Gerador de Ruído Impulsivo

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Gerador de Ruído Impulsivo

Mensagempor tchelo1984 » 28 Mai 2007 21:16

Oi gente, gostaria de saber se alguém conhece algum esquema elétrico de um gerador de Ruído Impulsivo seja ele grande ou pequeno, para eu poder montar. Procurei e achei apenas o rosa e o branco. Se alguém souber de algo me avise por favor.

Valeu
tchelo1984
Bit

Re: Gerador de Ruído Impulsivo

Mensagempor andre_luis » 29 Mai 2007 09:59

Para qual finalidade ? Voce pode arrancar o transformador do acendedor eletrico do fogão para gerar centelhas, alimentado por 110v.

Eu já testei o travamento de uma placa com o acendedor de mão. E podes crer, aquilo gera um baita ruido. Chega a queimar CI.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Mai 2007 18:05

Olá tchelo1984.

Teoricamente falando, um gerador de ruído impulsivo produz um único pulso, com amplitude (tensão ou corrente) infinita e período nulo. Isso quer dizer que este ruído contém TODAS AS FREQUÊNCIAS, EM FASE e COM A MESMA AMPLITUDE. A área interna a este impulso é UNITÁRIA.

Praticamente é impossível se obter estas condições. O que você pode tentar é se aproximar destas características.

Na verdade eu estou curioso. Qual seria a sua aplicação?

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor barboza » 29 Mai 2007 21:08

Usamos estes acendedores de fogão no nosso laboratorio como um dos itens para valdiar layout.
Os projetos devem funcionar sobre um caras desses, ou com cabos (se for o caso) enrolados juntos com a alimentação dele.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

a

Mensagempor RobL » 29 Mai 2007 23:02

São os geradores de impulsos para certificação a fim de atender a determinadas normas.
São construídos por uma fonte de alimentação em torno de 5KV e carregam um capacitor que dependerá da norma que você quer cumprir. Circuito para tempo de carga e descarga. O duro é controlar 5KV. Gerar é até simples, com dobradores de tensão.

Use uma lâmpada fluorescente convencional (não eletrônico) de 40W bem junto ao PCB. A cada partida é um bom campo eletromagnético gerado por puro plasma. Vai irradiar um largo espectro e com energia suficiente para testar seu circuito. Deve atender a faixa das mais rigorosas normas para ruídos irradiados.
Se não ressetar está quase bom!!!
RobL
Dword

Mensagempor Viktor » 30 Mai 2007 07:28

Praticamente é impossível se obter estas condições. O que você pode tentar é se aproximar destas características.

Elimina o PRATICAMENTE
Viktor
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Jun 2007 12:24

Olá Viktor.

Não posso eliminar o "Praticamente", pois teoricamente "TUDO É POSSÍVEL". Hehe! :D

Na verdade já construí dois geradores de ruído deste tipo, um "portátil" e outro "standard", mas isso foi há cerca de 20 anos. Os testes eram realizados em uma gaiola de Faraday". O que eu me lembro é que havia uma norma BEAMA (?), não tenho mais certeza quanto a tensão, (o RobL tem razão). Havia un tempo de subida (acho que era de 50us) e um tempo de descida (esse eu não me lembro mais). Uma certa energia era armazenada em um banco de capacitores e descarregada ... Vou procurar na internet e, se achar, te respondo.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 01 Jun 2007 12:47

Algumas cercas eletricas funcionam assim,

Um oscilador Hartley que gera de 12V para 300V, armazena em um capacitor e descarrega sobre uma bobina de alta tensao.

A da SEP e assim, talvez voce possa usar uma no seu projeto, eles tem um para colocao externa que tem somente a parte de alta tensao, que chega a uns 9KV.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 01 Jun 2007 15:27

o gerador consiste em 3 partes.

1°= gerator de AT
2°= armazenador
3°= comonente de tempo

2 formas de ligação possiveis conforme projeto.
1° chave de ignição entre armazenador e componente de tempo
2° chave de ignição tipo spargap entre a saida do componente a ser testado com relação a terra.

É usual um shunt para averiguação de condução de corrente no momento a atuação ou fazamento de corrente do componente a ser testado..

Ou muito mais simples se for apenas para testes de isolação de 1KV@DC.

Um simples gerador de AT 1KV DC @ 1mA constante usando alguns componentes..

quanto a ruido cor de rosa.rsrs
O pessoal confunde o tempo de duração do ruido com comprimento de onda de cores, desta forma fazem uma comparação por os 2 comprimentos serem praticamente iguais.

em Datasheet´s de Varistores, centelhadores, tranzorb´s, é comum achar esquemas perfeitos com valores de resistores e capacitores.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Jun 2007 18:54

Neste "site" tem alguma coisa na página 30.

http://www.pwm.pe.kr/EMIcontrol.pdf

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos