Leitura de resistencia em serie com capacitancia com micro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Leitura de resistencia em serie com capacitancia com micro

Mensagempor leandrosilva » 20 Nov 2008 20:51

Pessoal preciso utilizando um microcontrolador fazer a leitura do valor de um resistor em série com um capacitor. A faixa da resistencia vai de resitencia é de 50 ohms a 1000 ohms, e a faixa de capacitancia é de 10nF a 100 nF.
Alguem tem alguma ideia de como posso fazer essa leitura de valores?
leandrosilva
Bit

Mensagempor MOR_AL » 20 Nov 2008 21:34

Olá leandrosilva.

Existem diversas maneiras.
Uma delas:
1 - O valor do resistor.
Com um gerador de sinal senoidal, aplique um sinal de 1 Vca em um divisor de tensão, formado por um resistor de, digamos 330 ohms, e o seu resistor (R?) com o capacitor (C?) a serem identificados.
Monitore a tensão de saída (de preferência em um osciloscópio) entre os dois componentes, e aumente a frequência do gerador. Vai chegar em um ponto em que a tensão não cairá apreciavelmente. Nesta situação, a queda de tensão no capacitor seria nula, restando um divisor resistivo. O valor do resistor seria:
R? = 330 * V0 / (1 - V0).
Se R? der próximo a 50, refaça a medição com um resistor de 47 Ohms e substitua os 330 por 47na expressão. Vai ter maior precisão. Se R? der próximo a 1000, refaça a medição com um resistor de 1000 Ohms e substitua os 330 por 1000 na expressão. Vai ter maior precisão.
2 - Capacitor. Já com o valor do resistor (R?) conhecido, substitua o valor do resistor de 330 Ohms por um de 10*R?. Mantendo a tensão do gerador em 1 Vca, altere a frequência do gerador até que você obtenha 0,707 Vca no divisor (10R? com R? + C?). Chame a frequência que isso ocorre de Fc. O valor do capacitor será:
C? = 1 / (2*pi*Fc*11*R?)
A precisão destes valores vai depender da precisão de suas medidas, que é função da precisão de seus equipamentos, além do fato destas expressões serem aproximadas. Uma análise correta é possível, porém envolveria um trabalho maior, que acredito, desnecessário. Acho que o erro dos instrumentos seriam superiores ao erro das expressões.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 21 Nov 2008 17:48, em um total de 2 vezes.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Nov 2008 21:36

Você terá que medir a defasagem da corrente .

trabalhar com número complexo.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Nov 2008 08:25

Olá Djalma. Tudo bem?

O procedimento que usei trabalhou com números complexos. Deste modo aí já não seria necessário medir a defasagem da corrente, nem mesmo a corrente. Apenas a tensão.
Eu ainda tenho dúvidas se o Leandrosilva quer mesmo medir o valor de uma resistência em série com um capacitor, ou se é uma resistência em PARALELO com um capacitor :?:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Nov 2008 15:32

Ele fala R C em série . Vamos aguardar que retorne com a confirmação.

O mais difícil no presente caso é que tanto R quanto C são variáveis.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 21 Nov 2008 17:18

Pessoal preciso utilizando um microcontrolador

Acho que ele quer isso através de um micro.

Existe ANs de várias empresas para medir resistência e capacitâncias. No site da MChip tem AN512 e outras similares a essa. De forma similar a medir o R dá para medir o C. Basta inverter a posição usando outras portas.
AN611 capacímetro da MicroChip.
Estes métodos usam a constante de tempo RC medido através do timer do chip. Bem simples e direto.

Obviamente sendo através de um micro ou não os métodos sugeridos de alguma forma serão usados.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Nov 2008 19:04

Olá pessoal. Cometi um engano na minha postagem anterior. A expressão correta inclui a parte em vermelho. Grato.
Segue como cheguei às expressões. Tentei colocar apenas o link, mas ao chamá-lo a imagem fica muito ruim. Desta forma ficou legível.
Imagem

RobL.

Vou verificar as AN que você mencionou, talvez eu esteja enganado, porém, quando a impedância é formada por um componente ativo (R) e outro reativo (L ou C), fica bem mais difícil usar o método das constantes de tempo e ondas quadradas. Posso estar enganado, vou verificar...

Ok! Editando esta mensagem.

Verifiquei as duas AN's (AN512 e AN611).

A AN512 trata da medida de resistência pura, sem outro componente em série ou em paralelo. O método é simples. Mede o período de tempo para que um resistor padrão chegue até uma determinada tensão. Depois faz a mesma coisa para o resistor de valor desconhecido. Por meio de uma operação de multiplicação e divisão se chega ao valor do resitor.

A AN611 Mede OU um resistor, OU um capacitor. Não mede a associação série de resistor E capacitor.

Conforme o RobL lembrou, o Leandrosilva deseja medir o resistor em série com o capacitor COM O AUXÍLIO DO PIC!!!

Acho que ele está com um bom (e trabalhoso) problema nas mãos. :lol:

Aliás Leandrosilva, dê um retorno para conhecermos seus comentários!

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos