Parceria num projeto com supervisório ELIPSE ou similar

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Parceria num projeto com supervisório ELIPSE ou similar

Mensagempor Haroldo Coelho » 02 Nov 2008 18:21

Preciso desenvolver um projeto, que é relativamente simples...será?. Estou querendo amostrar numa tela de LCD um navio que mostrará o calado. Isto é: O quanto o navio está imerso.
Posso utilizar um sistema supervisório como o ELIPSE ou outro similar.

Já tenho um sistema no navio que tem quatro transmissores do calado do navio que enviam 4-20 mA para antigos indicadores digitais(escala de 00,00 a 20,00 metros), mas estou querendo substituir estes indicadores por uma TELA de LCD e amostar o navio subindo e descendo de acordo com o sinal de 4-20mA.

Poderemos fazer 256 telas e assim, de acordo com a entrada as telas iriam mudando???

E quanto ao sinal e ao driver de comunicação??? Precisa ser um PLC tipo ALTUS ou pode ser um mais baratinho como uDXDEXTER ou poderia ser feito com um PIC???

Tá aí um bom trabalho, algúem se habilita?

Quanto mais barato ficar o hardware, mas dindin sobrará para nos desenvolvedores do projeto..entenderam?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 02 Nov 2008 19:06

256 telas?

Eu nao sou conhecedor do eclipse e suas nuances. Rola uma plaquinha linux embarcada com ethernet e um mcu com AD que leia esses dados e gere a tela em tempo de execução?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 02 Nov 2008 21:47

Olá Haroldo Coelho.

Porque você não aproveita o que já tem disponível?
Converte o sinal de corrente (4 a 20 mA) para tensão (0 a 5,00V) e joga num CAD do PIC. O valor que der (entre 00H e FFH) vai atuar no shift vertical de uma linha do nível do mar (esta linha é que sobe e desce no LCD). No LCD já deverá ter uma (e apenas uma) figura do navio fixa .

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 02 Nov 2008 22:36

Olá Haroldo,

MOR_AL tem razão, faz com um PIC + GLCD, amostra em um ADC e "pinta" no LCD. A conversão pode ser um resistor ou um AO. Se quiser ajuda sabe o meu e-mail.

Abraço,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Fandango » 03 Nov 2008 08:46

É isso aí, acho que mais barato do que um resistorzinho e uma entrada ADC de um microcontroladorzinho com LCD não tem.
Jogando a entrada em corrente no resistor (converte para tensão) e numa porta ADC, fica facinho.
Aliás, se usar uma porta de ADC de 10 bits (por exemplo de um ATmega8) terá 1023 níveis do seu navio, mas acho que nem dá para refletir isto no LCD, é muita coisa (hehehe).
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 03 Nov 2008 11:28

Fazer a conversão 4-20mA para 0-5 V é fácil, pois recentemente fiz várias usando o RCV420(pouco mais que R$20,00 na FARNEL).

Mas quanto ao resto não sei.. e é aí que quero parceria..

Mas pelo que entendí, quando aumentar o sinal do transmissor não será o navio que vai descer mas sim a linha do mar que vai subir...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Fandango » 03 Nov 2008 14:20

É isso aí Haroldo, acho que variar a linha é o mais simples. Aliás, me parece que o mais caro aí vai ser o LCD gráfico, porque de resto (em termos de hardware) vai quase nada. Quer dizer, estou supondo que se trate apenas do monitoramento desses sinais de 4 a 20mA.
O software também não é complexo e, dependendo do microcontrolador que utilizar, tem um monte de rotinas prontas na Internet. Aí é só adequar e complementar.
E quanto à fonte de alimentação? O teu hardware vai na tomada ou usará bateria?
Creio que o ideal é tu postar as especificações para que a turma possa te dar orientações mais específicas. Aliás, não entendi direito, tu queres desenvolver ou queres pagar alguém para desenvolver?
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 03 Nov 2008 15:25

fandango. Eu pretendo desenhar um navio no tamanho da tela(quase) que estará flutuando na água( é evidente pois não é avião nem submarino), e de acordo com o sinal de entrada, este navio afundará o bico se o transmissor do bico do navio(calado de vante) informar que o navio está ¨afundando¨ por VANTE.

Caso o transmissor de RÉ informe que o navio está recebendo mais carga nos tanques de RÉ, o navio se inclinará para RÉ.

Isso é percebido pelos oficiais que reprogramam a operação, distribuindo a carga para que o navio fique sempre equilibrado. Entendeu?

Outra tela deverá me mostrar o navio visto pela traseira, por RÉ, e aí nesse caso se o transmissor do lado esquerdo, BB, informar que o navio está inclinado erradamente(ADERNADO), A FIGURA NA TELA DEVERÁ SE INCLINAR acompanhando o sinal de entrada e eu acho que 250 posições está de bom tamanho.

esta tela terá ainda 6 displays, espalhadas em volta da figura do navio, e estes displays indicarão então, em centímetros, o quanto o navio está imerso. teremos:
Indicação de VANTE
Indicação de RÈ
Indicação de BB(bombordo)
Indicação de BE(Boreste)
Indicação de BANDA( diferença entre BB e BE)
Indicação de TRIM(diferença entre AV(vante) e RÉ(traseira).

Eu deveria saber fazer, pois já estudei esses s negócio0s todos, mas na verdade nunca pratiquei. Fiz um curso na ELIPSE e já esquecí quase tudo.

Fiz curso de programação de PLCs e já esqueci quase tudo e quanto a usar uP, estou ainda aprendendo...na verdade não tenho tempo para evoluir por isso -´preciso de ajuda para essas áreas.

Alimentação: Pode-se( e deve-se) utilizar a fonte de 24 VCC do navio, para obtermos as demais tensões necessárias do HARDWARE.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Fandango » 03 Nov 2008 16:13

Agora ficou mais claro Haroldo, e creio que compreendi a tua necessidade.
Acho que de fato não precisas de um PC com desenvolvimento em alto nível, telas coloridas e essa coisas todas, não é isto? Uma tela de LCD gráfico com um hardware dedicado por trás, alimentado por 24Vcc seria suficiente? Como se fosse um instrumento de painel? :wink:
De ser isto, então acho que ficaria mais decente um desenho mesmo (tipo um bitmap) das vistas lateral e traseira do navio, e a linha dágua ficaria fixa, quem inclinaria seria o navio. Só que não creio que dê para mostrar inclinações com tantos passos, mas como existirão as indicações numéricas dos instrumentos, isso não me parece um problema (a menos que exista uma especificação estrita a respeito). Quatro ou cinco inclinações seriam suficientes (pouquinho, um pouco mais, razoavelmente inclinado, mais inclinado ainda, quase afundando)?
Se for algo assim, então creio que aqui no forum poderemos ir te auxiliando a medida que precisares :) . Me parece um projeto "bonitinho" e legal de fazer (desculpe a viadagem, mas a medida que vamos ficando mais velhos, achamos as coisas mais interessantes... hehehe :lol: ).
Tens problemas de prazos ou é algo meio descompromissado?
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 03 Nov 2008 17:43

Olá fandango, o prazo era para dois anos atrás..EH,EH.

mas como estou sempre reparando esse sistema, estou sempre mexendo com ele e provavelmente daqui há uma semana mais uma vez estarei trabalhando nesse navio.

Atualmenente os indicadores de BANDA E TRIM estão inoperantes e pra reparar vou ter que fazer uma placa eletronica nova. essa placa faz uma soma analógica dos sinais de AV e A RÉ e envia sinal para um display...

Não estou a fim de fazer essa placa não.

estou a fim de fazer esse projeto e levar à gerencia técnica do ARMADOR(Sou prestador de serviços apenas), que é o cliente que poderá aprovar essa modificação no projeto atual.

Em resumo, pressa pra ganhar dinehiro é sempre bom, não.

Agora show de bola se o navio pudesse se amostrar de uma forma virtual , com muitas mais posições o que na verdade está acontecendo com ele. Poucas posições não criará o impacto que eu desejo..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Fandango » 03 Nov 2008 19:56

É que para exibir o desenho em tantas posições precisarias de um LCD gráfico com uma resolução do K7. Aí o bicho seria usar um LCD de notebook com interface LVDS, e o teu hardware de 200 pilas iria para um hardware de asdfjlljhaslfhdpiuwe pilas. Se não tiveres restrição de custo... Aliás, quantas unidades precisas fabricar? Se for só um protótipo para esse navio, podes comprar um LCD desses no desmanche (hehehe).
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 04 Nov 2008 08:42

Na verdade verdadeira, nem sei se esse projeto será aceito pela gerencia técnica do ARMADOR. Acredito que sim e poderá ser para tres navios primeiramente, mas com possibilidade de ir instalando em mais dezenas de navios na Cia e poderia ser vendido e instalado para as outras dezenas de PETROLEIROS que o Brasil estará, está começando a construir, ainda tem as Plataformas.

Uma pergunta...Para movimentar um bloco no ELIPSE em tantas posições, não seria só programação de muitas telas se sobrepujando??

Algo parecido com um TAG somente e uma centena de SET POINTS e a cada SET POINT alcançado pela variável uma tela apareceria, ocuparia o lugar da anterior??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Fandango » 04 Nov 2008 09:05

Olha Haroldo, eu nunca mexi com Elipse, então não faço idéia. :oops:
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 04 Nov 2008 09:22

fandango, ELIPSE é um Software muito utilizado para amostragem de processos industriais, processos de automação predial, etc.
Serve tanto para amostragens como para controles automáticos, alarmes, históricos, tendencias, etc.

Se voce tiver curiosidade pode dar olhada em www.elipse.com.br.

Já fiz alguma coisa com ELIPSE há alguns anos atrás.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor jean » 04 Nov 2008 12:28

ola Haroldo

nós aqui na empresa trabalhamos com Elipse e com CLPs, somos uma empresa de automação industrial.
Caso tenha interesse entre em contato em pvt automacao@tecnocontrol.ind.br
Vamos conversar a respeito desse seu projeto.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos