TV MITSUBISHI

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

TV MITSUBISHI

Mensagempor Pask » 06 Out 2008 10:47

Amigos, peguei uma TV Mitsubishi TC-2097 com o seguinte problema: ao ser ligada, aparecia uma tela azul com o texto "SISTEMA TRAVADO" e a TV se desligava sozinha após 15 segundos. Pressionando o botão ligar, ela ligava novamente do mesmo jeito e a situação se repetia sempre assim.
Resolvi o problema trocando a memória eeprom 24C02. A TV voltou ao normal.
Este defeito ocorreu porque o usuário pressionou alguns botões do painel de forma errada.
A minha pergunta é: seria possível resolver este problema sem ter que trocar a memória?
Pask
Word

Mensagempor enigmabox » 06 Out 2008 11:44

Algumas TVs como Sharp e philips usam esta mesma tecnica, gravando os canais e outras configurações na eeprom.
As vezes zerando o conteudo pode fazer a TV voltar ao normal, tem algumas que tem que gravar uma tabela de dados na eeprom para que se normalize.
Outras criam um contador de horas de funcionamento que depois de um tempo determinado criam defeitos ou travam a TV ou monitor(Monitores Barco, belgica). Fazendo que o cliente leve o equipamento para a assistencia tecnica.
enigmabox

Mensagempor brasilma » 06 Out 2008 13:20

Olá Pask,

Seria interessante verificar com o representante da fabrica, porem no que diz respeito a troca da memória, como ela aceita uma em branco, não seria o caso de apenas apagar a original e remontá-la.

Enigma, não acredito neste procedimento de fabricantes criarem defeito ou travar equipamentos após determinado tempo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 06 Out 2008 14:50

Brasilma,

Pode acreditar, trabalho com manutenção de monitores importados e atraves do fabricante fui informado desta artimanha. No caso dos monitores BARCO, feitos na Bélgica, tem dois modelos, o de 14 polegadas não tem este problema, mas o de 20pol. para cima, usam uma MCU da siemens 8051 com eeprom externa, tem um contador de horas, normalmente estes monitores apareciam aqui para reparo a cada 1 ano e meio, mas não tinham nada, apenas regravando a eeprom com os dados originais voltava a funcionar.
Consegui os dados da eeprom, depois que me enviaram um kit de reparo com MCU e eeprom do fabricante.
Os defeitos criados eram desligar um dos canais do RGB, desligar ckt horizontal, etc....
Outro fabricante que entrei em contato foi a Gradiente, que tem a linha nova Next, se não me engano, que tb tem um contador de horas que aparece na tela, mas me informaram que não bloqueiam a TV.
enigmabox

Mensagempor Pask » 10 Out 2008 18:53

O mais interessante neste problema é que a memória realmente não deve estar danificada. Bastaria submetê-la a um procedimento de apagamento e recolocá-la de novo no circuito para que ela seja reprogramada e volte a funcionar. Na verdade eu guardei a memória que retirei da TV (fabricante Microchip) para uso futuro, pois tenho certeza de que o chip está perfeito!
Segundo informação de um colega, se esta TV tivesse controle remoto, bastaria acionar alguns botões específicos no mesmo e a TV voltaria ao normal sem ter que mexer na memória.
Com relação a esse papo de contador de horas instalado nos aparelhos, eu não duvido que seja verdade. Já li em algum lugar que futuramente os aparelhos eletroeletrônicos virão de fábrica programados para durarem um tempo de X horas. Quando o contador embutido no micro atingir esse tempo, os aparelhos simplesmente deixarão de funcionar e deverão ser descartados. Será um contador de horas que fará uma contagem regressiva somente durante o tempo em que o aparelho estiver ligado e sendo utilizado. Quando estiver em stand by, a contagem não ocorrerá. No dia em que o contador zerar, o equipamento deixará de funcionar.
Não estamos longe de ver isso!
Pask
Word

ja ganhei muito dinheiro com isso sem trocar nada !!

Mensagempor tecman » 18 Dez 2008 14:12

não precisa trocar a memoria e so aperta as teclas todas da esquerda para direita e da dierita poara esquerda pronto sistema destravado más não esqueça de ver se no menu dela ainda aparece travado ok !!

qualquer informação sobre menus escondidos de tv estou a disposição !!

mande mensagem em private
tecman
Byte

Mensagempor Juliao » 18 Dez 2008 17:00

Aqui em casa tem uma TV Mitsubishi de 20" modelo TC-2098 (já tem quase 15 anos e só deu defeito de solda fria na placa RGB uma vez e um capacitor ruim que queimou o CI vertical uma outra vez), ela tem a função "TRAVA FUNÇÕES", que fica acessível pelo menu, pra conseguir ligá-la nesse estado é só apertar (com ela desligada) os botões do painel:

CANAL+ , CANAL-

aí ela liga, depois só ir ao menu e desativar o TRAVA FUNÇÕES, acho que essa TC-2097 funciona igual.

Essa informação de apertar o CANAL+ e depois o CANAL- tava no manual que veio com ela.
Juliao
Bit

Voltar para Circuitos Diversos