Precisão dos 60Hz da rede elétrica. Dá para confiar?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Precisão dos 60Hz da rede elétrica. Dá para confiar?

Mensagempor lpagano » 23 Nov 2006 16:13

Galera,
Tô com uma dúvida cruel: muita gente do ramo me fala que se você pegar os 60Hz da rede elétrica para ter uma base de clock é fria pois ela varia muito. Se variar, instabiliza a rede.
O outro lado disso é que eu fiz um relógio simples e o clock é da rede elétrica. Nunca tive problema de atrasos ou adiantamentos.

Fica a pergunta. É ou não é preciso os 60 Hz da rede?

Valeu!
lpagano
Byte

Rede de 60 Hz

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 23 Nov 2006 16:22

Fiz um estágio na Eletrosul. O chefe foi mostrar como interligar 2 geradores. Tem que ter a mesma frequencia e pior, mesma fase. Ficaram nervosos e deu pane.
As redes estão interligadas. Acredito que é mais confiável do que um cristal.
Fica a espera para outros dizerem algo.
Rogerio Brasiliense
Bit

Re: Rede de 60 Hz

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2006 16:39

Eu soube que leva dias até o rotor estabilizar na rotacao definitiva.
Só por aí dá pra supor que o sistema é preciso...
andre_luis
Dword

Mensagempor JeanPaul » 23 Nov 2006 16:45

Certeza,

O controle da frequência é muito mais rígido que o da amplitude. A margem de variação da frequência é muito pequena, isso pra evitar instabilidade no sistema e permitir a interconexão de diversas áreas.

Só vai ter problema se faltar luz. :lol:

Jean Paul.
JeanPaul
Byte

Mensagempor jose ivan » 23 Nov 2006 18:39

A frequencia é precisa sim, a algum tempo visitei uma pequena usina no interior de minas e me lembro que me mostraram o painel de controle e tinha ums frequencimetros ainda eletromecânico, daquele que tem umas laminas que vibram, e a frequencia não variava quase nada, mais quando a comporta era fechada para manutenção levava algumas horas para estabilizar de novo, acredito que hoje com equipamentos utras modernos seje ainda mais preciso
jose ivan
Bit

Mensagempor Luiz Carlos » 23 Nov 2006 18:59

a frequencia eh extremamente estavel, isso nao ocorre com a tensao...eh tao estavel e podemos dizer que eh um padrao assim como o dolar (lastro) eh para economia mundial....pode trabalhar sem medo...inclusive dividi-la ate 1Hz....
Luiz Carlos
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Nov 2006 19:39

Putz frequencimetro eletromecânico ultra sensivel.

Inicialmente seria necessário saber qual o grau de precisão esperado, na verdade não se fala em precisão e sim em variação, tipo tantos "triscosegundos" por outra unidade de tempo.

Para um relógio digital residencial, de rua, por exemplo, é suficiente.

Qto a conecção de uma turbina em funcionamento à rede, o que ocorre é que ela deve estar em perfeita sincronia (pico-a-pico), caso não esteja, ela funciona como um motor, e ai a coisa fica muito feia, o chão estremece, e a turbina literalmente tenta sair do lugar.

Isso ocorre mesmo com diferença de poucos graus, porem... há várias maneiras de acertar o sincronismo, até coisas muito simples como uma simples lâmpada conectada com uma ponta em uma fase da rede e a outra em uma fase da turbina quando houver o sincronismo ela apaga totalmente (claro que se deve usar uma coisa mais sensivel como um voltimetro, foi um exemplo apenas para explicar o processo).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor jose ivan » 23 Nov 2006 20:52

E não é que fabricam isso ainda em plena era digital vejam

http://www.house-tech.ind.br/kron_instr ... mico1.html
jose ivan
Bit

Mensagempor zielpunkt » 24 Nov 2006 20:17

Há tempos atrás muitos fabricantes renomados utilizavam a frequencia da rede como base de tempo em seus relógios digitais. Penso que dá pra confiar, dependendo da criticidade da tua aplicação. Agora, tem que levar em conta que se na ausencia desta vc precisar de no-break pra alimentar o circuito, dançou.

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor jose ivan » 24 Nov 2006 20:32

Me lembrei de um modulo fabricado pela National semiconductor, para relogios digitais, o famoso MA1023, cuja a afrequencia base era retirada da rede,mas tinha uma entrada para voçe ligar um oscilador operado por uma bateria de 9 volts caso acabasse a energia, eu montei varios relogios com esse modulo, e funcionavam bem, dava até para mudar a frequencia de funcionamento, 50 ou 60 herts
jose ivan
Bit

Re: Precisão dos 60Hz da rede elétrica. Dá para confiar?

Mensagempor wil » 26 Nov 2006 11:12

lpagano escreveu:Galera,
Tô com uma dúvida cruel: muita gente do ramo me fala que se você pegar os 60Hz da rede elétrica para ter uma base de clock é fria pois ela varia muito. Se variar, instabiliza a rede.
O outro lado disso é que eu fiz um relógio simples e o clock é da rede elétrica. Nunca tive problema de atrasos ou adiantamentos.

Fica a pergunta. É ou não é preciso os 60 Hz da rede?

Valeu!

Depende muito da aplicação. O que é "variar muito?" Eu sei que a variação é de +/- 3% da frequencia nominal da rede 60Hz.

Se isso é muito, não vai servir para a sua aplicação, é óbvio. Para um simples relógio, isso funciona muito bem.

Wil
wil
Nibble

Mensagempor veioloko » 27 Nov 2006 10:20

Estive fazendo um dimmer digital microcontrolado e precisava pegar o zero cross da rede.

Fiz pesquisas e vi que a frequencia da rede pode variar até 5 porcento.
veioloko
Byte

Mensagempor brasilma » 27 Nov 2006 11:28

Uma curiosidade sobre este tipo de variação, é o sentido e duração dela, o que estou dizendo, é que se existir uma variação de 5%, por exemplo, para cima durante X segundos, e que depois seja compensada por uma ou mais de 5% para baixo, a somatória final será de 0% de variação.

Claro que tudo depende do caso, como tenho afirmado desde o inicio.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Luiz Carlos » 27 Nov 2006 19:46

fora isso, uma camera termica, um bom cristal em Y e circuitos divisores, aí vc tem uma frequencia sensivelmente estavel....
Luiz Carlos
Byte

Mensagempor __JEREK__ » 27 Nov 2006 23:38

Alguem poderia me dizer se os 60Hz é confiavel em ambiente com gerador??

aqui onde trabalho, a fábrica trabalha com energia da consercionária até as 18:00, ai passa para geradores. A frequencia gerada pelo gerador tem variação??
__JEREK__
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos