Qual um bom AmpOp para termopar?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Qual um bom AmpOp para termopar?

Mensagempor Haroldo Coelho » 29 Nov 2008 14:22

Estou no começo de um circuito amplificador de termopar.

Sei que existem vários CIs específicos para isso, como INA122(carinho) e achei agora o OP07(R$4,00 na Farnel)..mas algúem já fez um circuito semelhante...então qual seria um CI melhor?

A maioria dos circuitos que já ví usam um outro sensor caro(como PT-100) para fazer a compensação da temp da junta fria...

No data sheet do OP07 mostra um circuito que utiliza um outro termopar para a junta fria...acho que é a melhor solução...

Enfim...alguem opina sobre isso...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Abuda » 30 Nov 2008 07:39

Utilizo OP07 com compensanção da junta fria feita por um LM35.

Toda compensação é feita por software. O LM35 deve ficar ao lado do conector do termopar na placa.

Utilizo esta topologia a alguns anos em fornos para protéticos que vão da temperatura ambiente até 1200C.

Qualquer dúvida entre em contato.

Até logo.
Abuda
Byte

Mensagempor enigmabox » 30 Nov 2008 09:48

Uma opção mais nova ao OP07 é o OP27 ou OP270 que é duplo.
Pode ser usado também os da linha TL074 e outros da Texas Inst.
Já vi varios Pirometros utilizarem até diodo de sinal como 1n4148 como compensação de temperatura ambiente.
enigmabox

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Nov 2008 11:09

Melhor usar um ou dois TL071 que tem ajuste de Off set.

É preferível dois A. O. que um com alto ganho, fica mais estável.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 30 Nov 2008 15:52

esse circuito aparece no datashhet do OP07...será que é tão simples assim...um termopar , o da junta fria em oposição ao termopar da junta quente, dessa forma somam-se as diferenças e joga-se no AmpOP... depois é só usar mais um ampOp para terminar de amplificar...

Quer dizer, não é necessário fazer dois circuitos amplificadores, um para o termopar da junta quente e outro amplificador para o sensor de temp da junta fria???

Imagem
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 30 Nov 2008 22:06

Olá Haroldo.

Como a variação de temperatura é bem lenta, teoricamente qualquer AO poderia servir, pois todos possuem um alto ganho de tensão em malha aberta, suficiente para usar um bom ganho em malha fechada e manter uma reserva na realimentação.
Agora, como o sinal gerado no termopar é bem pequeno, este AO deve possuir uma pequena tensão de offset. Também se ajusta o offset para uma temperatura baixa, quando a tensão na saída do AO deve ser bem baixa, aparecendo assim a tensão de offset na saída.
Uma compensação de temperatura pode ser feita com qualquer diodo (de silício) para pequenos sinais. Além de compensar para uma temperatura, ele pode compensar também para temperaturas ambientes (entre 10 e 80 graus aproximadamente). A tensão no diodo de silício varia -2mV/grau Célcius.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Dez 2008 08:37

Haroldo Coelho escreveu:esse circuito aparece no datashhet do OP07...

Esse circuito esta na configuração Subtrator, me parece, R1 = R2 = R3 = R4

Ganho da entrada inversora é: - R3 / R1 logo: - 1

E ganho da entrada não inversora é: 1 + R3 / R1 = 2
Como a tensão da junta fria esta dividida por 2, através de R2 + R4, resulta ganho = 1

E a Saída do Op07 = Junta Quente - Junta Fria

Logo ganho unitário. Além do mais esta para aplicação científica, onde a junta fria deverá estar imersa em gelo fundente ( zero °C).
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 01 Dez 2008 17:55

Djalma, diz aí...No caso de um termopar tipo K - cromel alumel, que gera 20,64 mV a 500 graus, ( e gera 0,00 mV a 0,0 graus)como ficariam os valores de R1,R2,R3 e R4 para eu ter uma amplificação x10, para que eu tenha 206,4 mV? aproximadamente.

Poderia eu usar os dois termopares tipo K, sendo que eu ( existem termopares baratinhos ) poderia deixar um termopar pequenininho na placa de CI para compensar a temperatura ambiente, a temp da junta fria. E através de ajuste de zero na amplificação, ajustar a minha placa como se a temperatura ambiente do meu laboratório fosse 0,0 graus...não poderia?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Dez 2008 18:35

Haroldo Coelho escreveu:Djalma, diz aí...No caso de um termopar tipo K - cromel alumel, que gera 20,64 mV a 500 graus, ( e gera 0,00 mV a 0,0 graus)como ficariam os valores de R1,R2,R3 e R4 para eu ter uma amplificação x10, para que eu tenha 206,4 mV? aproximadamente.

Para amplificar 10 vezes um estágio adcional com Amp. operacional .

Mas, veja bem o Termopar gera tensão quando há diferença de temperatura entre sua junção e as extremidades dos fios dele.
logo ele irá gerar zero Volts a temperatura ambiente e não a Zero Grau.

Cientificamente as extremidades livres são imersas em gelo fundente (cada uma) . Esse circuito seu é uma adaptação de um segundo Termopar para usar apenas uma cuba com gelo.
Esta claro que isso não é prático para medição industrial ou comercial.
dai a razão de se usar a compensação de temperatura ambiente.
Esta pode ser até um termistor montado em ponte . Qualquer circuito que gere mV equivalente ao que o Termopar geraria a temperatura ambiente nas condições acima , isto é com as cubas de gelo.
Consulte as tabelas de tensão de seu termopar na faixa de temperatura ambiente, já que ele não é linear.

Certo ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 01 Dez 2008 18:55

está certo. Mas então esse circuito serviria para ranges de temperaturas acima da temp ambiente. Como por exemplo de 50 a 500 graus, certo?

Se quisermos medir temp ambiente, teremos que usar outro sensor e outro circuito amplificador e casar as influencias, os ganhos dos dois circuitos amplificadores, não é isso?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Dez 2008 19:00

Sim, mas alteração na temperatura ambiente se refletira como erro na sua medição . Essa é a questão.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Circuitos Diversos