Redutor de rotação de ventilador trifásico??

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Redutor de rotação de ventilador trifásico??

Mensagempor Haroldo Coelho » 04 Nov 2006 19:03

Estou com um ventilador muito potente. A ventilação é muito forte. É um motor trifásico , 220VCA, acho que 1/2CV.

Preciso reduzir essa rotação, creio que pela metade seria bom.

Alguem tem uma boa idéia para eu fazer um circuitinho.

Não precisa ser um inversor de frequencia pleno, creio eu.

Terei que usar tres TRIACS, sei disso, mas como ficam os comandos destes TRIACS?

Pode ser por exemplo um DIMER destes comuns que vendem por aí. e ao invés de comandar apenas um TRIAC comandaria tres TRIACS.
Haroldo Coelho
Byte

Motor

Mensagempor sandei » 04 Nov 2006 19:40

Você precisará comandar as 3 fases. o uso de Triacs e aplicavél somente para Partida Suave de Motores(soft-Start)você Dispará o Triac por exemplo em 90º na senoiode assim você terá 50 % de Potencia aplicada na carga. Para o seu Caso Acredito que vc deve utilizar Transistores IGBT, os que são Utilizados em Inversores de Frequência a IR possui diversos modelos que equipam inversores WEg.

Fabio Sandei.
sandei
Byte

Mensagempor Kenji » 05 Nov 2006 18:30

só usando o triac não vai, você só vai reduzir a tensão no motor. Mandando 110V 60Hz por exemplo, o motor fica mais fraco porém a velocidade final será a mesma.
O que faz variar a velocidade de um motor de indução trifásico é a frequência. Para metade da velocidade você tem que 'imitar' uma senóide a 30Hz, não esquecendo de reduzir a tensão também, senão o fluxo mag. aumenta, a corrente aumenta, o motor esquenta e no final torra tudo.

Dica: Se tiver tempo e interesse no aprendizado, desenvolva um. Se não tiver tempo ou se for só um motor, melhor comprar um CFW10 da weg, colocar a sua aplicação pra funcionar e estudar o bicho.
Kenji
Bit

Voltar para Circuitos Diversos