Como capturar imagem para Jpeg

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Como capturar imagem para Jpeg

Mensagempor EDSONCAN » 09 Fev 2007 07:47

Ola a todos,

Alguem tem algum sugestao/ideia de como capturar uma imagem de uma camera analogica e transformar e JPEG?

Obrigado
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 09 Fev 2007 15:23

Complexo vai ser o algorítimo de compactação para JGEG, fora a temporização dos sinais e tudo mais, sinais de luminancia, cromancia, varreduras e tal....

Pesquise antes sobre os sinais do videocomponente e depois do algorítimo, tente primeiro capturar em bmp, mesmo que fique enorme.. depois em JPEG
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor sandei » 09 Fev 2007 16:10

Tem camera VGA com RX e TX e não é um Bixo de sete cabeça , vai ma boa !

Somente não sei onde encontrar essas cameras.

eles possuem TTL / Rx TX , +5V e GND.

Fabio
sandei
Byte

Mensagempor Maurício » 09 Fev 2007 17:26

Precisa somente da placa de captura. nada mais.
Se a qualidade não precisar ser muito grande, tem até mesmo placas VGA (ATI Radeon, por exemplo) que já tem entradas para vídeo composto.

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor EDSONCAN » 09 Fev 2007 17:33

Agradeço as colaborações.

Vou explicar melhor a aplicação:

Vou capturar a imagem de uma camera analogica, transformar em jpeg e transmitir por GPRS para um centro de controle.
As cameras sao analogicas pois sao tipo Dome com interface RS422 para controle de Zoom, giro e etc.
Nao tem PC, portanto nao da para usar placa de captura.

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fenix3 » 09 Fev 2007 20:10

Ola Edson,
Nao da para usar a placa de captura, mas da para usar o chip de captura de video BT878, e usar ele para converter em dados, ai converter em Jpeg, mas vai dar um trabalhao...

Voce pode tentar tambem ler uma imagem do sensor CCD ou Cmos, tambem vai dar um trabalhao...

Ou usar as mini cameras dos telefones Sony T230, sao modulos externos que se comunicam pela serial com o telefone.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor phophollety » 09 Fev 2007 20:19

ver o datasheet do chipset de placas de captura é uma boa, chato vai ser importar.. tem que ver se precisam de bios também..

de uma consultada no site da sigmatel www.sigmatel.com, talvez eles tenham algum ci para isso..

Dica**

Os novos "mp5" tem entrada para gravarem audio e vídeo composto, seria interessante desmontar um e ver qual chipset faz a encondificação do vídeo, procure no google também como "video enconder mpeg" tipo esses...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor mrtabs » 12 Fev 2007 08:07

Entao, tem umas cameras IP que capturam em JPEG ja...depende do firmware q vc ta usando...se tu puder nos dizer, sera melhor pra agente te ajudar
mrtabs
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 12 Fev 2007 08:14

Obrigado a atodos
Oi Mrtabs
"Entao, tem umas cameras IP que capturam em JPEG ja...depende do firmware q vc ta usando...se tu puder nos dizer, sera melhor pra agente te ajudar"

As cameras são usadas em domes, elas são analogicas e tem um protocolo RS422 para controle do mecanismo de Zoom, posição, visao noturna e etc
O processo de captura tera que ser digitalizador de imagem analogica+ compressor jpeg + modem GPRS.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor mrtabs » 12 Fev 2007 08:17

a ta..entendi....mas nao da pra trocar o tipo de camera?
na verdade, cameras IP sao cameras normais ( como as que vc esta usando ) mais um video server....esse cara faz a digitalização que vc quer...

eh uma opção q deve ser mais cara, porem eh mais facil de implementar ( e a unica q sei fazer ...hehe)

agora, vc pode seguiir as sugestoes dos amigos acima...

abraço
mrtabs
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 12 Fev 2007 13:56

Acho que deve ser ate mais barata uma camera IP, da Dlink custa uns U$ 200,00 um Dome custa em torno de R$ 2.000,00.
E que ela tem zomm analogico de 400 vezes, visao noturna, giro de 360 graus e etc.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor msamsoniuk » 12 Fev 2007 20:43

se for usar linux com v4l e cameras NTSC, tem alguns codigos meus que podem te ajudar. tem um software de captura que eu fiz para o X com extensao XVideo:

http://marcelo.darklife.org/xstep-4.1/c ... tepvideo.c

nessa versao tem um botao grab, que exporta em xpm, mas ele nao funciona com qualquer placa de video. tem uma versao direta para bttv:

http://marcelo.darklife.org/xstep-4.1/c ... ?xsteptv.c

cujo botao grab sumiu, mas eh facil ter acesso a imagem. tambem tem uma incrivel versao que salva o video capturado pela bttv em um arquivo quicktime formato YUV4, usando uma tal de libquicktime que eu nem sei mais se ainda existe:

http://marcelo.darklife.org/xstep-4.1/c ... ideo-old.c

como faz MUITO TEMPO q nao mexo com isso, nao garanto que funcione.. mas talvez ajude :)

tinha umas funcoes para a conversao dos buffers em jpeg (usando libjpeg, bem moleza) e tambem uma funcao que eu fiz para usar corretamente o multiplex da bttv, para gravar alternando 4 inputs (como nas da sky, q tem entre 4 e 16 inputs... se eh que a sky ainda existe!), mas realmente nao sei onde foram parar.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 13 Fev 2007 08:08

Não sei se vou causar revolta. Mas acho que seria interessante voce comecar a usar o coldfire onde pode instalar o ucLinux.
Faça uma interface para sua camera, depois use o que tem de bom no mundo do software livre para poder capturar suas imagens e talvez até montar um webserver para poder enviar as imagens por email ou de outra forma.
ou então compra um PC104 e reze
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor mrtabs » 13 Fev 2007 08:12

pq causar revolta?? rs
a ideia eh boa ...
mrtabs
Nibble

Mensagempor Wagner de Queiroz » 13 Fev 2007 15:31

pq tem nego que vai pelar para fazer a interface analogica da camera.

Embora eu ja tinha visto isso num concurso da circuit cellar do hc08 que pegava um sinal e jogava no monitor do pc

A vantagem de usar um MCU com Linux embarcado é muito interessante pois tem muita biblioteca livre disponível para ser usada. Nunca tentei isso pq nao tenho uma plaquinha coldfire ou outra coisa que possa botar o linux nele. Mas se um dia eu tiver uma graninha e uns dias para brincar, dai eu testo.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Voltar para Circuitos Diversos