Página 1 de 1
Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
14 Abr 2015 11:00
por Alexandro
Eu preciso aterrar uma cuba de INOX, eu vi uma com o fio terra soldado com estanho e queria fazer igual.
Tentei de tudo, lixar e estanhar nem aderi, estanhar diretamente aderi , mas nao tem resistencia mecanica, sai facil com um puxão , pensei em jogar fluxo e tambem nao funciona, aquecer a chapa, usei um soprador , ai o estanho nao pega nem a pau!
Alguem sabe o procedimento pra estanhar um fio na chapa de INOX ?
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
14 Abr 2015 11:15
por xultz
Não é mais fácil fazer com uma solda ponto?
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
14 Abr 2015 13:58
por brasilma
É possivel soldar com estanho e fica bom, há uma solução que precisa ser usada, na empresa em que trabalhava soldávamos até caldeiras de destilador assim!!!
Também é importante mencionar que o ferro de solda precisa ter calor suficiente, para o teu caso creio que terá de usar aqueles do tipo machado.
Desconheço a composição da solução, porem na net vc encontra:
https://www.google.com.br/webhp?sourcei ... ho%20solda
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
14 Abr 2015 19:30
por andre_luis
A solda que normalmente usamos é feita pra se trabalhar com um determinado tipo de liga...de latão. Pra soldagem em inox, acredito que seja algo completamente diferente, pois já tentei soldar um mero parafuso supostamente de aço, e nada também de fixar. O fato é que na literatura técnica podemos ver dezenas de tipos de soldas com composição e/ou proporções diferentes.
Além disso tudo, acho que mesmo voce tendo aplicado o poderoso soprador de calor, pode estar havendo algum efeito de dissipação de calor pela proópria chapa da cuba, que mesmo sendo feito de um material pessimo em condução de calor, possui uma área considerável.
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
15 Abr 2015 01:33
por edison
Existem diversas ligas/tipos de aço inox bem como técnicas p/ suas soldagens.
Identificar qual usa qual é complicado.
Quando tive que aterrar uma cuba nem pensei duas vezes ,achei um ponto em uma aba ,furei e fixei o terminal com parafuso passante tb de inox.
Caso possa haver vazamento devido ao furo ,pode-se em seguida aplicar Araldite de secagem lenta na área espalhando com o soprador ,depois de seca fica como vidro e não vaza nem a pau.
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
15 Abr 2015 08:21
por Alexandro
Obrigado pelas informações, acho que to no caminho certo.
Como o brasilma disse, deve ser uma solução quimica que passa junto com um ferro machadinha, pois eu tenho uma cuba do concorrente com solda de estanho e ta bem resistente.
Solda ponto, não quero chegar a isso ainda, mesmo porque nao tenho isso facil.
Furo em uma cuba , nem pensar, o acabamento ficará horrivel.
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
15 Abr 2015 19:32
por Djalma Toledo Rodrigues
Alexandro escreveu:Obrigado pelas informações, acho que to no caminho certo.
Como o brasilma disse, deve ser uma solução quimica que passa junto com um ferro machadinha, pois eu tenho uma cuba do concorrente com solda de estanho e ta bem resistente.
Solda ponto, não quero chegar a isso ainda, mesmo porque nao tenho isso facil.
Furo em uma cuba , nem pensar, o acabamento ficará horrivel.
Com tantos arrebites bonitinhos.
Existe um produto chamado Solmet ou algo assim, que solda até em alumínio
Dj.
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
15 Abr 2015 20:19
por Red Neck Guy
Liga pra softmetais e pede pra falar com o engenheiro de aplicação. É sempre a melhor alternativa.
Re: Circuito Terra em Aço INOX

Enviado:
15 Abr 2015 23:42
por edison
Alexandro escreveu:........ pois eu tenho uma cuba do concorrente ............Furo em uma cuba , nem pensar, o acabamento ficará horrivel.
Em se tratando de produção comercial concordo .
Eu imaginei que era prá uso particular.
Re: Circuito Terra em Aço INOX [RESOLVIDO]

Enviado:
16 Abr 2015 11:40
por Alexandro
Bom todas as informações foram validas, obrigado.
A solução foi uma quimica chamada de Peroxido de Amonio, funcionou muito bem ! E usei um ferrinho de solda porcaria de 30W e estanho comum.
Maravilha, resolvido !
Só testei em aço INOX, nao sei se funciona com aluminio, depois eu testo.
Eu vi uma receita pra fazer essa quimica em casa, mas demora uma semana pra curtir, usa a porcaria da pasta Best + alcool isopropilico.