Fluorescente 8W Alimentado à Bateria

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fluorescente 8W Alimentado à Bateria

Mensagempor MOR_AL » 09 Set 2008 12:50

Olá pessoal, dêem uma olhada.
http://www.4shared.com/file/62342540/bb ... 8W_CA.html
MOR_AL
MOR_AL
Dword

circuito

Mensagempor tecman » 12 Set 2008 21:12

vc ja montou este MOR_Al estava pensando em monta lo para usar nas pescarias
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Set 2008 01:13

Olá Tecman.
Parece que você adivinhou a minha aplicação. É para colocar em uma traineira.
Deixei ligado durante mais de 24hs seguidas. O transistor está sem dissipador. Medi a temperatura da caneca do transistor com o meu dedômetro. Deu exatamente quase 60 graus. Ainda dava para manter o dedo no transistor.
Aproveitei a lâmpada e o trafo (modificado) daquelas luminárias que acendem quando falta luz.
Na montagem definitiva vou colocar um dissipador em "L", com mica, no transistor. A parte horizontal do "L" conterá o transistor e a parte vertical irradiará melhor para o meio exterior. As áreas horizontal e vertical serão quase idênticas, sendo que a horizontal será suficiente para acomodar o 2N3055 (TO3).

Outro detalhe. A lâmpada NUNCA QUEIMA!!! Cortei e colei na lâmpada uma tira de alumínio com cerca de 0,7 cm de largura entre as duas canecas nas extremidades. As canecas nâo encostam nos filamentos. Em uma das canecas fixei um fio fino com uma fita isolante e soldei ao filamento próximo. Este lado da lâmpada conectei ao terminal que contém o capacitor (o lado NÃO terra). Isso faz "disparar" o acendimento da lâmpada.
Hã!. Claro que a fita de alumínio fica entre a lâmpada e a base da luminária, não aparecendo.

Em tempo.
CUIDADO COM A TENSÃO. TOMEI DOIS CHOQUES (DE MÃO A MÃO) QUE FORAM INDIGESTOS (entre o secundário e o terra). :cry:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Fluorescente

Mensagempor tecman » 13 Set 2008 14:15

me restou uma duvida MOR_AL sobre o trafo e aquele utilizados em fontes chaveadas ??

obrigado e Boa Pescaria .Rssrs
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Set 2008 18:46

Olá Tecman.
Sim. O trafo é de ferrite, usado em fontes chaveadas.
Valeu!!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

MOR_Al

Mensagempor tecman » 15 Set 2008 19:39

perguntei porque não tenho indutimetro ai terei que calcular o trafo

Obrigado
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Set 2008 15:06

Olá tecman.

:D O calcanhar (esquerdo) de Achiles destes circuitos é o projeto do componente magnético, já o calcanhar (agora o direito) de Achiles é fazer com que o transistor de chaveamento opere com menor geração de calor possível.
Também não tenho um medidor de indutâncias, mas uso uma fórmula simples, um osciloscópio e um astável (ou um gerador de sinais com onda quadrada) no gate de um mosfet. Acho que já mencionei em outro tópico recentemente. Dê uma pesquisada no tópico "LM2576 aguenta os 3A alegados?". Lá você terá condições de fazer seu indutor.
[]s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

MOR_AL

Mensagempor tecman » 16 Set 2008 20:31

perfeito MOR_AL adeus escuridão nas pescarias srsrsr obrigado pelo documento parabéns !!
tecman
Byte

Mensagempor brasilma » 16 Set 2008 21:01

Essa não posso deixar passar, me desculpem, rs, rs

Jogo dos 7 erros

"Medi a temperatura da caneca do transistor com o meu dedômetro. Deu exatamente quase 60 graus. Ainda dava para manter o dedo no transistor. "

"Outro detalhe. A lâmpada NUNCA QUEIMA!!!"

Vamos ver quem encontra todos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Set 2008 15:08

Olá Brasilma. Tudo bem?

"Medi a temperatura da caneca do transistor com o meu dedômetro. Deu exatamente quase 60 graus. Ainda dava para manter o dedo no transistor. "

Dedômetro - "Instrumento" orgânico, que dentre outras pode medir a temperatura de um objeto. Sua faixa de utilização encontra-se (aprox.) entre 0 grau e 60 graus, distribuídos nas seguintes faixas:
Faixa 1 - De 0 grau a 20 graus - Gelado
Faixa 2 - De 20 a 27 - Frio
Faixa 3 - 27 a 33 - Morno
Faixa 4 - 34 a 42 - Quente
Faixa 5 - 43 a 57 - Muito Quente
Faixa 6 - 58 a 60 - Pelando (Daí o "exatamente quase 60 graus")

Por incrível que pareça, a faixa 6 é a mais fácil de se determinar, pois "este operador" não consegue manter o dedômetro por mais de 10 segundos no objeto "Pelando". :lol:

"Outro detalhe. A lâmpada NUNCA QUEIMA!!!"

Neste meu caso, a lâmpada (fluorescente) não recebe alimentação nos filamentos, apenas a ddp ENTRE os dois filamentos, portanto seus filamentos NUNCA QUEIMAM!!!
Certa ocasião fiz uns testes simples e acendí uma fluorescente de 15W com uma fonte de algumas centenas de volts...MAS TEM QUE TER FÉ 8)
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Set 2008 15:59

Sinceramente admiro competências "temperônicas" como esta, e fico contente quando encontro um técnico que confia no seu saco assim, parabéns, vamos mandar os INMETROS, ISOs e termômetros prá PQP, sou seu fâ, Magaiver que vá a m....!!! (falar o que, né?!! rs, rs :) )

Os filamentos com certeza nunca queimarão, porem o vapor de mercúrio...

Fica tranquilo, já percebi que vc gostou do projetinho.
brasilma
Dword

Mensagempor j.silvestre » 17 Set 2008 17:13

muita calma nesta hora... pessoal... existem alguma tenologias simples mas que funcionam.... veja esta por exemplo.

http://files.myopera.com/knwt/blog/pedra7eb2.jpg

kkkkkkk...

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor brasilma » 17 Set 2008 17:39

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Ganhou!!! O premio é seu, póde vir retirar
brasilma
Dword

O que Ouve ??

Mensagempor tecman » 18 Set 2008 17:49

Brasilma acho que esse nem é o caso a forma que o MOR_AL se expressou foi totalmente entendida espero que vcs não o tenham ofendido pós ele assim como muitos aqui tem o proposito de ensinar os que pouco sabem assim como eu que sou humilde em reconhecer em que eletronica não entendo de nada mas como pessoal acho que posso ajudar
tecman
Byte

Mensagempor brasilma » 18 Set 2008 18:19

E nem de Português né, onde já se viu escrever desta forma, sem nenhuma pontuação, isso sim não dá para entender, o que o outro colega explicou entendemos perfeitamente, o post foi apenas uma brincadeira e acho que qualquer um entederia isso.

Que **** preguiça de escrever direito, ok qto a ser ignorante em eletrônica, mas não acredito que não saiba escrever.
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos