Cuidados na elaboração e montagem de circuitos com PIC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Cuidados na elaboração e montagem de circuitos com PIC

Mensagempor _blackmore_ » 20 Out 2008 12:17

Pessoal, boa tarde!

Estou re-começando na área após muitos anos, e vejo que existem bastante noivdades e facilidades hoje em dia, porém alguns problemas são novos, outros nem tanto.
Eu gostaria de saber dos amigos se existe algum tipo de roteiro básico para projeto de circuitos com PIC.
Procuro porque tenho feito algumas montagens e testado alguns pqnos circuitos micro controlados, mas as vezes alguns problemas me prendem ao circuito fazendo eu não terminá-lo.
Vou citar duas situações:

1º - ao desligar uma luminária (lâmpada fluorescente) o despertador que fiz disparou! acredito que isso seja algum espúrio na rede causado pela luminária, como elimino isso?
2º - fiz um pqno circuito que uma vez acionado ele tem q terminar o ciclo, mas isso pode acarretar em problemas, anular a segurança do projeto que neste caso é integrado com um arranjo mecânico, qdo eu ligo power on do dispositivo o PIC já aciona todos os ports, onde desencadeia todo o problema do circuito;

Por estes problemas, que ainda são pequenos eu procuro um "help" para prever estas situações, regras que possam minimizar problemas de projeto!

Fico no aguardo e agradeço a todos!

Abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Abuda » 20 Out 2008 19:00

Olha fica difícil saber oque ocorre sem ver e conhecer o circuito, mas levando em conta que você fez tudo certo ou seja planos de terra OK, capacitores de desacoplamento colados nos pinos de alimentação e toda a receita de bolo tem mais uma pra PIC que descobri recentemente.

Os pic permitem que você use o pino do MCLR como uma entrada, pois bem descobri que se não for colocado um elemento acoplador(capacitor ou resitor) entre este pino e o GND do circuito o PIC se torna altamente suscetível a qualquer ruído.

Você não encontrará nada a respeito em qualquer datasheet porém já vi o problema em dois pic da família 16F e foram resolvidos colocando um capacitor de 100n para o GND.
Abuda
Byte

Re: Cuidados na elaboração e montagem de circuitos com PIC

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Out 2008 20:12

_blackmore_ escreveu:2º - fiz um pqno circuito que uma vez acionado ele tem q terminar o ciclo, mas isso pode acarretar em problemas, anular a segurança do projeto que neste caso é integrado com um arranjo mecânico, qdo eu ligo power on do dispositivo o PIC já aciona todos os ports, onde desencadeia todo o problema do circuito;....Abrax!

Quando o PIC Reseta ele coloca todos do pinos como entrada. Cabe ao projetista a cautela para que isso não seja interpletado com nível alto especialmente por um CI TTL .

Uma boa solução é escalonar a alimentação dos circuitos. Primeiro o liga o uC depois liga a alimentação dos Drivers.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 20 Out 2008 23:50

Abuda

essa do MCLR é esquisita hein!!
e não tem mencionado em lugar algum? humm .. bom o circuito que montei não tem esse cap ... vou colocar e tentar gerar a situação de novo e postar o resultado!

Djalma Toledo Rodrigues

bixo ... escalonar a alimentação ... eh uma saída. . mas qdo se faz dispositivos para que uma pessoa que trabalha na produção operar, ele não obedece metade das regras impostas a ele ... então eu vejo que colocar 2 botões no painel não será uma solução ... então tu diz de colocar um pqno delay no ligar do circuito do PIC e do circuito de potência ... relê, resistor e capacitor .. já resolve ... certo? assim que puder vou tentar isso.

por enquanto valeu a ajuda pessoal!

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor lpagano » 21 Out 2008 09:47

Eu já tive problemas sérios de espúrios (EMI) em circuitos com PIC quando o mesmo estava em teste numa sala que tinha lâmpada fluorescente. Era só ligar a lâmpada ou a TV em outra sala que o PIC resetava.
Tinha muitos fios grandes (afinal era um protótipo) fora que o MCLR estava sem capacitor bem próximo. Foi só transferir para outra placa que resolveu o problema.
Detalhe: fiz um teste com um HT de VHF transmitindo com 2.5W e com antena encostada no PIC. Ele continuava trabalhando normalmente, por incrível que pareça.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor morcego » 21 Out 2008 15:26

Bixo tu eh prego mesmo heim, põe o mclr em vcc direto e fim aos resets indesejados, se eh que este seja o seu problema, pois como te conheço bem o buraco parece ser mais em baixo !
Abrax !!!
morcego

Mensagempor _blackmore_ » 21 Out 2008 23:15

morcego

Bixo tu eh prego mesmo heim, põe o mclr em vcc direto e fim aos resets indesejados

pois eh velho ... ninguém nasceu sabendo ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Out 2008 00:05

morcego escreveu:....põe o mclr em vcc direto e fim aos resets indesejados... Abrax !!!

Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 22 Out 2008 09:29, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor otavio luiz » 22 Out 2008 08:13

No meu data sheet fala que o mclr é somente entrada, saida em dreno aberto é o RA4, quando não utilizo o pino de mclr como uma entrada comum, coloco um resistor ao vcc e um capacitor ao terra.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor fabim » 22 Out 2008 08:50

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
morcego escreveu:....põe o mclr em vcc direto e fim aos resets indesejados... Abrax !!!

A Microchip recomenda não ligar direto ao Vdd, ou Vcc, pois MCLR é também um pino de saída, só que com dreno aberto.

até hoje, todos os PIC´s que mechi se não MCLR then pino de entrada para latch de porta..
O MCLR num é saida... sempre entrada, sempre sempre..

Sobre resistor etc, apenas se usar chave de RESET.
SE tiver brown out, ou detector de baixa tensão, não use CAPAcitor no mclr. etc etc
Caso, sem problemas com EMI/RFI, circuito ja configurado os fuses bunitim, póde xuxuar o MCLR direto na cara do VDD sem problemas..

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Out 2008 09:26

Realmente MLCR é pino de Reset

Já editei msg acima, retificando.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Fandango » 23 Out 2008 14:52

Óia gente, eu sou da época em que o 6502 era o supra-sumo dos processadores :oops: (e só tinha 2 registradores, X e Y, hehehe). O Z80 ainda estava no ovo e meu forte era a programação em Fortran (hahaha). Com isto não quero dizer que manjo, apenas que sou véio prá carai! (e também fã do Deep Purple) :lol: Desde essa época já sofria com espúrios e coisa e tal, e nunca confiei em circuitos minimalistas. Pô, um resistorzinho e um capacitorzinho custam meia migalha e resolvem 99% dos problemas de reset (os outros 1% ainda não descobri, hehehe).
Xuxa logo uma dupla dessas e vê o que acontece!
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor mastk » 23 Out 2008 15:54

MCLR depende do modelo do PIC se pode ser IO e ou nao, para simplificar no comeco, o melhor eh seguir a dica do amigo fandango e se for muquirana que nem eu faca o que o fabim disse.

Como os amigos dissem, numa situacao de reset o MCU deve deixar todos os seus pinos como tri-state por seguranca, dai via vc tem que criar seu circuito lidando com essa condicao de start-up
mastk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Out 2008 19:13

Fandango escreveu:Óia gente, eu sou da época ... 6502 : (e só tinha 2 registradores, X e Y, hehehe).

X Y e PC e éra bom pacas. Já imaginou um 6502 a 3.6 GHz ? Jogava esses
Pentium tudo pro lixo .
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor mastk » 26 Out 2008 20:27

X Y e PC e éra bom pacas. Já imaginou um 6502 a 3.6 GHz ? Jogava esses
Pentium tudo pro lixo .

Problema é memoria para responder a isso XD
mastk
Dword

Voltar para Circuitos Diversos