Dimer em trafo....

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dimer em trafo....

Mensagempor edison » 30 Set 2014 19:26

Mente desocupada = oficina do capeta !!

Aos teóricos de plantão :

Um trafo laminado normal fixo 1000 VA mono c/ primário 220 v e secundário 30 v.

Alimentado pela rede 220 v MAS c/ um relê de estado sólido mono de xxA em série e esse recebendo PWM de 0 - 100 % de um oscilador qualquer. (como um dimer basicão).

Pergunto:
Como se comporta o SSR em carga indutiva ?
Qual seria o comportamento do trafo neese circuito ?
As frequencias do PWM ,oscilador ou formas de ondas seriam criticas ?

Objetivo:
Variar a tensão no secundário atuando sobre o primário.
Opcionalmente retificar a tensão variada do secundário sem muita precisão. (sem filtros e etc)

Dificil ? :)
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: Dimer em trafo....

Mensagempor Red Neck Guy » 30 Set 2014 19:39

Com PWM não funcionaria da forma de controle de intensidade já que o SSR CA provavelmente é construído com tiristor, logo, ele irá conduzir por todo o ciclo quando disparado. O que tu precisaria é de um circuito detector de zero e um circuito de atraso para gerar um pulso de comando para o gate do SSR, assim conseguiria controlar o tiristor, porém o treco tem que saber como é o driver do gate e se ele passa os pulsos diretamente pois caso contrário não funcionará.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edsont » 30 Set 2014 21:10

O SSR já tem um detector de zero. Ele liga e desliga no zero para minimizar o ruído.
Há muito tempo atrás eu vi um projeto na revista Saber Eletrônica com o título Variac eletrônico ou algo parecido. Nada mais era que um dimmer e um trafo. Devo ter a revista em algum lugar mas estou preguiçoso. Mais fácil procurar na net.
Assim como o variac convencional, acho que é algo pra quebrar um galho, para uso eventual, não pra ficar ligado direto.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor edison » 30 Set 2014 21:43

edsont escreveu:........projeto na revista Saber Eletrônica com o título Variac eletrônico ..........

:D
Encontrei.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.ph ... ariac.html

A minha ideia é exatamente essa mas fico limitado à capacidade do triac.
O SSR teria que ficar no lugar do circuito da figura 6 .

Nesse caso parece que quem define os cortes no gate é a etapa RC baseada na rede 60Hz e o meu SSR precisaria de CC.
Como gerar pulsos/alimentação de comando para o gate dele ?
Existe SSR com gate CA ?
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 01 Out 2014 08:22

Não sei quanto ao PWM direto no tiristor do trafo, porem o dimmer no trafo funciona sim.

Se for o caso, filtra o PWM e usa como referência para o tiristor do dimmer.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Out 2014 09:19

Vamos lá (pelo que ainda me lembro):

1 - Um circuito PWM que comute uma onda com frequência F1 (60Hz, por exemplo) conterá esta frequência e mais os harmônicos. Ou seja.
1.1 - Não vai contribuir para a redução do trafo.
1.2 - Os harmônicos produzirão mais perdas no trafo.

2 - A atuação do ângulo de disparo no triac, ou tiristores em "back-to-back", vai depender da impedância da carga.
2.1 - Para cargas puramente resistivas, o ângulo de disparo pode variar totalmente (entre 0º e 180º, para um semi-ciclo e entre 180º e 360º para o outro semi-ciclo) .
2.2 - Para cargas puramente indutivas, o ângulo de disparo só poderá ser de 0º e 180º (condução total).
2.3 - Para cargas resistivas mais indutivas (resistor mais indutor, ou Z(w) = R + jWL), o ângulo de disparo deverá estar compreendido entre 180º e teta, onde teta seria o ângulo em que a corrente fosse reduzida a zero. Com ângulos de disparos menores, a corrente do ciclo anterior ainda existiria e a ordem do disparo no ciclo seguinte, faria a corrente tender a se inverter, causando um curto-circuito.
2.4 - Observar que a inclusão do trafo produz carga com componente indutiva, uma vez que a impedância vista pela entrada do trafo (onde haveria o triac) contém uma indutância em série. Tanto menor quanto maior for a eficiência do trafo.

Em tempo: Fiz e postei aqui no fórum, uma dedução sobre a energia percentual transferida à carga, em função do ângulo de disparo, para CARGAS RESISTIVAS!!!

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 01 Out 2014 10:35

cara. recentemente vi este treco mais doido:
Imagem
Pra controlar a potência que vai pra L com uma corrente DC baixa em R fornecida por B. A teoria é que há saturação do núcleo pela DC como se colocasse um ímã do lado do trafo. Muitas espiras do lado dc e poucas do ac. Um trafo invertido p.ex. A qualquer momento testo isso. Google magnetic amplifier
abç
ze
Dword

Mensagempor edsont » 01 Out 2014 17:33

Pelo que sei, os SSRs sempre ligam e desligam ao passar por zero volt. Para modular teria que usar uma frequencia muito baixa. Para controlar temperatura funcionaria, mas para controlar tensão acho que é inviável.
Se usar 6Hz, dá pra regular em passos de 10%, 1 ciclo ativo e 9 ciclos inativos daria 10%. Para ficar mais preciso teria que contar os ciclos da rede.
Não sei se ele sempre comuta no mesmo semi-ciclo. Eu acredito que não. Não sou engenheiro mas acho que se houver comutação desbalanceada dos semi-ciclos pode causar problema.
edsont
Word

Mensagempor ELFS » 01 Out 2014 21:39

edsont escreveu:Pelo que sei, os SSRs sempre ligam e desligam ao passar por zero volt. Para modular teria que usar uma frequencia muito baixa. Para controlar temperatura funcionaria, mas para controlar tensão acho que é inviável.
Se usar 6Hz, dá pra regular em passos de 10%, 1 ciclo ativo e 9 ciclos inativos daria 10%. Para ficar mais preciso teria que contar os ciclos da rede.
Não sei se ele sempre comuta no mesmo semi-ciclo. Eu acredito que não. Não sou engenheiro mas acho que se houver comutação desbalanceada dos semi-ciclos pode causar problema.

Liga teoricamente entre zero e 180° do ciclo positivo ou negativo depende da posição do SCRs , desliga na passagem da corrente por zero para cargas resistivas.
Para cargas indutivos temos defasagem entre corrente e tensão o que altera os pontos de liga e desliga do SCR.
ELFS
Byte

Mensagempor edsont » 02 Out 2014 12:55

ELFS escreveu:Liga teoricamente entre zero e 180° do ciclo positivo ou negativo depende da posição do SCRs , desliga na passagem da corrente por zero para cargas resistivas.
Para cargas indutivos temos defasagem entre corrente e tensão o que altera os pontos de liga e desliga do SCR.

Para os SCRs sim, mas não obrigatoriamente para SSRs (Solid State Relay, não é SCR). No seguinte site (Principais vantagens) por exmplo diz que liga no zero de tensão e desliga no zero de corrente (anteriormente eu havia postado que desligava em zero de tensão):
http://www.ssr.com.br/o_que_e_rele_eletro.aspx

Fazendo uma pesquisa no google vi que existem 2 tipos, o que possui detecção de zero e o que liga instantaneamente.
Aqui tem um exemplo: http://www.thermx.com/Solid_State_Relay ... relays.htm
RM1A para zero-switching
RM1B para instant-on
edsont
Word

Mensagempor ELFS » 02 Out 2014 22:25

Vixe, o apresado sempre come cru, fui no embalo não reparei no SS .
ELFS
Byte

Mensagempor edsont » 03 Out 2014 11:30

ze escreveu:cara. recentemente vi este treco mais doido:
Imagem
Pra controlar a potência que vai pra L com uma corrente DC baixa em R fornecida por B. A teoria é que há saturação do núcleo pela DC como se colocasse um ímã do lado do trafo. Muitas espiras do lado dc e poucas do ac. Um trafo invertido p.ex. A qualquer momento testo isso. Google magnetic amplifier
abç

Isso não vai jogar AC na bateria?
edsont
Word

Mensagempor menegola » 03 Out 2014 12:26

Tem vários post sobre isso neste forum.
Tentei de inúmeras formas,nunca consegui fazer funcionar direito,queima fusível toda hora.

Liguei variac de fio no primário do transformados nunca mais tive problema,nem de harmônicas nem resetar microcontroladores.

Segue foto.

http://itest.com.br/Eletro-Eletronica/v ... c-30.phtml
menegola
Word

Voltar para Circuitos Diversos