Circuito de proteção de circuito telefônico

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito de proteção de circuito telefônico

Mensagempor Emerson » 23 Nov 2006 08:21

Estou precisando de um circuito de proteção para entrada de circuito telefonico de um PABX. Esse circuito deve suportar os testes de homologação da ANATEL. Se alguém tiver conhecimento ou souber de sites ou livros e puder postar aqui no fórum eu agradeço.

Obrigado

Emerson
Emerson
Nibble

Mensagempor barboza » 27 Nov 2006 15:59

Para isso existe varias premissias.
Já tentou eng. reversa?
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor zielpunkt » 28 Nov 2006 09:20

Emerson,

Para obter homologação vc pode contar com varistores, centelhadores à gás tripolares, PTCs, resistores, etc, em várias configurações para atender a norma da Anatel. Aconselho vc pesquisar a partir de produtos homologados existentes no mercado (tipo Intelbras, por ex), a fim de não reinventar a roda e ganhar tempo. Uma coisa é certa: é mais fácil atender a norma do que conviver com os problemas de transientes quando o equipamento inicia a sua vida no mercado - ai a teoria normalmente cai por terra. Tem alguma coisa interessante nesse link: http://massis.lcs.mit.edu/telecom-archi ... ge.protect

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Emerson » 28 Nov 2006 12:46

Muito obrigado pelo sua resposta. Vou verificar o link que você me enviou.

Até mais

Emerson
Emerson
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 29 Nov 2006 20:48

acho que o mais certo eh vc pesquisar na anatel o que eh efetivamente testado, pois o equipamento sobreviver a um raio eh a menor das preocupacoes deles. por exemplo, voce tem que garantir que o proprio sinal de RING, que normalmente esta acima de 70VAC e eh necessario para a operacao normal de um PABX, nao mate o usuario eletrocutado! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fenix3 » 29 Nov 2006 22:05

Se voce quer realmente proteger de um RAIO... vai ser muito dificil... vai depender do metodo de instalacao de um sistema de aterramento muito eficiente...acho que o nome que as operadoras dao ao protetor eh PSTN.

Engenharia reversa eh uma tentativa, mas dependendo do modelo que voce escolher para analizar so piora as coisa, faca uma pesquisa dentre varios modelos existentes e analize bem cada um deles, cada um tem seu metodo, ai vai dar para entender melhor os problemas...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Emerson » 30 Nov 2006 06:37

Muito obrigado pelas dicas pessoal. Estou levando em consideração todas as hipóteses levantadas aqui no fórum.

Até mais

Emerson
Emerson
Nibble

Mensagempor barboza » 30 Nov 2006 07:07

fenix3 escreveu:
...acho que o nome que as operadoras dao ao protetor eh PSTN.

...

PSTN = Public Switched Telephone Network = Rede telefonia fixa pública.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Emerson » 30 Nov 2006 13:37

O nome PSTN (Public Switched Telephone Network) também é referenciada no Brasil como STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada). O nome do circuito protetor com certeza não é esse, se houver nome eu desconheço.

Até mais
Emerson
Nibble

Mensagempor zielpunkt » 30 Nov 2006 14:50

A norma Anatel não especifica circuitos ou dispositivos que devam ser aplicados em determinado produto. Apenas procura garantir que o equipamento conectado à rede telefonica publica (PSTN) possua caracteristicas compatíveis com a mesma nos quesitos de impedância, desempenho acústico, sinalizações, níveis e proteções elétrica e acústica. Com referência à dúvida do colega, a norma diz:

5.10.2 Proteção contra Transientes
– Os equipamentos terminais devem suportar, sem alterar suas características, 3 descargas positivas e 3 descargas negativas, entre os fios “a” e “b”, com os seguintes valores:
a) 1500 Vp, com 10 ms de subida por 700 ms de descida, para aparelho telefônico com tecnologia eletrônica;
b) 600 Vp, com 10 ms de subida por 700 ms de descida para os demais equipamentos terminais

Percebe-se claramente que a norma não é muito crítica em termos de simples enquadramento. O que eu disse ao colega foi no sentido de garantir situações de usabilidade do equipamento que ele está (?) desenvolvendo pois, se não prover ao mesmo uma rede adequada de proteção contra os diversos tipos de transiente aos quais este ficará exposto, certamente ele terá que faze-lo em algum momento, devido ao elevado índice de ocorrências desse tipo, o que tornaria o produto um fracasso comercial.

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Emerson » 04 Dez 2006 12:49

zielpunkt,

Valeu pelas dicas dadas.

Até mais
Emerson
Nibble

Mensagempor fabim » 08 Dez 2006 08:19

bom sei que ja ta meio OFF.
Mais trabalho em uma empresa que fabrica DPS. E para telefonica quanto dados etc.
Ten-se a anos a ideia de módulos Hibridos de proteção, nomeados como clases ou numeros de 1 a 3 e a ...C.
Em sistema de dados ou audio"telefonia" para uma proteção robusta e eficiênte, a primeira coisa é o sistema de aterramento, sem aterramento sem proteção, pois o terra é a referencia para o escoamento do transiente induzido ou direto nas vias metalicas protegidas.

Varistores aplicados a linhas de telefonia, é suicidio. Lentos alta capacitância e curta vida útil dependendo do caso.
É necessario um ceifador para corrente "centelhador a gás" no primeiro estágio em serie com condutores um componente que crie um retardo ou simplesmente ofereça uma alta resistencia para passagem de corrente no momento da atuação do ultimo estágio, e por fim um tranzorb 1,5KE..... O tranzorb é extremamente rápido robusto e de baixissima capacitância.

Pode dar uma olhada no site.
www.proenergysafety.com.br
download's

Abraços;

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Emerson » 08 Dez 2006 09:04

Fabim,

Valeu mesmo pelas dicas. Foram muito úteis.

Até mais,

Emerson
Emerson
Nibble

Voltar para Circuitos Diversos