LEDs INDIC. DE CORRENTE P/ CARRO = 10 - 20 - 30 AMPERES (AJU

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

LEDs INDIC. DE CORRENTE P/ CARRO = 10 - 20 - 30 AMPERES (AJU

Mensagempor net_hw » 27 Mar 2007 17:32

Ola pessoal preciso de ajuda na elaboração do seguinte dispositivo
preciso construir um dispositivo que ligado a uma bateria de 12VDC e a um carga
indique através de 3 LEDs a corrente 10 - 20 ou 30 Amp. minha idéia séria usar um LM324 onde 3 AMPOPs ligados com todas as entradas não inversoras a uma tensão de referencia de ~2V e as entradas inversoras a um divisor resistivo um dos extremos desse divisor ira ao GND essa é uma clássica configuração tipo BARGRAPH o outro extremo vai na saída do QUARTO AMPOP QUE teria a entrada inversora ligada a um divisor resistivo com 2 resistores um ligado a VCC e outro a GND
a entrada não inversora deste seria ligada a um resistor de valor muito reduzido talvez até um fio em forma de espiras que seria ligado em serie com a carga; não estou certo se esse aparato vai funcionar preciso de ajuda e sugestões para dimensionar as varias malhas resistivas que fazem parte do circuito

desde já muito obrigado pela ajuda
[]’s
hw
net_hw
Bit

Mensagempor phophollety » 27 Mar 2007 19:01

Você poderia usar um shunt + um operacional para amplificar o sinal, depois com 3 comparadores de tensão, fazer uma malha resistiva com 3 pots para comparar os valores.. conforme a tensão do shunt altera os leds também..
Primeiro crie um voltímetro com 3 leds, depois adeque a carga..

Pensemos... se utilizar um shunt de 0,01R ao passar 10 A => 10 *0,01 terá 100mV, se amplificar isso 10 vezes, terá 1V em 10A, 2V em 20A e 3V em 30A, logo coloque o primeiro comparador para Vin > 1V, o segundo para Vin >2V e o terceiro para Vin > 3V.

Se usar uma tensão de 5V para os pots, pode por pot5s de 5K sem problemas e o ajuste fica i, depois pode substituir por resistores fixos para cortar no custo.

A montagem da malha em série ou paralelo fica a seu critério, como são apenas 3 escalas e não exige uma precisão grande, em paralelo fica mais fácil e é possível ajustar cada escala mais facilmente.

Ajudou?!

Bom.. qualquer coisa estamos aiiii
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos