Olá pessoal. Cometi um engano na minha postagem anterior. A expressão correta inclui a parte em vermelho. Grato.
Segue como cheguei às expressões. Tentei colocar apenas o link, mas ao chamá-lo a imagem fica muito ruim. Desta forma ficou legível.
RobL.
Vou verificar as AN que você mencionou, talvez eu esteja enganado, porém, quando a impedância é formada por um componente ativo (R) e outro reativo (L ou C), fica bem mais difícil usar o método das constantes de tempo e ondas quadradas. Posso estar enganado, vou verificar...
Ok! Editando esta mensagem.
Verifiquei as duas AN's (AN512 e AN611).
A AN512 trata da medida de resistência pura, sem outro componente em série ou em paralelo. O método é simples. Mede o período de tempo para que um resistor padrão chegue até uma determinada tensão. Depois faz a mesma coisa para o resistor de valor desconhecido. Por meio de uma operação de multiplicação e divisão se chega ao valor do resitor.
A AN611 Mede OU um resistor, OU um capacitor. Não mede a associação série de resistor E capacitor.
Conforme o RobL lembrou, o Leandrosilva deseja medir o resistor em série com o capacitor COM O AUXÍLIO DO PIC!!!
Acho que ele está com um bom (e trabalhoso) problema nas mãos.
Aliás Leandrosilva, dê um retorno para conhecermos seus comentários!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain