Aquelas piras inexplicáveis que só circuitos têm...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Aquelas piras inexplicáveis que só circuitos têm...

Mensagempor xultz » 25 Mai 2015 15:21

Poisentão, estou tentando acessar um SD Card com um PIC24.
Primeiro tentei fazer a SPI do maldito funcionar, não ia nem a pau, mudei o MISO de pino e a SPI do PIC começou a funcionar. Estranho, mas funcionou, bola prá frente.
Religuei o SD Card com o pino modificado (num protoboard), e toca testar.
O SD Card deve ser inicializado com uma série de comandos, e ele dá respostas para os comandos. Primeiro manda um comando 0, ele respondeu certo. Manda um comando 8, ele manda várias respostas, todas certas. Aí tem que entrar num loop, mandando os comandos 55 e 41 até que ele baixe um flag de Idle e diz que tá pronto prá briga. O primeiro par de 55 e 41 ele respondia direito, dizendo que estava em idle. A partir do segundo, ele simplesmente não respondia mais nada, nunca.
Fuça daqui, fuça dali, nada. Começo a mudar coisas no código, nada. Baixo tutoriais, códigos de exemplo, nenhuma luz. Fuço em códigos de drivers, bibliotecas, nada. Ligo analisador lógico pra procurar qualquer pista, nada. Penso em largar o trabalho e vender coco na praia, mas moro longe da praia.
Num lampejo de desespero, decido dar uma olhada como a alimentação está se comportando, vai que tem algum bode. Ligo o osciloscópio, e quando vou medir a alimentação, me toco que esqueci de ligar o fiozinho do Vcc no cartão. Coloco o fiozinho, e o cartão passa a responder.

Aí eu me pergunto: por que com mil raios caindo sobre a minha cabeça este cartão fidumaégua respondia os primeiros comandos bunitinho e parava de responder bem depois, pro meu desespero? Por que não ficava morto desde o primeiro comando? Acho que ele foi fabricado assim só prá me atazanar mesmo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Re: Aquelas piras inexplicáveis que só circuitos têm...

Mensagempor tcpipchip » 25 Mai 2015 15:55

mas isto não é divertido XULTZ ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor xultz » 25 Mai 2015 16:50

Eu já não se divirto mais com essas coisas, estou velho demais prá isso...
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 25 Mai 2015 17:22

É +/- como de vez em quando não conseguir enxergar alguma coisa no lab, ai vem a "dona maria" e pergunta: é isso aqui que está procurando?

No caso da eletrônica existe um problema mais trabalhoso, e que um colega denominava "problema em série", que é quando a causa da anormalidade é causada por mais de um problema ao mesmo tempo, quanto estou pesquisando sempre fico atento para esta situação...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor pbernardi » 25 Mai 2015 18:15

Entendo bem seu caso Xultz.

Hoje fiquei brigando aqui com um MOSFET que tinha tensão no gate mas não abria. Deu que coloquei um pull-up de 1M do gate pro ground e o negócio começou a funcionar.

PQP, A P**** DO GATE DO MOSFET NÃO É CONTROLADA POR TENSÃO? POR QUE UMA m**** DE UM RESISTOR DE 1 MEGA FAZ DIFERENÇA???

Pronto, passou.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor KrafT » 25 Mai 2015 21:03

Quando comecei a estudar MCUs, eu economizei até o lanche no Senai para comprar um PIC16F877 e um gravador do Miguel (TCPIPChip, na época WF Automação).

Montei o mesmo num protoboard com um 7805 e liguei numa fonte de 12V. O PIC esquentou tanto que fundiu o plástico do protoboard....

Depois de esfriar a bagaça, descobri que o jumper do GND do 7805 não fazia contato com o negativo do protoboard e o PIC recebeu 12V por um bom tempo.

Lamentei muito a perda sofrida, mas nunca mais montei um protoboard sem um zenner de 5V1 1W perto da alimentação do MCU. E esse zenner me salvou várias vezes.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor ze » 26 Mai 2015 11:24

brasilma escreveu:É +/- como de vez em quando não conseguir enxergar alguma coisa no lab, ai vem a "dona maria" e pergunta: é isso aqui que está procurando?
.

eu já perdi um tempão procurando meus óculos. Estava pendurado no pescoço. Então resolvi colocá-lo pra ver se achava...

E lém casa tem um gnomo que só pega a ferramenta que preciso usar naquele exato momento. Exemplo: preciso de uma tesoura, ele pega a tesoura. Preciso de uma chave de fenda, ele pega a chave de fenda, preciso de um alicate, ele pega o alicate, preciso de um... ah já entendeu né.
ze
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Mai 2015 14:33

Rsrsrs para que eu consiga encontrar minhas ferramentas cada uma deve estar em seu lugar.

Cada uma ter uma "casinha" fixa ajuda muito inclusive na hora da arrumação, tudo vai pro lugar rapidamente.

O mesmo costumo fazer com as demais coisas minhas, tipo chave, carteira, celular, etc, tirou do lugar é um caos, principalmente estas, meu tempo é cronometrado, segunda demorei para encontrar a chave do carro e um dos meninos perdeu o horário de entrada (sorte que professora o viu e deixou entrar na sala).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Mai 2015 12:18

Lido com eletrônica há uns 48 anos. Comecei aos 15 e vou fazer 63.
Criei uma hipótese, que felizmente vai continuar só nela.
"Eletrônica é a arma do Demo" :twisted:
É a atividade que mais se identifica com a lei de Murphy. "Se algo pode dar errado, certamente dará".
Só um breve exemplo:
Imagine dezenas de conexões com mau contato e fios aéreos em um Protoboard.
Acrescente-se componentes com lides desencapados e quase se tocando.
Aumente a frequência para reduzir o CMRR.
Inclua componentes XingLing, que apesar de baratos, têm qualidade questionável e depois de um mês estocados tem-se que retirar o óxido dos lides, porque o mau contato aumenta.
Aí você coloca uns fios da alimentação, que forçam o Protoboard a se reposicionar na bancada.
Acrescente pontas de prova dos osciloscópios (canal A e B e os respectivos terras), pairando sobre os componentes, prontos a movê-los como o falcão voando sobre as presas.
Acrescente os fios de entrada.
Toda fiarada querendo que o Protoboard chegue mais para o seu lado.
Enfie o dedo para trocar algum componente ou as pontas de prova do osciloscópio.
Os lides dos componentes, que antes estavam retos e na vertical, agora ficam dobrados numa orgia dantesca.
Agora, convenhamos...
Pô! você ainda queria que funcionasse? Hahahaha!!!! :lol:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 28 Mai 2015 16:39

uma vez um protoboard na minha época de faculdade me deu TANTA dor de cabeça com mal contato, que fiquei tendo pesadelo com aquela p** um bom tempo. nunca mais uso protoboard

o xultz, tem algum circuito-sacana interno do sd leakando tensão do CS, carregando um capacitorzinho enquanto o CS tá alto e alimentando o bixo... hehe
B-EAGLE
Word

Mensagempor xultz » 30 Mai 2015 08:13

É bem provável, do CS não porque ele fica em nível baixo, deve ser do clock do do data. Eu tenho certeza que o catão foi projetado assim só prá azucrinar minha vida...
xultz
Dword

Mensagempor Alexandro » 01 Jun 2015 08:42

Essa semana passada mesmo, eu tive uma dessas deslumbrantes pausa no projeto, uma porcaria de um circuito analogico de um regulador de velocidade de motor 12V. Depois de quase meia hora descobri q tinha ligado invertido a alimentação, e o pior é que a loucura funcionava regulando um pouco errado a velocidade do motor, ERA PRA QUEIMAR E NAO FUNCIONAR +/-.
Perdi um tempo precisoso...
Alexandro
Byte

Voltar para Circuitos Diversos