Manutenção Inversores de Frequência

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Manutenção Inversores de Frequência

Mensagempor Roco » 02 Dez 2008 17:51

Olá boa noite.

Atualmente realizamos alguns consertos de Inversores de Frequência porém nada de problema complexos, pois sabemos que falta conhecimento ou talvez equipamentos....

Gostariamos de fazer manutenção a Inversores há qualquer nivel de defeito porém hj não esta sendo possível , gostaria de uma dica do que seria necessario para engreçar neste negocio..

Quais conmhecimentos ajudam, cursos , equipamentos , etc..

Grato.
Roco
Nibble

Mensagempor enigmabox » 03 Dez 2008 07:35

Geralmente os pequenos reparos são feitos na parte de alta tensão, isto é , no conjunto de tiristores ou igbt, filtros, optoisoladores, etc
Se o dano ocorrer na placa logica atingindo a CPU/MPU fica dificil. Pois vc pode até encontrar o microcontrolador ou cpu, mas não conseguira programar a rom ou a flash utilizada.
Tem alguns inversores que vem com peças remarcadas que não podem ser encontradas. Me disseram que alguns inversores da linha WEB são descartaveis, queimou, vai pro lixo!
O melhor é entrar em contato com o fabricante do inversor e ver se disponibilizam o esquema eletronico e te forneçam um treinamento de manutenção.
enigmabox

Mensagempor Roco » 03 Dez 2008 07:49

OLá enigmabox !!

É uma boa opção, vou ver se consigo algo. Se alguém possuir alguma sugestão + ficarei grato.
Roco
Nibble

Mensagempor edison » 03 Dez 2008 22:10

enigmabox escreveu: Me disseram que alguns inversores da linha WEB são descartaveis, queimou, vai pro lixo!

Eu trabalho com retrofitting de máquinas gráficas e na maioria dos casos uso inversores. O indice de manutenção neles é muito baixo mas quando ocorre ,a melhor opção é a troca por um novo pois o custo só compensa em inversores acima de 5 kW.
Só prá ter idéia me pediram R$ 600,00 para reparar um Siemens de 1kW quando um novo e mais moderno custa em torno de R$ 700,00.

Quanto aos da WEG considero de primeira linha para aplicações de média complexidade . Tem muita marca famosa por aí fabricado na RPC e algumas visivelmente "fundo de quintal"

Tive a oportunidade de conhecer a linha de produção da WEG ( em Jaraguá do Sul ) super moderna e garanto que são 100% nacionais.

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 05 Dez 2008 07:25

Edison,

Um colega meu do trabalho ja fez curso na weg e diz que o pessoal é meio fechado em passar tecnologia, tanto, que está trabalhando com drives da Toshiba agora.
Conheço varios clientes do ramo grafico aqui em SP que não gostam de Weg, usam outros como Eurotherm, Telemecanique, Reliance, Siemens, etc.
Já usei conversores analogicos para motor DC da Weg e não tive problemas.
Pode ser que na linha nova, é mais vantagem, substituir do que reparar.
enigmabox

Mensagempor edison » 07 Dez 2008 01:46

enigmabox escreveu:Edison,

Um colega meu do trabalho ja fez curso na weg e diz que o pessoal é meio fechado em passar tecnologia, tanto, que está trabalhando com drives da Toshiba agora.
Conheço varios clientes do ramo grafico aqui em SP que não gostam de Weg, usam outros como Eurotherm, Telemecanique, Reliance, Siemens, etc.
Já usei conversores analogicos para motor DC da Weg e não tive problemas.
Pode ser que na linha nova, é mais vantagem, substituir do que reparar.

Eu tenho "obsoletado" ( eta palavrinha feia...) muitos conversores e motores CC nas máquinas , sendo a maioria tchecos e alemães, em função da facilidade de se trabalhar com inversores e motores CA.
No meu caso específico uma máquina conrolada por inversor "sofre" menos e trabalha mais macia que com conversor CA/CC.
Eu tenho optado por WEG em função do custo, e eles oferecem as funções de controle que preciso. Já trabalhei com Siemens e Telemecanique mas o custo ficou proibitivo e tem muitas funções que nem uso, não justificando a compra.
Ja os conversores geralmente são "caixas pretas" e não dão opções de ajustes, e sem falar dos motores CC , escovas que desgastam, ventilação forçada, filtro de ar ,são muito pesados,etc. Sem falar no custo e nunca tem à pronta entrega.
As máquinas offset mais modernas já estão vindo com inversor, mas tem muita velharia ainda rodando. ( sorte minha...) :wink:

Té mais...
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 07 Dez 2008 08:45

Edison,

Das maquinas offset que instalei, por ex. a KBA tem eixo eletrico com drives e motores especiais da siemens.
Mas trabalho mais no ramo de rotogravuras onde a maioria é motor DC e nas ultimas maquinas de eixo eletrico, estão vindo com inversores Indramat, Siemens.
A unica vantagem dos motores DC é o torque em baixa rotação, que pode ser simulada também por um bom inversor com motor AC.
Outra aplicação que é dificil substituir os motores DC, são os trainos da maquina rotogravura. Já vi varias aplicações com motores AC+inversor, e não deram bons resultados como um conjunto motor DC+ conversor, mas acho isso foi devido ao torque e resposta do driver em mudar de um quadrante para outro, no seu funcionamento.
Agora, aplicações onde só se trabalha em um quadrante, por ex, motor principal de uma máquina, todos estão atualmente, convertendo e usando motores AC.
Outra grande vantagem, como vc disse, é a baixa manutenção dos motores AC.
enigmabox

Voltar para Circuitos Diversos