Epson e Durabright para PCI

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Epson e Durabright para PCI

Mensagempor vtrx » 21 Set 2014 20:43

Ja ví vários vídeos utilizando impressora jato de tinta epson e tinta pigmentada Durabright para impressão direta em PCI.
Alguém ja testou esse método?
vtrx
Dword

Re: Epson e Durabright para PCI

Mensagempor edsont » 22 Set 2014 12:46

Já tentei mas não consegui.

Os principais problemas:

1. A tinta ( a mais indicada é a amarela ) se aglutina na placa por ser lisa. Imprimir na placa quente ou após cozimento deve ajudar.

2. Não consegui fazer o cozimento. O fenolite acabava ficando tostado e nada de fixar a tinta. Não sei se a camada era muito fina, saída tudo no percloreto.

Se tiver uma impressora laser, eu acho que o dry film é bem mais prático. Eu só precisei montar uma pequena luminária UV, com 80 LEDs, mas uma luminária fluorescente comum também serve.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor vtrx » 22 Set 2014 13:05

Ja pensei no Dry Film,mas me diga uma coisa,depois de corroído é necessário usar o ácido para retirar o resto do Dry ou se usar Bombril ja é o suficiente?
A tinta fastpcb não é mais pratico?
Sobre a impressora,voce ainda tem ela?
Vi num video que primeiro voce deve limpar bem a placa e depois mergulhar no per-cloreto ,retirar e lavar com água,deste modo a placa fica 'fosca' evitando o aglutinamento.
vtrx
Dword

Mensagempor edsont » 22 Set 2014 15:42

vtrx escreveu:Ja pensei no Dry Film,mas me diga uma coisa,depois de corroído é necessário usar o ácido para retirar o resto do Dry ou se usar Bombril ja é o suficiente?
A tinta fastpcb não é mais pratico?
Sobre a impressora,voce ainda tem ela?
Vi num video que primeiro voce deve limpar bem a placa e depois mergulhar no per-cloreto ,retirar e lavar com água,deste modo a placa fica 'fosca' evitando o aglutinamento.

Depois de corroído o dry film é removido com solução 1% de soda cáustica.

A revelação é feita com solução 1% de barrilha leve (carbonato de sódio).

Não tenho mais a impressora. Já perdi a conta de quantas impressora já destruí. O que mais tinha dado certo era uma plotter feito com impressora, mas já me desfiz dela. Muito trabalhoso.

No início do vídeo é a limpeza da caneta que sempre acaba entupindo.

Eu acho tinta mais complicado, principalmente para deixar a camada uniforme, além disso tem que esperar a secagem, apesar de eu nunca ter experimentado. Fiz algumas vezes usando emulsão de silkscreen.
edsont
Word

Mensagempor vtrx » 22 Set 2014 17:07

Qual o melhor lugar para comprar o dry film?
Ele pode ficar estocado por quanto tempo?
vtrx
Dword

Mensagempor norad58 » 22 Set 2014 20:00

Uma boa opção para fabricar PCI é a emulsão em spray Positiv20 ou EPRP200, ja usei e faço trilhas bem finas, ja soldei até os maledetos SMD TSSOP.
Também neste metodo se a placa de cobre nao estiver bem limpa, seca a emulsão fica irregular.
Sobre dry-film, vi neste site, mas nunca comprei lá:
http://www.engenhariacaseira.com.br/ind ... t&Itemid=4
norad58
Word

Mensagempor vtrx » 22 Set 2014 20:49

Sobre o dryfilm,só achei vídeos em dupla face.
Para face simples,usarei um lado só,correto?
Pergunto isso porque não sei se ele tem tipo um 'adesivo' que ajuda a colar na placa ou tem que dobra-lo em duas partes para fixar.
vtrx
Dword

Mensagempor edsont » 23 Set 2014 07:28

Eu comprei pelo ebay faz tempo, deve ter uns 2 anos. Apesar da alta temperatura do clima ainda continua funcionando.
Na época que eu comprei no ebay estava mais barato, mas hoje comprar aqui sai mais barato.
O dry-film vem com películas protetoras dos 2 lados. O que sai mais fácil (película mais flexível) é o do lado que gruda no cobre. É um adesivo térmico.
Eu colo a seco e depois fervo água e coloco a placa nela por 1 minuto com o fogo apagado. Não é o ideal, mas pra mim funciona.
Para dupla face é só colar dos 2 lados.
A película do outro lado é retirado somente após a exposição. Uma vez eu retirei antes e acabou grudando no fotolito.
Como eu uso papel vegetal para o fotolito, o preto não fica totalmente opaco. Por isso eu faço a exposição mínima e na revelação ajudo com uma escova ou pincel porque se demorar sai tudo, isso por causa da baixa exposição.
O revelador, barrilha leve, tem em qualquer loja de material para piscinas.
edsont
Word

Mensagempor vtrx » 21 Out 2014 08:51

Para encerrar.
Vejo nos vídeos que muitos molham a placa para aplicar o Film,é preciso que a placa esteja úmida ou molhada,o film adere sosinho?
vtrx
Dword

Mensagempor edsont » 21 Out 2014 11:00

vtrx escreveu:Para encerrar.
Vejo nos vídeos que muitos molham a placa para aplicar o Film,é preciso que a placa esteja úmida ou molhada,o film adere sosinho?

A água é para ajudar na aplicação/remoção de bolhas, como na aplicação de insul-film.
O adesivo é térmico. Sem aquecer a aderência é baixa.
Eu aplico a seco e depois deixo um tempo na água quente. Já usei ar quente (estação) também, mas na água o aquecimento é mais homogêneo e fica limitado a 100 graus celsius.
edsont
Word

Mensagempor vtrx » 16 Nov 2014 20:50

Ressuscitando,resolvi testar o uso de tinta fotossensível por alguns motivos,dentre eles que usando folhas de dryfilm,eu iria ficar muito dependente do fornecedor avulso,ja que ele é vendido em dois rolos muito grande para quem não é profissional em fazer placas.
Provavelmente iri estragar algumas na primeira tentativa.
A tinta é vendida,em média,em potes de 100 gramas que é suficiente para fazer e testar muito mais placas que o dryfilm avulso,que tem o mesmo preço,R$ 25,00.
Comprei a tinta,eu ja tinha montado uma mini estufa para sensibilizar a tinta com duas lâmpadas de luz negra.

Imagem

Imagem

Imagem

Não sei se passei muita tinta,mas fiz um teste igual ví num site da china que vendia a tinta,usei um pincel pequeno.
A tinta demorou um absurdo para secar,usei um mini secador e demorou 1:45 tentando secar,secou mas acho que não totalmente pois preciso descobrir aonde não fiz corretamente o processo que ou foi a tinta que não secou 100%,não deixei a luz incidir pelo tempo correto(usei 5 minutos) ou a transparência não ficou perfeita,eu usei uma em cima da outra mas o resultado final ficou diferente entre as 4 placas.

Imagem

Algumas trilhas ficaram juntas,eu acho que foi por causa da transparência.
Alguém que ja usou a tinta,pode me explicar se depois de seca eu posso guardar a placa num caixa preta por alguns dias?
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Nov 2014 17:05

Vtrx!
Nos vídeos o pessoal coloca a placa para centrifugar. A mistura fica homogênea e FINA. Talvez seja isso.
Por outro lado, o processo do toner e o ferro de passar é o mais rápido e prático que eu já experimentei.

Veja o que consegui. O filete horizontal tem 0,127mm (5mils) de largura.

Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 17 Nov 2014 17:24

Eu usava o método de transferência térmica,mas de uns tempos para cá eu não consegui mais bons resultados.
Eu vou 'centrifugar' para testar,mas essa tinta fede muito e é muito grossa...
vtrx
Dword

Mensagempor norad58 » 17 Nov 2014 19:17

Eu uso o processo da emulsao fotografica a anos e até agora foi o melhor processo que achei para transferencia de trilhas finas. Pode ser utilizado a emulsão em spray Positiv20 ou PRP200. A vantagem que o spray deixa uma camada bem fina na PCB e quando vai expor na lampada UV o tempo de exposição e revelação fica igual para toda a area da PCB.
Já utilizei esta emulsão verde ou azul que vendem, nada mais é que uma emulsão para tela de silkscreen, já usei uma de cor vermelha para alta-resolução, o problema é que tem que diluir com solvente pra diminuir a viscosidade e apresentar bom resultado. O problema é a sujeira que faz.....
Outra emulsão fotosensivel que também usei foi a que usam em galvanoplastia, para gravação em cilindros metalicos com fotolito na industria grafica. Usava do fabricante Reprochem:

http://www.reprochem.com.br/

Lembro na epoca que 1 litro de emulsão custava mais de 200 reais e o revelador vinha em lata de 5 litros era azul, que tinha cheiro de gasolina...hehehhe.
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 17 Nov 2014 19:26

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos