Me ajudem a fazer um simples carregador de baterias??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Me ajudem a fazer um simples carregador de baterias??

Mensagempor Haroldo Coelho » 24 Mai 2007 22:06

Peguei um carregador de bat de 24 V pra consertar. Mas está complicado.

Uma placa eletronica com um monte de CI's e transistores deve estar avariada. Ela ainda tem diversos potenciometros multivoltas??? Coisa complicada.

O que está bom é o baita transformador: Saída 24 V com center taps e os dois SCR's para 40 A.

Será que posso fazer assim:

1 - Fornecer 10% de corrente para a carga nominal da bateria.
Ex: a)bateria de 60 A/h, forneço uma fonte de 6A constante.

b)Bateria de 40 A/h, forneço uma corrente conatante de 4 A.

Construção de um circuito de corrente constante???

Posso fazer tipo um dimer, um um Transitor uni-junção e fico chaveando fixamente os dois SCR's, de formas que a corrente gerada seja de por exemplo 6 Ampéres, independente da carga???

Construção do circuito automático???

Posso fazer um comparador de tensão, de formas que quando a Voltagem da bateria for menor que 23 V, desatraca um relê, e quando V bateria for maior ou igual a 25 VCC atraca este relê.

Este relê conecta e desconecta o primário do transformador da rede de 220VCA.

Gostaria de outras idéias..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fabim » 25 Mai 2007 08:44

hehe. bom dia haroldo.

Bom
basicamente.

O carregador de baterias seja que tipo for, consiste eim.

Fonte DC, com tensão superior a bateria que queira carregar.
controlador de corrente continua "corrente no caso Amperagem".

independente da tensão atual que a bateria que esta sendo carrega esteja apresentando atravez de um resistor shunt vc vai saber qual corrente esta sendo aplicada sobre a bateria, desta forma vc mantem a corrente sempre constante EX:4A. quando a tensão da bateria estiver( por exemplo as de 12V) = 13,8V vc desliga o circuito que esta injetando a corrente.

Fabim
fabim
Dword

Re: Me ajudem a fazer um simples carregador de baterias??

Mensagempor andre_luis » 25 Mai 2007 09:45

Haroldo Coelho escreveu: Construção de um circuito de corrente constante???

Talvez o melhor a fazer seja uma fonte de tensao constante, limitado pela corrente, a exemplo das fontes de bancada de laboratório.

Outro detalhe, é a tensao de carga/operacao/flutuaçao. Dependendo do nível de carga da sua bateria, será prudente voce variar a tensao máxima. O usual é 13,2v, 13,8v e 14,4v. Isso serve para preservar a vida útil da bateria, não forçando carga na bateria além da necessária. Talvez por isso voce tenha visto tantos componentes na placa.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Mai 2007 15:30

Também pode ter visto o circuito de carga pulsante, baterias de chumbo devem ser carregadas com meia onda senoidal para terem melhor rendimento de carga, talvez seja por este motivo que há tiristores, para controlar isto
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fabim » 25 Mai 2007 15:54

nadegas.

se este trafo for de 12 + 12 ou 24 + 24 .. os tiristores estão servindo como retificador pra alta corrente.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor phophollety » 25 Mai 2007 18:12

Sim, podem e realmente devem, mas também podem estar sendo usados para controlar a tensão/corrente sobre a bateria, perfeitamente possível, pq usar um SCR apenas como um diodo sendo que não vai utilizá-lo para controlar nada (um simples retificador) que vantagem tem?!

Mesmo sem ver o esquema ainda acho que usam os SCRs não só para retificar como para controlar a carga
Editado pela última vez por phophollety em 25 Mai 2007 18:15, em um total de 1 vez.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 25 Mai 2007 18:13

Acho que vou simplificar:
Entra no site da national e procura o LM317, tem um aplicacao de carregador de bateria que usa 3 resistores e flutua qdo atinge a tensao da bateria.
A maioria dos fabricante de nobreak usa esse circuito.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor phophollety » 25 Mai 2007 18:18

Já vi esse tipo de configuração para carregar células de Ni-Mh e Ni-Cd com corrente constante, simples e muito funcional, mas para carregar baterias de chumbo ainda prego que tem que ser com dc pulsante ("senoidal").
phophollety
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 25 Mai 2007 18:38

Phophollety

Ok entao nao usa, mas a maioria dos nobreaks e alarmes usam esse circuito.
O unico que conheco que usa um circuito de pulso e a SMS.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Haroldo Coelho » 25 Mai 2007 20:59

Galera, alguns colegas estão falando de 13 V; 13,8 V, mas o carregador que foi colocado em questão é para bateria de 24 VCC.

O carregador em questão tem 4 LEDS que dizem: ON;CARREGANDO, FLUTUANDO e BLOQUEADO.

No meu problema, o LED de bloqueado está aceso.

PRIMEIRA ANOMALIA ENCONTRADA:Só hoje medí o Trafo, tem center taps e está dando apenas 17 VCA entre os extremos e o center taps. E entre os dois extremos está dando, claro, 34 VCA.

OUTRA ANOMALIA ENCONTRADA: A placa trabalha com alimentação de 12 VCC, visto que tem um LM7812, mas só está dando 8 VCC na saída do regulador de 12 VCC(LM7812). Medí a tensão no pino de entrada deste CI e está com 20 VCC??? Estranho que não está conseguindo uma saída de 12 VCC com 20 VCC de entrada, não acham?

A alimentação para esta placa de controle vem de dentro do transformador, tres fios finos, que devem ser 24 VCA para alimentar o 7812.

Será que o trafo está bixado??? Acho que pra carregar uma bateria de 24 VCC teria que ter pelo menos uns 24 VCA, não?

Estava a fim de devolver isso mas acho que vou ralar mais nem que seja pra aprender um pouco sobre carregador.... Sei lá...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 25 Mai 2007 22:52

Antes de mais anda, o que significa esse bloqueado? CURTO?!?!

Até ai a tensão do seu trafo estar maior que a normal sem carga é normal.

Mas esse 7812 só com 8V está muito estranho, ele esquenta? Se sim, tem alguém drenando muita corrente dele e arriando o circuito, veja se tem alguém esquenanto junto, se todo mundo estiver frio, esse carinha está bixado, substitua, mas antes de ligar os 12V no circuito novamente meça para ver se sai 12V bonitinho. E nada dessa de 24VCA na entrada do 7812, tem que ser 24VCC e mesmo se for 24VCC para dar queda para 12V é muita coisa, ideal é entrar com 15VCC, se não mesom com uma corrente baixa já esquenta bastante o regulador.

Não acho que este trafo esteja bixado, mesmo pq para bixar um trafo é difícil, ainda mais esses de alta corrente, só se fritaram-o no 220V ou deixaram a sua saida em curto (sem proteção alguma) creio que o problema não seja do trafo...

Que tal postar uma foto do brinquedo, ai dá para ter uma noção melhor do que falar
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Mai 2007 01:02

Vou ver se tiro fotos do bicho amanhã pra colocar aqui.

A pergunta que não quer calar é:

1 - Pode um carregador de baterias de 24 VCC apresentar somente 17 VCA no secundário do transformador???

Quanto ao LED que insiste em acender BLOQUEADO, não sei o que quer dizer isso.

Mas também, a placa que tem que ser alimentada com 12 VCC só está com 8 VCC. Tenho que primeiro normalizar essa alimentação pra ver o que acontece.( O CI LM7812 não está esquentando não)
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor J.lius » 26 Mai 2007 05:30

Qual a marca e modelo deste carregador?

Se e um carregado de 24VCC, e um carregador de baterias de empilhadeiras?
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor phophollety » 26 Mai 2007 09:22

Não deveria, pq se a bateria é de 24V tem que ser carregada com pelo menos 26VCC e o máximo que esse trafo de 17V teoricamente vai dar é 17 * 2^1/2 (raiz de dois) que é igual a 24,041630V, ou seja, a menos que ele faça uma jogada de primeiro comutar uma tensão baixa para o caso de um bat descarregada e depois comutar para a tensão normal (o que eu simplesmente duvido) tem pau ai, bom, eu não suspeitava do trafo, agora passo a suspeitar...

Como esse trafo é? 110+110 por 17 + 17, não é? Então ele tem que dar 34V no mínimo (e 48V no máximo de pico) na saída, ai dá para regular e carregar a bat com 27,8 que é a tensão correta.

(hum, dica meio estranha, ligou o trafo de maneira correta? As vezes nos enganamos e ligamos um trafo 230 em 110VAC)
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 26 Mai 2007 14:25

galera, primeiramente liguei o trafo em 127 VCA e deu uns 8 VCA no secundário. epois ví uma pequena plaqueta indicando que o carregador era para 220 VCA e aí então liguei em 220 VCA e está me dando só 17+17 VCA.

Estou pensando.... Será que o cliente, que nem sei quem é, está querendo usar este carregador que é pra BAT de 12 V mas está querendo carregar bateria de 24 VCC.

Acho que não. Agora que me lembro. Este carregador já foi reparadp agumas vezes por uma firma daqui do Rio, mas que agora, sobrou na minha mão poque este carregador vive dando defeito e voltando nesta firma pra ser reparado. Aí o dono do carregador mandou pra uma firma de um parceiro que faz enrolamento de motor, e este parceiro repassou pra mim, dizendo que o TRAFO está bom, e que o problema é só de eletronica.

É um carregador, se não me engano, utilizado durante a noite pra carregar umas baterias utilizadas num elevador de carro???

So segunda pra mais detalhes..

Vou colocar as fotos do aparelho pra "enfeitar"" o pavão.
Haroldo Coelho
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos