Disjuntor eletronico

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Disjuntor eletronico

Mensagempor Nightcrawler » 27 Out 2006 16:09

Aqui na empresa temos uma bancada de teste de motores, das mais diversas potencias, desde 0,75CV até 20CV. Todos sabem, que para cada motor deve ter um fusivel, disjuntor-motor ou outra proteção contra sobrecarga e curto circuito. Dessa forma deveriamos ter varios equipamentos de proteção, para atender todas as potencias. Eu pensei em fazer uma só e no caso da proteção usar um disjuntor eletronico, isto é, um mcu, para ajusta a faixa de corrente do motor, e uma contatora para acionar e desacionar a carga.
Usaria um TC para cada fase para medir a corrente.
Será q funciona? Alguém já fez algo pareçido?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor zielpunkt » 27 Out 2006 16:48

Oh, Nightcrawler. Já fiz um dispositivo semelhante pra uma unica fase e funcionou bem. Parti de um transformador de corrente, tipo 10:1 e controle de amplitude na saida para o circuito (ajuste fino, com um A.O. como retificador de precisão e buffer para o MCU).
Dai, meço a tensão e tomo as providencias. Tinha display LCD e tal. O setup da atuação em função da corrente e delays ficou bem prático, com um menu acionado por apenas dois botões. Acho que no seu caso, só tem que avaliar corrente de surto e alguns outros parâmetros (tempo de resposta, etc) relacionados ao tipo de carga que vai monitorar.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 27 Out 2006 22:18

zielpunkt, a idéia é fazer isso que vc mencionou, só q nas 3 fases. Como ficou o tempo de resposta do teu circuito? Vc tem o circuito desse A.O. funcionando como retificador de precisão, ou indica algum site para me basear, além do google?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 27 Out 2006 23:31

Encontrei uns sensores da allegro, q medem corrente ( http://www.allegromicro.com/hall/currentsensor.asp ), o que me ajudaria muito, mas ainda não consegui cobri qual o modelo que mede CA. Pareçe q todos mede apenas CC.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor zielpunkt » 28 Out 2006 08:53

Bem, esse foi o circuito retificador de precisão que utilizei. Essa configuração corrige a queda na junção do diodo, a linearidade é aceitável e tem ganho=1. A entrada é até 2Vef. e a saida é onda completa e vc deve providenciar a filtragem do AC conforme a sua necessidade (valor do capacitor). Se a amplitude não atender, adicione um estágio amplificador a mais no circuito, com o ganho necessário. Nesse caso, filtre após esse estágio. Osciloscópio ajuda na compreensão do funcionamento. Os resistores devem ser de 1% metal film. A fonte é simetrica entre +-9 a +-12. Estabilize, filtre e desacople bem essa fonte. Alguns cuidados no desenho da placa, principalmente na entrada do circuito, devem ser observados.

O circuito funciona bem, tem baixo custo e vc não fica dependendo de importação. A resposta certamente é muito superior aos meios que vc utiliza atualmente (fusível, disjuntor). Acho que vale considerar essa solução.

Imagem
Espero ter ajudado.
Té+.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor eletroinf » 28 Out 2006 12:02

zielpunkt, será que tu poderia nos detalhar um pouco o transformador de corrente ? Que núcleo utilizou, com essa formatação 10:1 dá quantos V/Ampere na saída... ?
eletroinf
Word

Mensagempor Nightcrawler » 28 Out 2006 12:34

Acho que no secundario do TC pode-se colocar um resistor de baixo valor, tipo 0,1R e com o retificador do zielpunkt, retificar, condicionar e aplicar o sinal ao mcu...

edit: O valor baixo de resistor de carga seria para usar com TC's padrões, do tipo 100A:5A, 500:5A.
Se for fazer o TC, dai a história é outra......
Editado pela última vez por Nightcrawler em 28 Out 2006 15:44, em um total de 1 vez.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor zielpunkt » 28 Out 2006 15:11

Eu errei no meu post. O trafo na verdade é de 1:10 ou outra relação que vc precisar, mas sempre no sentido de oferecer ganho na saida. Poucas espiras (1, 2, 3,..)de fio de bitola compatível com a corrente a ser medida, no primário. No secundário, fio esmaltado fino (0,2mm deve servir). Pendura uma carga, vai enrolando e ensaiando a melhor relação entre o que quer medir e o que vai precisar no secundário. O resistor Rload é carga do secundário (no meu caso, utilizei 10K) e deve ter o valor ajustado conforme o resultado que vc necessita. Cálculos? Não fiz. Fui ensaiando até conseguir o melhor resultado. Não é nada complicado.

Imagem

>Núcleo toroidal e fios vc encontra a granel na Transformadores Lider (R. Aurora, Sampa)
zielpunkt
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 28 Out 2006 15:46

zielpunkt, esse nucleo é de ferrite? Funciona bem em 60Hz?

Edit: zielpunkt, foi mal. Não olhei a imagem com atenção :oops: :oops:
Editado pela última vez por Nightcrawler em 28 Out 2006 17:57, em um total de 1 vez.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor zielpunkt » 28 Out 2006 16:56

Vc tá falando sério?
zielpunkt
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 28 Out 2006 18:03

Eu tava trocando uma idéia com um amigo sobre o tipo de nucleo a ser usado, vi a imagem que tu tinha colocado, mas não prestei muita atenção. Vou ver se consigo um toróide desses pra fazer uns testes. Sei que tem na Tecnotrafo e na Toroid. Acho que aqueles de fonte de computador tb serve para esse caso.
Estava pensado em implementar um DR tb. Vi alguma coisa na net e pareçe simples de fazer.

Imagem

edit: zielpunkt, vc desenhou o esquema acima? Que programa usou?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2006 07:52

P-cad pro esquema, Corel pro desenho.
zielpunkt
Byte

Voltar para Circuitos Diversos