Indicador de lâmpada queimada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Indicador de lâmpada queimada

Mensagempor silvabelbr » 11 Mai 2008 19:08

Olá a todos.

Alquém conhece algum circuito que indique, no próprio circuito, a queima de uma lâmpada de 24V.
Montei um circuito onde a lâmpada ficava em série com a bobina de um relê sendo que os dois alimentados por uma fonte de 24V. Quando a lâmpada queimava o relê desarmava e na sua saída alimentava uma pequena sirene era acionada.
Na teoria deveria funcionar só que quando montei pela primeira vez este circuito o relê armava mas a lâmpada não acendia. Quando colocava uma lâmpada queimada no circuito o relê desarmava e sua saída acionava a sirene.
Agora eu pergunto: por que a lâmpada não é alimentada somente o relê?

Alguém poderia me ajudar?
silvabelbr
Bit

Mensagempor MOR_AL » 11 Mai 2008 19:59

Olá silvabelbr

A lâmpada (incandescente certo?) não acende porque a tensão na bobina do relé mais a tensão na lâmapada tem que ser igual a tensão da fonte.
Por exemplo :
Lâmpada para 24 volts e relé para 24 volts. Fonte de 48 volts.
O detalhe é que a potência na lâmapada deve ser compatível com a corrente no relé.
Exemplo:
Para uma fonte de 48 volts.
Relé de 24 volts, 0,1 ampére. A lâmpada teria que ser de 24 volts e 24V x 0,1A = 2,4 watts. Com uma lâmpada com potência maior, a maior parte da tensão fica na bobina do relé e a lâmpada não acende.
Outro detalhe é que, mesmo fazendo isso (2,4W), o relé fica sobrecarregado sempre que for ligado. Neste instante a temperatura do filamento é a ambiente e sua resistência é bem inferior ao valor quando já acessa. Parece que esse tempo é de alguns milissegundos, e a corrente inicial é cerca de 7 vezes maior quando ligada em paralelo com a fonte. Com o relé, este valor deve cair para cerca de 2 vezes e o tempo de aquecimento do filamento deve aumentar, sobrecarregando o relé.
Não é uma solução que eu colocaria em um circuito de responsabilidade.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor silvabelbr » 11 Mai 2008 20:54

MOR_AL escreveu:Olá silvabelbr

A lâmpada (incandescente certo?) não acende porque a tensão na bobina do relé mais a tensão na lâmapada tem que ser igual a tensão da fonte.
Por exemplo :
Lâmpada para 24 volts e relé para 24 volts. Fonte de 48 volts.
O detalhe é que a potência na lâmapada deve ser compatível com a corrente no relé.
Exemplo:
Para uma fonte de 48 volts.
Relé de 24 volts, 0,1 ampére. A lâmpada teria que ser de 24 volts e 24V x 0,1A = 2,4 watts. Com uma lâmpada com potência maior, a maior parte da tensão fica na bobina do relé e a lâmpada não acende.
Outro detalhe é que, mesmo fazendo isso (2,4W), o relé fica sobrecarregado sempre que for ligado. Neste instante a temperatura do filamento é a ambiente e sua resistência é bem inferior ao valor quando já acessa. Parece que esse tempo é de alguns milissegundos, e a corrente inicial é cerca de 7 vezes maior quando ligada em paralelo com a fonte. Com o relé, este valor deve cair para cerca de 2 vezes e o tempo de aquecimento do filamento deve aumentar, sobrecarregando o relé.
Não é uma solução que eu colocaria em um circuito de responsabilidade.
MOR_AL

Sendo assim, a melhor maneira de fazer isso não é com relê?
A fonte de alimentação é 24V e é fixa e a lâmpada é de 24V x 25W.
Você teria alguma sugestão para me dá?

Desde já agradeço.
silvabelbr
Bit

Mensagempor barboza » 11 Mai 2008 22:07

Um resistor shunt alimentando a base de un transistor que poderá estar ligado seu rele com a sirene.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor silvabelbr » 11 Mai 2008 22:16

barboza escreveu:Um resistor shunt alimentando a base de un transistor que poderá estar ligado seu rele com a sirene.

Meu amigo não entendi!!
silvabelbr
Bit

Mensagempor Peters » 11 Mai 2008 22:58

O resistor shunt irá gerar uma diferença de potencial, quando nele circular uma corrente!
Quando a lâmpada estiver funcionando haverá corrente. Qdo queimada não haverá corrente!

Usa isso pra polarizar um transistor ou AmpOp... qdo não houver corrente, dispara o sistema de alarme.
Peters
Byte

Mensagempor phophollety » 11 Mai 2008 23:00

Assim,

A sua lampada desempenha uma certa potência P = V * I..

Na sua linha adicione um resistor de baixo valor (menos de 1 r) e tera sobre este resistor V = R ( do resistor ) * I (corrente do fio, da lampada) sobre este resistor, basta amplicar e comparar, sabe que por exemplo tem que havar 10mV neste resistor quando a lampada estiver acesa, se a lampada deve estar acesa e não há tensão no resistor é por que não há corrente e se não a corrente é por que ou a lãmpada está queimada ou há um mal contato, fio quebrado, enfim...

Basta medir a tensão de um shunt, como disse o barboza...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor barboza » 11 Mai 2008 23:07

Coloque um resistor de 1R em serie com a lampada.

