros parâmetros com maiores precisões, tais como: elevação da temperatura do trafo, o menor tamanho do núcleo para a potência e frequência utilizada, as perdas no núcleo, as perdas nos enrolamentos, o efeito skin, etc, aí tem que ler o livro "Transformer and Inductor Design Handbook" do Colonel Wm. T. McLyman.
Depois há um método para chegar ao tamanho do núcleo baseado nos cálculos já obtidos via meu tutorial e o livro do Colonel.
Eu levantei as curvas "Hanna". Existe um artigo de 1929 sobre isso. Na época o autor criou o artigo para outra aplicação. Posteriormente observou-se que poderia se aplicar em fontes flyback.
Acho que cada fabricante, com exceção dos nacionais, já levantou estas curvas e as utilizou em seus aplicativos para chegar ao núcleo com o tamanho necessário e suficiente.
Fundamentalmente. Você mede apenas um núcleo e o material que é feito (no caso ferrite). Levanta n curvas com diversos gaps. Plotando todas estas curvas, você vai chegar ao ponto de joelho de cada uma delas. Fazendo passar uma tangente a estes pontos você vai chegar na curva final.
Ela permite chegar ao tamanho do núcleo e o tamanho do gap.
A primeira tentativa vai possuir um erro de até +/- 20%. Na segunda tentativa esse erro passa a ser perfeitamente aceitável.
Observar também, que a montagem dos enrolamentos no trafo possui uma técnica necessária para alcançar o sucesso.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain