COMO DIMENSIONAR UM TRAFO

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

COMO DIMENSIONAR UM TRAFO

Mensagempor Rickmascar » 29 Abr 2014 16:24

Estou iniciando o projeto de uma fonte chaveada com o Integrado FL6961..preciso de dimensionar o trafo para frequencia de 60khz (segundo o datasheet do FL6961) , A saida da fonte deve fornecer 1.4A com tensão flutuante entre 34V e 36VDC. No total de 50W.

Vocês sabem como posso enrolar meu transformador, estou usando um núcleo da thornton, que tirei de uma fonte chaveada.
Acredito que ele seja suficiente pra trabalhar com essa potencia pois estava sendo usado em uma fonte de 54W.

Alguém pode me ajudar a dimensionar os enrolamentos do primario, secundario e auxiliar para essa frequencia de chaveamento.

Att.

Richard.
Rickmascar
Bit

Re: COMO DIMENSIONAR UM TRAFO

Mensagempor andre_luis » 29 Abr 2014 21:43

Rickmascar escreveu:...preciso de dimensionar o trafo para frequencia de 60khz...
...estou usando um núcleo da thornton, que tirei de uma fonte chaveada...

Richard,

Só tem uma coisa que não entendi: Se você retirou o transformador de uma fonte chaveada, o núcleo deve ser de ferrite, que é o tipo usado em frequencia na faixa de KHz e nesse caso, não é adequado para a frequencia de 60Hz.

Aproveitando, dá uma olhada aqui, que tem a regra de como dimensionar o tamanho do transformador para 60Hz:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php ... 994#p85002

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: COMO DIMENCIONAR UM TRAFO

Mensagempor Rickmascar » 30 Abr 2014 10:56

Bom dia André

Obrigado pelas dicas e por responder rápidamente minha questão.

Esse chaveador, é para 60khz e não 60Hz, por isso acredito que o transformador é adequado.

Posso utilizar essas dicas da discussão do transformador de 60hz para outras frequencias tbm ? No caso 60Khz ????

Obrigado.

att.

Richard.
Rickmascar
Bit

Mensagempor andre_luis » 30 Abr 2014 22:22

Rickmascar escreveu:Posso utilizar essas dicas da discussão do transformador de 60hz para outras frequencias tbm ? No caso 60Khz ????

Não, no caso quem cometeu o erro fui eu...
Os cálculos envolvendo núcleos de ferrite e ferro-silicio são diferentes, embora a ciencia envolvida seja obviamente a mesma.

No passado, já apanhei bastante tendo de utilizar vários livros, com dezenas de fórmulas, sendo que em alguns casos, dava inclusive resultados divergentes, mas atualmente ( que não mexo mais com isso ) tem ferramentas de cálculo Online na Web prontas com bastante recursos, e um que achei bem interessante é esse do link abaixo, apesar de ter uma usabilidade meio esquisita:

http://www.poweresim.com/

Tem essa outra ferramenta Free abaixo, que pessoalmente achei interessante pelo fato de avaliar o resultado, informando as perdas e o acrescimo de temperatura.

gelismis-smps-transformator-tasarim-programi.rar

+++
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rickmascar » 01 Mai 2014 09:44

Bom dia André,

Consegui somente abrir o programa Excellent 4000... mais não estou encontrando no programa o calculo para configuração da topologia Fly-Back, no programa verifiquei que é possível setar os parâmetros dos núcleos, porem o programa só me mostra os cálculos referente ao enrolamento primário... seria possível a partir dessa informação fazer os cálculos pra secundário e para o auxiliar, como poderia o enrolar ?

Att.

Richard.
Rickmascar
Bit

Mensagempor MOR_AL » 01 Mai 2014 12:16

Olá Richard!
Há um tempo atrás eu forneci os cálculos completos para um transformador do tipo flyback. Procure aqui no fórum. Não encontro ele aqui em casa.
Ha! Me lembro que forneci tais cálculos para o pessoal do Fórum do clube do Hardware. Alguns foristas de lá baixaram.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 01 Mai 2014 18:55

MOR_AL,

Encontrei o link que você está se referindo:
Tutorial ASM51 Fórum - Cálculo Fonte Flyback.

Provavelmente você não estava o procurando com a ferramenta de busca ou palavras-chave corretas... :D
MOR_AL+ASM51+Flyback

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Mai 2014 09:05

Valeu André!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rickmascar » 05 Mai 2014 09:21

Obrigado André e MOR_AL,vou dar uma olhada no link e volto a responder se caso haja duvida :lol: ...
Rickmascar
Bit

Mensagempor Rickmascar » 06 Jun 2014 13:13

Boa Tarde,
Estou dando uma olhada no que me passaram mais estou com algumas duvidas, estou trabalhando com carreteis Terzi, e nucleos da Thorton... queria saber como poderia escolher uma potência, numa fonte basica de (1.4A, 40V, 60W)

Att rickmascar
Rickmascar
Bit

Mensagempor leco » 06 Jun 2014 15:21

O andre_teprom falou antes a respeito do http://www.poweresim.com/ e esse sw é capaz de te indicar o núcleo tbm. Abraço!
andre_teprom escreveu: apesar de ter uma usabilidade meio esquisita:

kkkk... concordo plenamente!!
Alô, é do Jogos Mortais? Eu quero indicar umas pessoas...
leco
Bit

Mensagempor MOR_AL » 06 Jun 2014 20:22

Rickmascar escreveu:Boa Tarde,
Estou dando uma olhada no que me passaram mais estou com algumas duvidas, estou trabalhando com carreteis Terzi, e nucleos da Thorton... queria saber como poderia escolher uma potência, numa fonte basica de (1.4A, 40V, 60W)

Att rickmascar

Bom.
Para a fonte flyback, o trafo da Thornton TEM que possuir um gap. Caso contrário ele vai saturar.
Baseado apenas nos dados do fabricante, você até pode chegar ao seu trafo. Veja no livro "Projeto de Fontes Chaveadas" de Luiz Fernando Pereira de Mello, da editora Érica.
Caso você deseje calcular muitos outros parâmetros com maiores precisões, tais como: elevação da temperatura do trafo, o menor tamanho do núcleo para a potência e frequência utilizada, as perdas no núcleo, as perdas nos enrolamentos, o efeito skin, etc, aí tem que ler o livro "Transformer and Inductor Design Handbook" do Colonel Wm. T. McLyman.
Depois há um método para chegar ao tamanho do núcleo baseado nos cálculos já obtidos via meu tutorial e o livro do Colonel.
Eu levantei as curvas "Hanna". Existe um artigo de 1929 sobre isso. Na época o autor criou o artigo para outra aplicação. Posteriormente observou-se que poderia se aplicar em fontes flyback.
Acho que cada fabricante, com exceção dos nacionais, já levantou estas curvas e as utilizou em seus aplicativos para chegar ao núcleo com o tamanho necessário e suficiente.
Fundamentalmente. Você mede apenas um núcleo e o material que é feito (no caso ferrite). Levanta n curvas com diversos gaps. Plotando todas estas curvas, você vai chegar ao ponto de joelho de cada uma delas. Fazendo passar uma tangente a estes pontos você vai chegar na curva final.
Ela permite chegar ao tamanho do núcleo e o tamanho do gap.
A primeira tentativa vai possuir um erro de até +/- 20%. Na segunda tentativa esse erro passa a ser perfeitamente aceitável.
Observar também, que a montagem dos enrolamentos no trafo possui uma técnica necessária para alcançar o sucesso.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rickmascar » 26 Jun 2014 10:03

Muito obrigado pela ajuda pessoal MOR_AL , leco e andre_teprom, estou na faze de cálculos ainda caso já mais alguma ajuda mando perguntas aqui no tópico...
Rickmascar
Bit

Mensagempor leco » 30 Jun 2014 14:04

Rickmascar, achei um AN que indca núcleos para até 200W(Flyback), em 67khz.. pode ser uma boa base.

Boa sorte!!

http://www.fairchildsemi.com/an/AN/AN-4140.pdf
Alô, é do Jogos Mortais? Eu quero indicar umas pessoas...
leco
Bit

Voltar para Circuitos Diversos