Como a lampada é de 25W, você terá perto de 1A de corrente e quase 1 V sobre o resistor

Este 1 V do resistor alimenta a base de um transistor através de um resistor (ex. 100R) que deverá ter outro da base para o terra (ex. 10K).

No coletor do transistor ligue a bobina do rele.

Entendeu?
Editado pela última vez por barboza em 12 Mai 2008 09:26, em um total de 1 vez.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor silvabelbr » 12 Mai 2008 09:07

barboza escreveu:Coloque um resistor de 1R em serie com a lampada.

Como a lampada é de 25W, você perto de 1A de corrente e quase 1 V sobre o resistor

Este 1 V do resistor alimenta a base de um transistor atraves de um resistor (ex. 100R) que deverá ter outro da base para o terra (ex. 10K).

No coletor do transistor ligue seu a bobina do rele.

Entendeu?

Meu amigo,

A dica que você me passou pelo menos funcionou quando testei no software PROTEUS. Acredito que desta vez vai funcionar. Valeu pela dica.
Agora vou pra prática.

Darei o retorno.

Valeu
silvabelbr
Bit

Mensagempor silvabelbr » 12 Mai 2008 12:15

barboza escreveu:Coloque um resistor de 1R em serie com a lampada.

Como a lampada é de 25W, você terá perto de 1A de corrente e quase 1 V sobre o resistor

Este 1 V do resistor alimenta a base de um transistor através de um resistor (ex. 100R) que deverá ter outro da base para o terra (ex. 10K).

No coletor do transistor ligue a bobina do rele.

Entendeu?

Caro amigo,

Montei o circuito que você indicou só que notei que no resistor de 1R tenho uma tensão que não chega nem a 0,4V o que não é suficiente nem para excitar o transistor e consequentemente acionar o relê.
Deixei o circuito para que você ou alguém do fórum podesse me ajudar a solucionar este problema:

http://rapidshare.com/files/114380315/queimalampada.bmp

Para que eu tenha pelo menos 1V sobre o resistor deveria ter uma resistência um pouco mais de 2R.

Se alquém puder me ajudar ficarei agradecido.
silvabelbr
Bit

Mensagempor phophollety » 12 Mai 2008 17:56

Aumente a sensibilidade da base do transistor, colocando um resistor de valor alto, coisa de 47K entre coletor e base... ajuste esse resistor de maneira que a corrente acione o seu rele quando a corrente proveniente do resistor + corrente do rele ligue o seu rele
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor silvabelbr » 12 Mai 2008 22:24

phophollety escreveu:Aumente a sensibilidade da base do transistor, colocando um resistor de valor alto, coisa de 47K entre coletor e base... ajuste esse resistor de maneira que a corrente acione o seu rele quando a corrente proveniente do resistor + corrente do rele ligue o seu rele

Meu amigo,

peço mil desculpas por estar pertubando, mas acredito que estou fazendo alguma coisa errada no meu circuito. Você poderia baixar o circuito que deixei disponível no link acima e vê o que está acontecendo com meu circuito?
Só estou pedindo ajuda pois não estou conseguindo identificar o problema.

Desde já agradeço.
silvabelbr
Bit

Mensagempor fabim » 13 Mai 2008 08:23

Código: Selecionar todos

VBE(sat) * Base-Emitter Saturation Voltage  VCE
= 4V, IC
= 3A            "1.8 V"

TIP31 da não.. use um transistor de uso geral BC238 0.6V +/-, ou outro que suporte a corrente exigida da bobina do relay.

Na pior das ipoteses use um thyristor BT151 tensão de disparo de 0.32V@0.8mA. E por aí vai.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor silvabelbr » 13 Mai 2008 10:28

fabim escreveu:
Código: Selecionar todos

VBE(sat) * Base-Emitter Saturation Voltage  VCE
= 4V, IC
= 3A            "1.8 V"

TIP31 da não.. use um transistor de uso geral BC238 0.6V +/-, ou outro que suporte a corrente exigida da bobina do relay.

Na pior das ipoteses use um thyristor BT151 tensão de disparo de 0.32V@0.8mA. E por aí vai.

Fabim

Agora funcionou legal.

Muito obrigado pela dica meu amigo.
Peço desculpas pela insistência no tópico.

Muito obrigado também a todos que respoderam ao tópico.
silvabelbr
Bit

Mensagempor silvabelbr » 21 Mai 2008 12:54

Meus amigos,

Com a ajuda de vocês montei este circuito para identificar quando ocorre a queima de uma lâmpada, agora depois de simular no PROTEUS aparentemente tudo deu certo só que estou disponibilizando para que os colegas dêem um parecer sobre este circuito.
Ainda estou com receio de montá-lo e algo aconteça de anormal.
No software é uma coisa e na prática às vezes é outra!!

Meu maior receio é com a especificação de valores e potência dos resistores, do relê. Será que o TIP vai aguentar acionar o relê?
Será que a alta corrente da bateria que irá alimentar o circuito não irá afetar algo?

Espero um pouco da compreensão de vocês já que não posso me considerar um projetista mas chegarei lá.

Este circuito irei utilizar em uma antena de um radioamador do meu tio.
Então antes de subir na antena para colocar isso tenho que ter certeza de que o circuito está OK.

Espero que me ajudem.

Desde já agradeço.

Um circuito encontra-se neste link:

http://rapidshare.com/files/116546515/circuito.zip
silvabelbr
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos