Detectar Fase e Neutro sem o Terra de referencia

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Detectar Fase e Neutro sem o Terra de referencia

Mensagempor Diego_Oliveira » 19 Mar 2015 13:49

Pessoal eu preciso de um circuito que apenas detecte se o fase e o neutro de uma rede 110/220 AC estão ligados corretamente...

Pode ser algo simplesmente ligar um led para indicar que está ligado corretamente nada além...
Diego_Oliveira
Nibble

Re: Detectar Fase e Neutro sem o Terra de referencia

Mensagempor MOR_AL » 19 Mar 2015 22:35

Tem aqueles indicadores com lâmpada neon.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 19 Mar 2015 22:57

Acho que ele quer um na forma de circuito que possa ser plugado na tomada...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 20 Mar 2015 10:48

Mais um menos por ai andre_teprom, na verdade a ideia é verificar se o fase e neutro foram ligados corretamente no equipamento...

Visto que ao solicitarem suporte é uma forma de verificar se a ligação elétrica está ligada de forma correta.

O exemplo abaixo é funcional, onde o led vermelho ligado indica a presença de fase e neutro, já o led verde ligado indica a presença de terra e que a ligação de fase e neutro está correta, o terra pode estar ligado mas o led verde desligado, neste caso fase e neutro estariam invertidos...

O que eu quero é algo similar porém sem o terra.

Circuito-de-Indicador-de-Falha-de-Terra.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor Diego_Oliveira » 20 Mar 2015 10:58

O circuito acima eu montei e testei ele...
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor brasilma » 20 Mar 2015 11:54

Veja se resolve: http://electronics.stackexchange.com/qu ... -detection

Pesquisando no G por ac polarity detection ou ac polarity detector você encontra outras idéias...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Mar 2015 14:36

brasilma escreveu:Veja se resolve: http://electronics.stackexchange.com/qu ... -detection

Pesquisando no G por ac polarity detection ou ac polarity detector você encontra outras idéias...

Não sei não... O circuito também acenderia o led D4 (e com mais intensidade luminosa) se N e F estivessem invertido.

Acho que você não vai conseguir fugir do Terra, já que é a única referência para o neutro.

Como mencionei antes, com uma neon, você seria o Terra, aí ela só acenderia quando a outra ponta ficasse conectada à fase. Conectando no neutro ela não acenderia, a menos que houvesse um problema na rede de distribuição.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 20 Mar 2015 16:05

Existe uma canetinha que toca um bip continuo quando fica perto da fase. Adapte esse circuito.
Alexandro
Byte

Mensagempor Diego_Oliveira » 20 Mar 2015 16:07

brasilma escreveu:Veja se resolve: http://electronics.stackexchange.com/qu ... -detection

Este circuito eu também encontrei mas ele serve apenas para detectar a presença da rede AC conectada ele nao detecta a fase...

Neste caso o que mais se aproxima do que necessito é o circuito que postei ou a ideia do MOR_AL do neon ;)

Agradeço a Atenção!
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor Diego_Oliveira » 20 Mar 2015 16:13

Alexandro escreveu:Existe uma canetinha que toca um bip continuo quando fica perto da fase. Adapte esse circuito.

Tenho uma leve lembrança de ler sobre isso, se não me engano é feito com um Transistor de efeito Hall ???
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor andre_luis » 20 Mar 2015 20:49

Diego_Oliveira escreveu:na verdade a ideia é verificar se o fase e neutro foram ligados corretamente no equipamento
Diego_Oliveira escreveu:O que eu quero é algo similar porém sem o terra

Não sei se vai encontrar algum circuito que identifique a polaridade correta do Fase/Neutro sem o auxílio da uma referencia externa á ambos como o terra, como mencionou o MOR_AL. No caso da caneta manual, isso só é possível porque de certo modo, o corpo humano funciona como um micro-terra, pois possui um efeito dielétrico que permite que "armazenamos" alguma carga estática.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 21 Mar 2015 00:49

Diego_Oliveira escreveu: .....a ideia é verificar se o fase e neutro foram ligados corretamente no equipamento...

Visto que ao solicitarem suporte é uma forma de verificar se a ligação elétrica está ligada de forma correta.

Acho estranho algo alimentado em AC 127 ou 220 v ser crítica a polaridade de F/N .
A não ser que trate-se de verificar se não meteram uma fase no terminal do terrra....sei lá.
De que tipo de equipamento se trata ?
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 23 Mar 2015 08:37

O circuíto não serve apenas para detectar a presença de AC, isto poderia ser feito de forma bem mais simples.

Segundo o título: "detect AC 'reverse polarity' (single phase) (without the use of ground/earth)", o circuíto serve justamente para o que deseja, observar o detalhe do valor dos resistores da ponte na entrada - parece que este é o "segredo".

Com um LED ou Neon você continuaria precisando de uma referência (um terra), mesmo que seja através de você...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 23 Mar 2015 09:46

Certo, vou dar uma lida na descrição da patente para calcular certinho os resistores, num primeiro momento não funcionou, mas veremos...

----

gHbP2.gif

Bom lendo a descrição da patente do circuito http://www.google.com/patents/US20080024138.pdf a finalidade é justamente a que eu preciso, porém testei com diversos resistores formando diversas razões (10, 20, 50, 100) e nenhuma delas funcionou...

Se alguém tiver alguma dica eu aceito...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor KrafT » 23 Mar 2015 12:39

Na minha modesta opinião, esses circuitos mostrados nas patentes não funcionam.

Referenciados apenas à si mesmos, os dois fios (fase e neutro) são eletricamente idênticos de modo é impossível saber quem é o neutro.

Agora se uma terceira referência for considerada, por exemplo o efeito "antena" de algum meio condutor isolado, o fuga para o terra, como no caso do corpo humano e a famosa chave de teste, aí a coisa muda de figura.

Talvez a massa do equipamento em que se deseja incluir esse recurso possa suprir essa terceira referência. Mas aí as correntes são muito pequenas para acionar um fotoacoplador como proposto, e uma circuito maie sensível deve ser desenvolvido.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos