Gravação eletroquimica em baixo relevo?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Gravação eletroquimica em baixo relevo?

Mensagempor petgomes » 23 Jan 2008 15:01

Alguem conhece o processo de gravação eletroquimica em baixo relevo em materiais metalicos ? Existe algum circuito para fazer esse processo?

Me parece que um tipo de tensão que é aplicada nos terminais que são ligados normalmente no material onde se quer gravar e o outro terminal parece uma ponta de prova. Algo desse tipo...

Alguem sabe como esse processo funciona?
petgomes
Nibble

Mensagempor HC908 » 23 Jan 2008 21:55

amigo primeiramente vc aplica um esmalte fotografico da coplix , depois com o fotoito do desenho vc expoe ele a luz. Depois da placa revelada ( com agua) vc da um banho de acido cromo e leva para o forno por 10 minutos. Feito isso é so dar varios banho de acido( são não recordo o nome + vc precisa de permição do exercito para poder combrar).Este processo é utilizado em uma empresa grafica aqui onde eu moro.
HC908
Byte

Mensagempor Spock » 24 Jan 2008 08:18

HC908,

Essa empresa, colpix (o nome é esse mesmo ?), você sabe
qual o site da mesma ? Onde posso encontrar informações sobre
esse esmalte fotográfico ?

[]s
Spock
Bit

Mensagempor setyco93 » 24 Jan 2008 09:38

Tem um processo que chama eletroerosão, eu acho que é esse o nome, mas não conheço o processo.
Outra opção seria a quimica, entra em contato com a CPA corantes, eles tem a tinta CP30-PHOTO IMAGIABLE que é usado para gravar imagem em metais por corrosão quimica.

www.cpacorantes.com.br
Sergio

"Algo é só impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário." - Albert Einstein
setyco93
Nibble

Mensagempor petgomes » 24 Jan 2008 12:53

Eu vi em um site que mostrava o processo usando somente um equipamento de eletroerosão, uma solução e uma matriz.

Esse equipamento de eletroerosão que eu queria saber se era possível fazer, pois me parece que é somente uma fonte de tensão ou algo parecido. Eles usam uma solução para a eletroerosão mais não parece algo complicado pois vem em um recipiente plastico normal, sem nenhuma inscrição de perigo.
petgomes
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 26 Jan 2008 14:22

Olá petgomes.

Tive a oportunidade de olhar uma máquina de eletroerosão funcionado.
A fonte de alimentação é regulada por corrente e não por tensão. Pelo menos a que eu vi era assim. Você ajusta a corrente que vai passar pelo circuito e o terminal da máquina se aproxima da peça que você deseja trabalhar. Havia um ajuste automático da distância entre a parte da peça que está sendo coroída e o terminal. Devia ser para manter a corrente constante. Quanto maior era a corrente, mais rápido ela cortava e a superfície da peça ia ficando um pouco irregular (parecendo lixa), porém com correntes baixas, já ví fazer cortes com 0,1mm.
Acho que o líquido é para evitar a reação química com o ar e para refrigerar o ponto de corte. Era um óleo. Deve ser um óleo com alguma característica própria para não produzir gases nocivos à saúde.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor setyco93 » 18 Abr 2008 10:29

Achei um material sobre o assunto:

http://rapidshare.com/files/107199101/edm.rar.html
Sergio

"Algo é só impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário." - Albert Einstein
setyco93
Nibble

Mensagempor Cristiano_andrade » 07 Out 2008 12:14

HC908 escreveu:( são não recordo o nome + vc precisa de permição do exercito para poder combrar).Este processo é utilizado em uma empresa grafica aqui onde eu moro.

Geralmente o ácido nítrico que tem algumas restrições para se vender..
Cristiano_andrade
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Out 2008 17:32

O líquido da Eletroerosão é o querosene.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 08 Out 2008 08:17

MEU, desculpe a palavra..
MAIS QUE m**** DE EXTENSÃO de ARQUIVO É ESSA ?
*.DJVR :???? <<<

Caramba.

return(nunca_tinha_visto);
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor setyco93 » 08 Out 2008 12:57

fabim escreveu:MEU, desculpe a palavra..
MAIS QUE m**** DE EXTENSÃO de ARQUIVO É ESSA ?
*.DJVR :???? <<<

Realmente...
Essa é mais uma das me$#as da era da informática que criaram.

http://djvu.org/
Sergio

setyco93
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 08 Out 2008 16:43

Olá Djalma.
O líquido que era usado na eletroerosão (que eu ví funcionando) não era querosene, era uma espécie de óleo. Se fosse querosene eu teria identificado. :)
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Out 2008 14:59

aos amigos ae se ainda tiverem dúvidas quanto a eletro erosão...

aquele líquido dielétrico é composto por um óleo mineral e parafina ... quando novo ele é transparente, quando com muito uso e sem reposição oumanutenção dos filtros da máquina ficam poluídos, totalmente negros.
O acabamento feito pela eletro erosão a penetração pode ser desde um pesado onde se usam correntes de até 40 Ampères ou acabamentos leves onde se utilizam aprox 1,65 Ampères. A frequência da descarga também influencia no acabamento e proporcionalmente no desgaste do eletrodo.
A presição destas máquinas são centesimais nas eletro penetração e milesimais nas eletro fio, onde este ultimo o dielétrico é água misturada com uma resina em formato de pequenas esferas e o corte é dado por um fio condutor servindo de "faca".

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos