Ajuda Rx Tx 433MHz

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ajuda Rx Tx 433MHz

Mensagempor ÁgioFelipe » 26 Mar 2015 18:39

Amigos, preciso de ajuda no desenvolvimento do seguinte projeto:
Quero construir uma placa que possa receber e decodificar o sinal desses controles utilizados em alarmes e portões, queria utilizar algum controle já disponível no mercado.
Já fiz um projeto idêntico só que utilizando o HT6P20, mas não quero mais utiliza-lo porque na minha opinião é muito inseguro, como o código enviado é fixo, qualquer um hoje com um arduino na mão pode fazer a leitura desse código.

Alguém poderia me dar uma luz nesse projeto?

Obrigado.
ÁgioFelipe
Word

Re: Ajuda Rx Tx 433MHz

Mensagempor MOR_AL » 27 Mar 2015 15:27

Sabe que já pensei nisso?

Se o cara ler o código anterior para acioná-lo, pensei em usar um código que sofresse uma alteração a cada transmissão e recepção correta.
Algo que somente o transmissor e o receptor conhecesse. Para que o sistema não fique travado por algum motivo, existiria um código para ser usado em caso de travamento do sistema. Ele somente seria usado neste caso especial e não mais. Mesmo assim, este código sofreria uma alteração (pré-definida e conhecida) a cada uso.
Assim, se forem repetir o código lido, o sistema não acionaria o que quer que seja.

Claro que haverão situações que não abririam o portão. Imagine que você, sem querer, pressionasse o botão mais de uma vez, sem que o receptor captasse na segunda vez. Os códigos seguintes do Tx e do Rx ficariam dessincronizados.
Uma falta de energia no Rx poderia resetar a bagassa. Aí o Tx enviaria um código que não casaria com o que o Rx estivesse esperando.
Uma possível solução para o sistema envolveria um segundo canal de comunicação. O Rx responderia com um endereço do código esperado. O receptor do transmissor receberia o endereço e transmitiria o código correto. Em seguida o receptor do portão alteraria o endereço para esperar novo código.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Mar 2015 16:08

ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 29 Mar 2015 20:06

Aquino escreveu:Esse cara já faz isso:
ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/40138c.pdf

Conheci a série HCS fazendo essas pesquisas, mas se quero utilizar os controles já disponíveis no mercado, como posso fazer? Ou não tem como?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Fernando Molero » 04 Abr 2015 01:05

Eu estava querendo desenvolver algo com código rotativo, existe os controles com a tecnologia rolling code, ele gera um código a cada transmissão, mas pelo que percebi não é fácil ler os códigos dos controles já existente no mercado pois a fabricante coloca um código específico no controle e a partir daí é feito a criptografia com esse código.

Andei pesquisando e não achei muita coisa sobre o assunto, estou na captura se eu encontrar algo concreto posto aqui.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fernando Molero

Mensagempor Rodrigo_P_A » 04 Abr 2015 19:15

Os controles HCS Microchip tem uma parte fixa no código, você só precisa disso pra fazer uma funcionalidade básica
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Fernando Molero » 07 Abr 2015 12:47

Mas como descobrirmos essa parte fixa, pelo que andei pesquisando essa parte que fixa e a empresa que fornece os controles prontos.

Eu não quero desenvolver um controle e sim pegar um de mercado e utilizar, tipo ecp, ppa etc.

Abs.
Fernando Molero

Mensagempor Rodrigo_P_A » 18 Abr 2015 11:13

ECP, PPA e vários outros não usam HCS e sim ht6p20
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Abr 2015 17:19

Acho que utilizar criptografia em uC, mesmo considerando toda a quantidade massiva de calculos, não seria exatamente um problma, já que a resposta do portão não precisa ser na casa dos milisegundos. Enfim, algum algoritmo mais simples com chave simetrica talvez possa atender.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Abr 2015 22:00

Sugiro que você comece lendo os datasheets.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Dez 2015 18:20

O receptor você pode comprar na felitec
www.felitec.com.br

Enviado de meu SM-A700FD usando Tapatalk
---
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para Circuitos Diversos