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Carregar e Testar baterias chumbo-ácidas

MensagemEnviado: 05 Mai 2008 19:44
por Peters
Boa noite.

O pessoal do curso de automobilística de um escola q dou aulas, pediu-me para desenvolver um carregador de baterias para eles... até aí tranquilo. Mas como eu gosto de complicar um pouco... hehee gostaria de fazer um microntrolado, respeitando as curvas de carga, etc...

Agora surge-me uma questão, como poderia fazer para testar as baterias... tipo estado delas, se prestam ou não... já que o carregador será utilizado em várias baterias diferentes...

Outra coisa, o que o pessoal usa comercialmente para carga? Sistemas com transformador-retificação-controle? ou outro?

MensagemEnviado: 05 Mai 2008 20:07
por fabim
cara se não me engano no ano passado, acho que foi o fofo ou o xultz ou o lellis louco, que explicou direitinho sobre essa anarquia e postou até um esquema te teste.

Lembro que se aplicava uma carga de alguns mili ohms, por alguns mili segundos, a tensao de queda sobre a bateria tinha que obedecer uma tabela, ou um calculo num lembro direito.

Pessoar quem do6 que postou? , da um helpe pro amigo aí.

Fabim

MensagemEnviado: 05 Mai 2008 20:54
por Peters
Pois é, eu lembro de ter visto algo assim... mas não achei mais.

Obrigado.

MensagemEnviado: 06 Mai 2008 08:07
por andre_luis
Resumidamente, voce deve ter 2 estados ( tem carregador que tem 3 ).
- Flutuação
- Carga

A tensão de flutuação serve apenas para manter a carga na bateria, e o valor máximo recomendado é o que gera uma corrente de 0,06C. Ou seja, para uma bateria de 50A, seria de 3A.

Já a tensão de carga, quanto maior, menor será a vida útil da bateria, além de que pode aquece-la e criando gases em excesso, correndo o risco de estourar o pino de alívio de pressão. Tem carga LENTA e carga RÁPIDA. Um valor que eu sugeriria seria de 10%, mas já vi carregador de no-break com valor acima de 50%.

Só de curiosidade : O carregador que uso no meu carro é uma geringonça composta apenas de um bocal de lampada 100W e 2 diodos, vendida no supermercado. Não tem nem isolação essa porcaria.

+++

MensagemEnviado: 06 Mai 2008 10:22
por xultz
No causo, não fui eu quem publicou o circuito de teste. Porém, estou há três semanas me batendo para fazer um carregador de baterias. Fazer carregador de baterias é um saco por dois motivos: o primeiro é que bateria tem uma teoria e na prática é outra, e ninguém sabe o motivo. Por exemplo, na bateria que comprei a tensão de flutuação tá impressa na lateral diz entre 14,4 e 14,6V, mas a fdp não passa 14,1. Por quê? Sei lá. E segundo, cada teste no circuito demora dois dias prá ser testado, um para descarregar e um para carregar. É de perder a paciência.
No caso, a carga não precisa ser de 0,06C, até 0,4C é aceitável. Mas o mais conservador é trabalhar a 0,1C, mas daí a bateria vai demorar umas 15 horas prá carregar. Carregador rápido? Eles fritam a bateria. Chumbo ácido carrega lento mesmo, este é um dos motivos por que carros elétricos são inviáveis com esse tipo de bateria.
Eu tentei fazer um circuito que eu mesmo projetei, regulando a corrente com um LM317 e monitorando a tensão da bateria para terminar a carga. Ficou uma droga. Daí parti para o UC3906, um doce de CI. Tem um projeto pronto na net que não é só o diagrama, mas com documentação e tudo. Nem eu mesmo documento tão bem (para os clientes), o cara é meu herói. Porém, como eu sou um trouxa que prefere fazer tudo na unha, a melhor recomendação é ler o datasheet (que é um pouco confuso), leia com muita atenção a app note (essa explica bem direitinho o funcionamento do CI), tente descobrir as tensões de operação, e mande bala.

MensagemEnviado: 06 Mai 2008 12:10
por ze
pelo menos eu num bostei nada de carregador, até agora.
pode rir, mas funcionou! [por pelo menos um tempo] vou reativar/evoluir. e ligar + 1 na tv. é 1 pouquinho + melhor do que aquele com lamp.

Código: Selecionar todos
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                       |+      |         |       |
                    |-----|    _/ 13V    | 2  _______
-----[geladeira]----|~    |   /^  1+W    | N    ___
127                 |PONTE|    |        |/ 3  _______
--(neutro)----------|~    |    o--[r]---|  0    ___
                    |-----|    |        |\ 5     |
                       |       -         | 5     |
                       |       r         |       |
                       |       -         |       |
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obs: bateria de carro, sem controle de corrente (implementável), obrigado por se preocupar se vai detonar a MINHA geladeira e bateria.

MensagemEnviado: 06 Mai 2008 17:02
por Jorge_Francisco
Nossa, super prático, transportável, qual a capacidade dessa geladeira em litros? Imagine se o lellis tivesse inventado o Ipod,hehehehe.

Ja testei com lampada também, mas depois de um tempo fiz um circuitinho com um CI dedicado, pena que esse projeto foi pro saco, a placa não existe mais e nem sei onde foi parar a pasta do projeto.

MensagemEnviado: 07 Mai 2008 09:01
por Peters
Pois é, estou trabalhando atualmente com LM317, 2N3055 e comparadores para monitorar a tensão. A carga vai ser lenta msm... pois estou trabalhando com um trafo pequeno, e ele não consegue fornecer muita corrente msm. O problema vai ser só quando o pessoal resolver colocar baterias pequenas nele... mas nada de grave.

Xultz, onde foi que vc achou esse CI??? Achei muito interessante ele.

Obrigado

MensagemEnviado: 07 Mai 2008 09:14
por ze
chico meu querido este carregador não é pra carregar. rs

MensagemEnviado: 09 Mai 2008 17:58
por xultz
Peters, na Farnell tem.

MensagemEnviado: 09 Mai 2008 18:24
por Jorge_Francisco
lellis escreveu:chico meu querido este carregador não é pra carregar. rs


Ops, entendi errado então.

MensagemEnviado: 09 Mai 2008 18:49
por phophollety
Não é para chumbo, mas, é um bom começo, Elektor BR # 71, projeto completo de um carregador baseado em ST.

MensagemEnviado: 26 Mai 2008 19:40
por Carlão