Página 1 de 1
Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
12 Jun 2016 15:34
por bruxo
Ola nobres colegas.
Gostaria sugestão de vocês referente capacitor retificação circuito fonte chaveada.
Voltagem capacitor:
Retificação 127VAC Capacitor eletrolítico(Ce) 250V
Retificação 220VAC Capacitor eletrolítico (Ce)350V
Retificação 380VAC Capacitor eletrolítico (Ce)700V(750)
Correto?
Capacitor%20filtro.png
Outra dúvida:
Quantos uf por ampere de carga na fonte?
Estou usando 1000uf por ampere.
Correto?
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
12 Jun 2016 18:36
por KrafT
Bom, a capacitância tem a ver com a corrente de inrush admissível e a máxima queda de tensão que teu controlador admite na entrada, também se vc tiver um circuito que monitora a tensão do capacitor e antecipa a compensação da saída ( Feed-Forward ), potência da fonte, etc...
Podes usar 1000uF/A inicialmente e depois ensaiar a fonte nas condições extremas. Tentar calcular antecipadamente o valor exato, pode dar problemas de convergência e vc perder mais tempo do que com ensaios.
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
13 Jun 2016 07:28
por KrafT
Em tempo: 1000uF/A é coisa de filtro do secundário de fonte com transformador 60Hz. Para o primário de uma fonte chaveada um bom começo é 100uF para cada 50W da fonte. Depois é ensaiar para ver se o conjunto atende às exigências da carga, frente às variações da tensão da entrada e de corrente da própria carga.
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
13 Jun 2016 08:12
por brasilma
Outra dica interessante, é dividir o valor total da capacitância entre alguns capacitores, baixando assim o valor da sua resistência interna.
Evita aquecimento e explosões!!!
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 07:57
por bruxo
Tenho sistema compensador pico corrente partida dos capacitores.
Se colocar capacitores a mais tem algum efeito colateral?
Quanto mais capacitores melhor ripple?
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 08:03
por KrafT
Quanto maior o capacitor de entrada, maior o stress nos diodos retificadores a casa ciclo da senoide. Sem contar nos problemas com fator de potência e distorção harmônica... Vais usar pré regulador PFC?
Mesmo que vc use um circuito ou NTC para diminuir o inrush no ligar a fonte, isso não evita o efeito sobre os diodos. Se a fonte for muito potente, o PFC é meio obrigatório.
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 08:30
por andre_luis
Existem formulas/gráficos comumente utilizados para determinação dos capacitores de retificação.
Geralmente consideram apenas a corrente na saída, mas não a corrente de pico :
No seu caso, tendo em vista as tensões utilizadas, recomendo fortemente considerar um circuito de soft-start, pra reduzir o escresse, tanto no diodo, como no capacitor.
Full-wave rectifier ripple voltage.PNG
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 16:59
por bruxo
Quanto aos mosfet topologia full-Bridge,quanto mais filtro melhor?
Ou a stress por conta disso também?
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 18:56
por andre_luis
Na verdade, a função de "filtragem" propriamente dita não será realizada pelos eletroliticos, mas sim pelos ceramicos. Além desses capacitores de alto valor que voce vai calcular em função do Ripple, terá também de distribuir geometricamente capacitores ceramicos de 100nF por exemplo, ao longo do barramento de alta tensão, e obviamente proximo aos mosfets. Nao custa lembrar que terá de também adicionar snubbers em cada mosfet para reduzir spikes.
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
14 Jun 2016 19:28
por KrafT
bruxo escreveu:Quanto aos mosfet topologia full-Bridge,quanto mais filtro melhor?
Ou a stress por conta disso também?
Sim, a princípio, quanto mais filtro melhor. Problema: Custo e espaço... Você terá que usar o filtro que seja suficiente para a aplicação.
Sim, filtros estressam componentes ativos: Capacitores (estressam os componentes ativos) por corrente e indutores (estressam os componentes ativos) por tensão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bruxo, só tem uma regra que você deve seguir: O circuito deve ser o menor possível (em custo, volume e número de componentes) mas que ainda atenda a tua aplicação. Se você não tiver esse critério, esse tópico vai pode se estender ao infinito e você não terá uma resposta conclusiva.
Re: Capacitor Retificação Fonte chaveada

Enviado:
15 Jun 2016 07:53
por bruxo
Com ajuda dos (SR:) NOBRES COLEGAS deste fórum consegui fazer projeto funcionar já algumas semanas.
Estou agora em busca de aperfeiçoamento do projeto.
Quanto tamanho e custo do projeto não tem importância,o importante que fique bom para tal aplicação.