SNUBBER SSR

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

SNUBBER SSR

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 18:50

Prezados,

Adquiri recentemente um relé de estado sólido FOTEK 40 DA. O circuito equivalente dele é bem conhecido no google. A página traduzida pelo google do fabricante é: http://translate.google.com.br/translat ... window%3D1

Liguei uma lãmpada infravermelha em 220 volts neste 40DA. O ambiente é industrial cheio de interferências. E este relé de estado sólido é todo resinado por dentro impedindo qualquer tipo de manutenção. A lâmpada ficou instável, tipo acendeu levemente o seu filamento, ora apagava. E eu estou apenas chaveando o SSR, ligando 12 volts direto na entrada DC.

O circuito equivalente mostra que há um snubber em paralelo com a carga. Pensei em pôr mais um circuito RC externo ligado aos terminais do SSR pois creio que, pelo fato dele ser resinado, eu não teria mais nada a fazer.

É uma boa tentativa fazer isso ? ou nem compensa pois este SSR chinês deve é estar com defeito no seu detector de zero-crossing ?
sergiotronic
Byte

Re: SNUBBER SSR

Mensagempor andre_luis » 07 Out 2014 19:21

Um snubber é sempre bom, apesar de que para o caso de apenas uma lâmpada não deveria ser tão importante assim. Meu palpite é que o ruido deve estar na própria fonte de alimentação que está acionando o disparo do SSR.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 19:28

André, você quer dizer nos 12 volts DC que eu estou usando para alimentar o SSR ? Se for isso acha viável, como teste, eu pôr um capacitor de uns 470 uF x 25 V em paralelo com a entrada DC do SSR ? E quanto ao que eu disse de também pôr mais um RC externo ? ...vale a pena ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Out 2014 19:39

Isso foi só um palpite, porque não tenho como saber da qualidade da sua fonte de 12v, mas quanto ao capacitor de filtragem, eu diria até que um de Poliester ou Ceramico de 100nF poderia ser até mais eficiente que o eletrolitico.

Quanto ao RC externo, eu não havia notado no que voce escreveu, que já possui um interno, mas se for o caso, parece que o problema não é daí, mas talvez realmente do acionamento. Quanto ao aterramento, a fonte de 12v é realmente isolada da rede AC ?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 19:52

Não é isolada. Tô preparando aqui alguns RC´s-testes e vou pôr na lista alguns capacitores-testes para pôr na entrada DC do SSR teimoso. Depois eu posto os resultados. É que eu não tinha dito mas são 3 SSR´s cada qual controlando 3 lâmpadas num circuito trifásico cheio de ruídos. Pelo pouco que percebi só um deles está com essa sacanagem, dá para ver o filamento da lâmpada meio aceso, oscilando, ora apagado...mas vou avaliar melhor. Os 3 SSR´s estão ligados nos mesmos 12 volts vindos de uma fontezinha chaveada.
sergiotronic
Byte

Mensagempor sergiotronic » 07 Out 2014 21:07

André, e demais colegas, voltei para dizer o óbvio. Quando eu inicie o post dizendo que a lâmpada (carga) oscila e quase acende é com o circuito DC do SSR desligado, ou seja, sem 12 volts na entrada do SSR. E aí André se desfaz a possibilidade de ser ruído vindo desta fonte. É uma chave mecânica que coloca os 12 volts na entrada dos SSR´s, e o sintoma que disse ocorre com esta chave mecânica aberta. Ou seja, com os SSR´s desligados no circuito DC.

Fiz um teste aqui para comprovar o que eu já havia lido em algum lugar, que lâmpadas infravermelho (bulbo vácuo e filamento de tugstênio) não são cargas puramente resistivas. Montei na bancada e chaveeie com um interruptor mecânico e vi o centelhamento ocorrer na maioría das vezes.

Será que volta a ser interessante testar um RC externo (um segundo snubber) ? alguém chuta algum valor ? pensei em 39 ohms e 100nF.
sergiotronic
Byte

Mensagempor andre_luis » 07 Out 2014 21:28

Anexa uma imagem do seu circuito aqui.
Estou achando que está faltando um resistor de pull-down.
andre_luis
Dword

Mensagempor aureo.oliveira » 13 Out 2014 13:06

[quote="sergiotronic"]André, e demais colegas, voltei para dizer o óbvio. Quando eu inicie o post dizendo que a lâmpada (carga) oscila e quase acende é com o circuito DC do SSR desligado, ou seja, sem 12 volts na entrada do SSR. E aí André se desfaz a possibilidade de ser ruído vindo desta fonte. É uma chave mecânica que coloca os 12 volts na entrada dos SSR´s, e o sintoma que disse ocorre com esta chave mecânica aberta. Ou seja, com os SSR´s desligados no circuito DC.

Fiz um teste aqui para comprovar o que eu já havia lido em algum lugar, que lâmpadas infravermelho (bulbo vácuo e filamento de tugstênio) não são cargas puramente resistivas. Montei na bancada e chaveeie com um interruptor mecânico e vi o centelhamento ocorrer na maioría das vezes.

Será que volta a ser interessante testar um RC externo (um segundo snubber) ? alguém chuta algum valor ? pensei em 39 ohms e 100nF.[/quote]

O efeito que você descreve ocorre também quanto se tenta acionar lampadas fluorescentes com "dimmers". O triac não desconecta e vaza algum resíduo de corrente que vai sendo acumulada ate produzir um disparo aleatório.
HEHEHEHE!!!!!!
aureo.oliveira
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 13 Out 2014 15:09

Somente um detalhe nenhuma lampada é uma carga linear, alias se usa como carga não linear, pois até o momento que o filamento fica incandescente fica mais próximo de um curto, portanto ira ter lidar com picos enormes de corrente.
Abraços
EDSONCAN
Word

Mensagempor bruxo » 14 Out 2014 08:19

bruxo
Byte

Voltar para Circuitos Diversos