por phophollety » 15 Jul 2007 01:00
Não tem mais o que enxugar ai.. não precisa por passagem por zero, o própiro moc já faz isso para você (ele é um opto diac, ele dispara já), não tem mais nada o que implemetnar, só jogar tensão no moc que ele vai disparar o SCR e prontinho.. sem pentelhações...
O que você deve fazer é um filtro pois está com carga indutiva, e carga indutiva pode destruir o seu SCR fácil fácil. então dê atenção a isso!!!
Bom. então.. o que vocÊ quer fazer é eliminar a isolação galvânica e usar o sincronismo com a porta.. bom.. mesmo assim não precisa do sincronismo com a passagem, pq você vai simplesmente usar como uma chave simples (um rele de estado sólido), então se quiser eliminar o moc não precisa se preocupar em disparar no momento certo, só jogar um sinal dc e pronto...
Entretanto.. como a bobina é AC e trabalhar com o mesmo potencial AC X DC, não é lá muito seguro, a menos que projete muito bem, pois é ac..., e isso complica, se fosse pelo menos Meia onda, facilitaria muito.. eu acho que não vale a pena... e outra.. reduzier de 24 * raiz de 2 para 5V com um unico regulador série não é nada recomendável, a tensão máxima que é saudável jogar num regulador série 7XXX é o dobro da sua tensão de saida.. ou seja.. o máximo que se joga em um regulador 7805 é 10V..., pois lembre-se que neste caso o regulador baixa de 33,84 para 5V ou seja... 28,84V de queda, se você drenar 200mA do circuito, o que não é muito vai ter 5,768W só de calor, considerando que ele dá 5V e 1A, logo 5w você só com a queda de tensão já estourou o limite de potência...
Sugestão, mantenha os mocs, coloque um segundo trafo de 3+3 V / 300mA, vai ter 8,41 depois de retificado. ou seja, 5V tranquilos...
E mantenha os mocs, é mais seguro! Pode tentar trafo de pulso, mais ai vai precisar de sincronismo.... e não vai valer a pena por causa do custo..
Tirar os mocs e ligar diretamente é possível, mas acontecer de em algum defeito da ponte retificador a corrente fluir pelo circuito de controle..., ou seja.. vai sacrificar quem não precisa...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.