enigmabox escreveu:Edison,
Um colega meu do trabalho ja fez curso na weg e diz que o pessoal é meio fechado em passar tecnologia, tanto, que está trabalhando com drives da Toshiba agora.
Conheço varios clientes do ramo grafico aqui em SP que não gostam de Weg, usam outros como Eurotherm, Telemecanique, Reliance, Siemens, etc.
Já usei conversores analogicos para motor DC da Weg e não tive problemas.
Pode ser que na linha nova, é mais vantagem, substituir do que reparar.
Eu tenho "obsoletado" ( eta palavrinha feia...) muitos conversores e motores CC nas máquinas , sendo a maioria tchecos e alemães, em função da facilidade de se trabalhar com inversores e motores CA.
No meu caso específico uma máquina conrolada por inversor "sofre" menos e trabalha mais macia que com conversor CA/CC.
Eu tenho optado por WEG em função do custo, e eles oferecem as funções de controle que preciso. Já trabalhei com Siemens e Telemecanique mas o custo ficou proibitivo e tem muitas funções que nem uso, não justificando a compra.
Ja os conversores geralmente são "caixas pretas" e não dão opções de ajustes, e sem falar dos motores CC , escovas que desgastam, ventilação forçada, filtro de ar ,são muito pesados,etc. Sem falar no custo e nunca tem à pronta entrega.
As máquinas offset mais modernas já estão vindo com inversor, mas tem muita velharia ainda rodando. ( sorte minha...)
Té mais...