No-Break e Tempo de Transferência Longo

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

No-Break e Tempo de Transferência Longo

Mensagempor Pask » 21 Nov 2008 07:23

Amigos, uma ajuda de vocês. Terminei de construir um no-break do tipo OFF-LINE com estabilizador incorporado e o mesmo funcionou bem. Mas, está havendo um problema que não estou conseguindo resolver. Ao puxar o plug da rede para desconectar o no-break, a carga ligada na saída fica, aproximadamente, 50 ms sem energia antes do inversor entrar em operação. Fiz um teste no meu PC e o mesmo reinicializa sempre que eu tiro o plug da tomada e, quando não reinicializa, ele trava devido ao tempo de 50ms sem energia! Esse tempo é uma eternidade para um no-break e não deveria ser superior a 10 ms! Acontece que, fazendo a simulação do código fonte que está gravado no PIC que controla tudo, o tempo de transferência é menor do que 1ms! Também informo que fiz um projeto que só utiliza um relé para isolar a entrada de rede da saída quando em "modo bateria" e não é este relé que está causando o problema!
Informo também que tenho um outro trafo exclusivo e independente somente para fazer a recarga das baterias, que não afeta em nada esta parte do circuito!
Alguém poderia me dar uma ajuda com esse tempo de transferência rede/bateria ?
Um abraço.
Pask
Word

Mensagempor Budzinski » 25 Nov 2008 16:16

Não deve ser o relé, pois em média demoram 10mS para atracar... Isso dá menos de um ciclo.

Att.
Vicente
Budzinski
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 25 Nov 2008 17:06

Do que posso ajudar:
- voce tem que ler no minimo 32 pontos da onda senoidal e usar para decidir se entra ou não em modo inversor;
- a rede não cai de uma vez, existe cargas capacitivas e indutivas que podem sustentar alguma tensão residual , por isso tem que usar a senoide e um valor bem proximo do limite tipo 95Vacrms, com isso se voce ligar uma carga proximo ao nobreak ele acabara entrando em modo bateria, o meu entrava junto com a geladeira, por exemplo.
- o inversor tem que entrar sincronizado com a rede ou ira voar pedaços de mosfet para todo lado;
- o inversor no momento da entrada ira pegar os capacitores da fonte chaveada do PC com carga baixa, por isso é interessante entrar com uma tensão alta tipo 135Vacrms e depois estabilizar em 115Vacrms.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 25 Nov 2008 21:25

A carga capacitiva mencionada pelo Edson seria o meu palpite.

A propósito, já vi um No-break com um barramento de 24v, mas o rele de comutação Inversor/Rede era de 12v, com uma resistencia em série com a bobina.

Nunca parei pra pensar melhor a respeito, mas talvez isso fosse para melhorar o tempo.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ffcprog » 26 Nov 2008 07:20

Isto está me cheirando, à detector de tensão.
Como você está medindo a tensão AC da rede, para decidir que deve entrar com o inversor ?

....
ffcprog
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Nov 2008 14:52

Outra coisa toda a parte de contrôle e oscilador devem estar funcionando initerruptamente.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Pask » 27 Nov 2008 16:04

Amigos, obrigado pela ajuda. Esse problema já foi resolvido.
Pask
Word

Mensagempor albertorcneto » 28 Nov 2008 05:27

Pask, bota a solucao ai pra gente.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor Pask » 28 Nov 2008 20:01

Desculpem a demora em retornar amigos. O caso é o seguinte: eu estava baseando o chaveamento para inversor numa fonte com um grande capacitor de 100uF que demorava vários milissegundos para descarregar a ponto de o no-break reconhecer queda na rede. Então, passei a utilizar um sinal sem capacitor para "atrasar" esse reconhecimento e ele agora é imediato.
Resumindo: antes, o capacitor atrasava o reconhecimento de saída da rede e o circuito demorava para entender isso; agora, o reconhecimento ocorre em menos de 10ms, pois o sinal que informa isso ao PIC não possui capacitor para atrasá-lo no reconhecimento.
Espero ter ajudado.
Pask
Word

Voltar para Circuitos Diversos