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PWM E MOTOR AC.

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 08:23
por fabim
Amigos.
Sera que alguem poderia me dar uma breve explicação de como é o controle PWM de um motor AC em Fnom de 60hz, pode ser um bifilar mesmo.

To Kinem cachorro de mudança.


Abraços Fabim

Re: PWM E MOTOR AC.

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 08:55
por andre_luis
Creio que isso deve ser feito com uma dupla conversao : AC/DC(retificador) e DC/AC(inversor), sendo que o controle PWM seria para a etapa de retificação, responsável pela amplitude da senoide ( pelo menos é como eu faria ).

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Re: PWM E MOTOR AC.

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 09:12
por fabim
andre_teprom escreveu:Creio que isso deve ser feito com uma dupla conversao : AC/DC(retificador) e DC/AC(inversor), sendo que o controle PWM seria para a etapa de retificação, responsável pela amplitude da senoide ( pelo menos é como eu faria ).

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á sim.. isso eu entendi... Tipo eu montei um retificador tipo ponte trifasica, coloquei um CAP. Tensão resultante foi de 320V, como um amigo aqui do forum disse eu tenho que controlar a tensão.
Intão eu peguei alguns mos, indutores e um mc38063, e mantive a saida de tensão em 223V, constantes .. ele guentou regular até +/- 15A.

Aí entra o brabo da coisa. usar o IGBT como me aconselharam. Tá...

Cúma que funciona a modulação PWM para o motor..?

A F fundamental do pwm que eu vou gerar é de 60HZ?
se por acaso o motor for sei lá bifasico 220V..
Sei que as senoides na saida estão 120° entre si.
O controle PWM se da como ?......

Isso é o cruel.

Abraços

Fabim

Re: PWM E MOTOR AC.

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 10:37
por andre_luis
Existem outros detalhes, mas que sao para uma proxima faze, que é o fator de potencia de saida.

Quando se trata de gerar AC para tracionar motor, costuma-se calcular os componentes reativos ( C e L ) de modo que a corrente na saida seja triangular, proporcional a tensao ( o macete, é que a corrente 'zere' no final de cada pulso PWM ).

+++

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 10:48
por fabim
andre.
Basicamente...
Eu gostaria de ter uma explanação simplificada sobre a modulação PWM do sistema de modulação.. Detalhes como o que disse são aprendidos durante a execução do circuito teste..
o que eu gostaria mesmo é de simplesmente entender como a carroça anda..

Abraços

Fabim

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 11:10
por andre_luis
Como assim, tipo teoria ?
Acho q eu nao teria tempo de explicar tudo claramente; mas o 'basicão' é o
seguinte: A tensao no indutor é dada pela formula :
VL=L.( dIL/dt )

A carga da saida é quem dá a velocidade de carga do indutor, entao praticamente Iout=IL.

Quando o elemento de comutacao ( FET ou BJT ) interrompe a conducao, a carga do indutor passa para o capacitor em paralelo com a saida, VL = Vc

Entao, dependendo do valor da carga, eu teria de 'ajustar' o tempo de conducao do elemento de chaveamento.

De modo análogo, se eu manter uma carga Fixa na saida, e pretender variar a tensao ( como no inversor ), eu deveria 'ajustar' o tempo de conducao na saida, que como mencionei antes, é proporcional à uma tabela de senoide.

Cara, mais que isso, sugiro que busque em livros ou na web, ok ?

+++

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 13:42
por fabim
tics tics tics.rsrs..
""Teoria..""

é tudo que não envolva isso ....

seguinte: A tensao no indutor é dada pela formula :
VL=L.( dIL/dt )

A carga da saida é quem dá a velocidade de carga do indutor, entao praticamente Iout=IL.

Quando o elemento de comutacao ( FET ou BJT ) interrompe a conducao, a carga do indutor passa para o capacitor em paralelo com a saida, VL = Vc

Entao, dependendo do valor da carga, eu teria de 'ajustar' o tempo de conducao do elemento de chaveamento.

.. Eu estou procurando algo mais primitivo mesmo..
Eu imagino o seguinde observando uma senoide no oscilo.. em 60HZ.
o ciclo positivo tem 8.3mS +/-.. usando o raciocinio dos -3DB..
passou do zero eu disparo um PWM em frequencia X.. começo com o step a 1% e vou aumentando até 99% mantenho por X tempo depois vou diminuindo novamente..

Acho que é desta forma sei lá... Por isso minha dúvida..

MensagemEnviado: 08 Mar 2007 13:57
por andre_luis
Olha, eu nao entendo muito de motores AC, mas creio que quando voce controla uma "caixa preta" - como eu já fiz com lavadora e compressor de frigorífico - agregado a esse motor, o fabricante já calcula os filtros capatitivos para a frequencia de 60Hz.

Então, se voce fizer algo diferente disso, como a onda trapezoidal que voce mencionou, voce estará gerando harmônicos que provavelmente não serão filtrados com a mesma eficiencia que a fundamental, da rede.

Por isso, sugiro fortemente, que voce utilize o formato senoidal para a saída.
Não há complicacao alguma, apenas pegar os valores de uma tabela e jogar na largura da temporizacao do PWM.

+++

MensagemEnviado: 09 Mar 2007 11:22
por Nakai
A frequência do PWM é constante e depende da frequência do sinal que se deseja modular, no seu caso 60 Hz. Então vamos cortar um período da senóide em 24 partes por exemplo ou seja a cada 15 graus vamos ter uma amostra da senóide. Então a frequência do seu PWM será 24x60 = 1,44 kHz, veja qual o valor da senóide a cada 15 graus então faça uma tabela com os Ton(tempo em que o transistor fica em condução) necessários para produza a voltagem desejada. No caso monofásico o hardware é composto de dois braços de transistores com o motor no meio. Desta forma vc deve fazer o chaveamento cruzado, no semi-ciclo positivo vc chaveia Q1 e Q3 e no semi-ciclo negativo Q2 e Q4. Pra trifásico o raciocínio é o mesmo.

MensagemEnviado: 09 Mar 2007 11:48
por EDSONCAN
Nao quero complicar a cabeça de ninguem, mas tem drives que mudam a frequencia do motor(60Hz) para conseguir maior velocidade e torque.
Tem muitos conceitos envolvindos, tais como:
- escorregamento;
- z do motor;
- softstart;
- etc;


Na minha opinião se vc quiser fazer algo mais detalhado tem que estudar a construcao de um motor AC e a construção de drives.
Se nao sua solução ta otima - PWM 60Hz 26 pontos - gerencia a passagem por zero da corrente antes do disparo.

SDS
Edson

MensagemEnviado: 09 Mar 2007 12:16
por proex
Gerenciar a passagem por zero da corrente antes do disparo?

Como isso é feito?

Se a corrente baixar, vamo ter um sinal menor na entrada do sensor de passagem por zero. Será que ele irá captar?

MensagemEnviado: 09 Mar 2007 12:57
por EDSONCAN
Depende de como vc construiu ele.
Uma boa dica e um retificador de onda completa com operacional.
SDS
Edson

Re: PWM E MOTOR AC.

MensagemEnviado: 09 Mar 2007 15:12
por Nakai
fabim escreveu:
Aí entra o brabo da coisa. usar o IGBT como me aconselharam. Tá...

Cúma que funciona a modulação PWM para o motor..?

A F fundamental do pwm que eu vou gerar é de 60HZ?
se por acaso o motor for sei lá bifasico 220V..
Sei que as senoides na saida estão 120° entre si.
O controle PWM se da como ?......

Isso é o cruel.

Abraços

Fabim


Meus comentários são puramente teóricos pois não implementei nada na prática mas motor bifásico acho meio difícil de se encontrar, já ouvi falar em quadrifásico mas era um motor de fluxo transversal. Mesmo assim a regra para defasagem das senóides é 2*pi/n onde n é o número de fases ou seja bifásico as senóides estão 180 graus defasadas.

MensagemEnviado: 13 Mar 2007 10:25
por fabim
oba beleza NAKAI.

Bom ou vc esta errado sobre os 180°..
ou 'Pi/n", e a defasagem de 120° * 3 = 360°, que o osciloscopio mostra esta errado.

Para o inversor de frequencia simplizim aí sim os 180° graus, para um motor F+N tambem, mais para um motor 220V,F/F. A defasagem é dos marditos 120°..

Fiz um retificador para 10A, coloquei 1mF, fiz um down converter para 225VDC, usando um mc34063 e mais um punhado de mos.

Estou apanhando feito vaca na orta, para entender o funcionamento do pwm,"estou usando mosfet'.

Alguem teria uma sujestão de um site que explica como a carroça anda.?

Abraços

Fabim

MensagemEnviado: 13 Mar 2007 12:04
por MOR_AL
Bom. Vamos por partes.

Controle de motor AC trifásico.

1 – Um motor trifásico é construído para funcionar com uma tensão e uma frequência. Isso vai determinar sua potência e sua velocidade de rotação. As três fases da tensão estão defasadas de 120 graus elétricos (baseado na defasagem encontrada na rede elétrica).
2 – Para alterarmos a velocidade, deveremos alterar a frequência da tensão AC de alimentação, porém, mantendo-se a defasagem de 120 graus entre as fases.
3 – É comum também alterarmos a tensão de alimentação.
4 – Um dos métodos para se fazer isso é utilizando-se uma modulação PWM em cada uma das três fases.
5 – Uma das maneiras de se implementar é retificar a rede com tiristores, com ajuste do ângulo de condução. Com isso pode-se obter uma gama de tensões CC. Deve-se observar que, quanto menor a tensão CC obtida, maior será o ripple e maior deverá ser o capacitor da fonte. Outra maneira de se obter uma tensão CC com mais controle da tensão e do ripple, é fazendo a retificação trifásica com diodos e introduzir um conversor CC – CC para a nova tensão. Isso aumenta o circuito e o custo do projeto, pois o conversor deverá ter a potência entregue ao motor.
6 – Após conseguida a tensão CC com o valor desejado, que pode ser controlado em função da frequência aplicada ao motor, deve-se projetar um circuito PWM para cada fase do motor. A finalidade do PWM é de gerar uma forma de onda qualquer (no nosso caso senoidal), com potência necessária, partindo-se de uma tensão CC. Utiliza-se uma onda triangular em uma frequência mais alta que a frequência da onda que se deseja gerar. Por meio de um circuito comparador (por exemplo) aplica-se a onda triangular em uma entrada e a outra onda (que se deseja), na outra entrada. Na saída do comparador haverá o sinal PWM PARA UMA FASE ou UMA ENTRE-FASES. Para as três fases, deve-se gerar o sinal PWM defasado de 120 graus. Certamente há uma relação entre a frequência do sinal senoidal, o sinal defasado de 120 graus e a geração de harmônicos. O número de períodos existente no sinal PWM, para cada período da frequência aplicada ao motor, é importante. Com muitos períodos, a distorção harmônica tende a diminuir, porém a perda no ferro do motor aumenta, com poucos períodos a distorção harmônica tende a aumentar, porém as perdas são reduzidas. Há projetos em que a forma de onda aplicada ao motor é uma onda com um único pulso para o ciclo positivo e outro para o ciclo negativo da senóide. As transições acontecem em 30, 150, 210 e 330 graus. Nesse caso são necessárias duas fontes simétricas. Em frequências abaixo de 60 ciclos por segundo, o motor vibra muito.

Obviamente, estas são pinceladas gerais. Um projeto completo envolve muito mais detalhes.
Outra forma de acionamento de motores AC é por meio de inversores. Neste tipo de acionamento a tensão alternada da rede é transformada diretamente para a tensão alternada que se deseja. Se o projeto com PWM é um pouco difícil, o com inversor é muito mais. Existem livros (só achei em inglês) que tratam do assunto. Um site que apresenta alguma coisa é o seguinte:

http://www.ab.com/drives/techpapers/PWMDrives01.pdf

Mais uma informação. Mesmo que se monte um “circuito pronto” são necessários diversos instrumentos (osciloscópio, ponta de corrente etc.) para que se verifique o que está acontecendo nas comutações. Qualquer detalhe é imprescindível que se saiba o que está acontecendo para que possa ser corrigido.

Se o motor for monofásico (110VCA), ou bifásico (220VCA), as mesmas regras se aplicam, porém há somente um PWM. Se o motor for de pequena potência, tipo motor ac de ventiladores de teto, com capacitor, já existem os circuitos prontos.

MOR_AL