Gerador de pulsos

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Gerador de pulsos

Mensagempor MTC » 29 Out 2008 16:20

Oi pessoal, to proceisando de ajuda com o seguinte probrema: Preciso gerar pulsos, variando os tempos de pulso ativo (ton) e pulso nulo (toff) na faixa de 100us até 10ms. O periodo da coisa, seria a soma Ton + Toff.

Como necessito variar constantemente estes valores e fazer combinacoes dos mesmos, pensei em utilizar 2 pots de precisao de 20 voltas, com um daqueles dial com marcador em cada um para ter nocao do valor ajustado.

Segue um desenho:
ImagemImagem

A ideia inicial era usar um pic, mas a minha humilde sabedoria me limita a ter que usar adc para poder ajustar os valores via potenciometros. Isso ia complicar tudo.

Pensei em usar 555 com ttls, mas nao tive muito sucesso nas simulacoes.

Alguma mente "prodigia" pode contribuir???

[]'s
MTC
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 29 Out 2008 16:37

A resposta é: PWM.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Out 2008 18:20

Olá MTC. Tudo bem?

Considerando que você disse sobre sua limitação, há um modo que não precisaria de usar o CAD. Substitua os potenciômetros por três botões e dois displays duplos de 7 segmentos.
Um dos botões selecionaria o período a ser alterado (Ton ou Toff). O segundo botão incrementaria o período selecionado pelo primeiro botão. O terceiro botão decrementaria o período selecionado pelo primeiro botão.
O primeiro display duplo (podendo mostrar de 00 a 99), mostraria o período de Ton na escala de 100us (cada unidade apresentada deve ser multiplicada por 100us). O segundo display duplo, mostraria o período Toff. Você poderia usar o ponto dos displays para indicar qual período está selecionado no momento.
Se o período T = Ton + Toff for constante, aí, conforme o Jorge_Francisco disse, é um PWM.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Monk » 29 Out 2008 22:43

Se a idéia é não usar mcu, pesquisa sobre o circuito clássico do PWM.

Um gerador de onda triangular mais um comparador e pronto.

Se for usar mcu, qualquer um hoje dia tem tudo pronto pra fazer pwm.
Monk
Bit

Mensagempor MTC » 30 Out 2008 12:30

Entaum, o problema eh q como o Mor_al colocou o periodo nao eh constante.

Eu posso necessitar fixo Ton = 1ms e ajustar toff para diferentes valores.

A ideia do MC, com botoes para aumentar e dimuir os valores e acompanhar o valor no display eh interessante, mas vai me levar um tempao pra implemetar o codigo da coisa. To necessitando disso para ontem, por isso procurei alguma alternativa "analogica".

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor fenix3 » 30 Out 2008 13:41

Bom, entao o negocio eh usar DOIS 555... um com tempo fixo de 1mS, e ao descer o nivel, disparar o segundo com o tempo ajustavel, e na saida do segundo, disparando o primeiro, e assim vai consecutivamente...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor MTC » 30 Out 2008 14:09

fenix3 escreveu:Bom, entao o negocio eh usar DOIS 555... um com tempo fixo de 1mS, e ao descer o nivel, disparar o segundo com o tempo ajustavel, e na saida do segundo, disparando o primeiro, e assim vai consecutivamente...

Da pra desenhar????
MTC
Byte

Mensagempor fenix3 » 31 Out 2008 13:46

MTC escreveu:
fenix3 escreveu:Bom, entao o negocio eh usar DOIS 555... um com tempo fixo de 1mS, e ao descer o nivel, disparar o segundo com o tempo ajustavel, e na saida do segundo, disparando o primeiro, e assim vai consecutivamente...

Da pra desenhar????

Ehehehhe...

O pino 2 do 555 eh disparo com negativo certo? configura as conexoes dos dois como ONE SHOT... somente para gerar um disparo temporizado...sem reiniciar sozinho, nao no modo de oscilador ...sera no modo "monoestavel"

liga a saida(3) do primeiro com a entrada de disparo(2)do segundo, a saida(3) do segundo na entrada de disparo(2) do primeiro...

O sinal que voce quer vai estar no pino de saida(3) do primeiro...

Da uma olhada no data da National:

http://www.national.com/ds/LM/LM555.pdf

Bota as duvidas ai, ok!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor MTC » 04 Nov 2008 08:20

Entaum, montei a configuracao como "one shot" conforme dica do fenix, mas os 555s naum sintonizaram... Rs....
A configuracao abaixo, funcionou redondinho, pelo menos na simulacao.

ImagemImagem
Ja na pratica o troço chato calibrar o pot de 10 voltas para os limites de valores desejados. Só tenho pot de 10 voltas de 10K, e isso limitou um pouco a faixa que necessito, tendo que mudar entre 3 capacitores dependendo da escala. Ai que a vaca atola e o calibrado no dial do pot nao mais corresponde ao pre ajustado. To tendo que usa o osciloscopio a cada mudanca de valor do CAP.

Para uma unica faixa de frequencia dependente apenas de R, funfa bem.

To vendo que vo ter q apelar para um MCU mesmo.

Alguem ai se prontifica a trabalhar na programacao do Pic. Se alguem interessar mande mp.

Configuracao basica: 1PIC, 4 botoes, 1 lcd ou 2 diplays duplos.

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor otavio luiz » 04 Nov 2008 08:55

Muda isso um pouso, coloca cada um destes diodos nas estremidades do pot, o pino 7 do 555 entra no tap central do pot e veja se funciona.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor MTC » 04 Nov 2008 14:09

Oi Otavio....

tentei essa configuracao, mas como os pot sao ligados juntos no terminal superior, acaba diminuindo o range na configuracao.

Vo apelar pra um PIC. To tercerizando a tarefa pros Aizes dos PIC.

Interessandos em escreve a rotina, me mandem MP pra nois negociar!!!

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 04 Nov 2008 15:26

Olá MTC.

Acho que esta configuração (do esquema) não é lá muito boa. Porque você não usa a sugestão do Luis Fenix?

Usa dois 555, cada um no modo de monoestável. A saída de um vai na entrada do outro. Ao ligar não sei se vai começar a oscilar. Talvez seja necessário forçar o primeiro trigger. Depois ele não para mais de oscilar.
Seu sinal estará presente em uma das saídas. Cada um dos 555 possuirá um potenciômetro que controlará um dos semi-períodos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos