Monitor Philips 105S5

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Monitor Philips 105S5

Mensagempor Pask » 19 Jan 2009 18:55

Amigos, meu monitor TRC Philips modelo 105-S-5 apresentou o seguinte defeito: ele continua funcionando e apresentando imagem; porém, o quadro reduziu no sentido horizontal e esticou um pouco no sentido vertical e a imagem está mais escura (houve perda de cerca de 40% do brilho da tela). Ele estava normal e, de repente, ficou assim sem mais nem menos. Não se trata de um defeito intermitente. É um defeito permanente!
Eu consigo ver a imagem, mas ela está mais escura e reduzida nos cantos da tela.
Já abri o monitor para dar uma inspecionada e constatei que nada aquece e nem cheira mau. Não existe fumaça e nem estalos no circuito. O acionamento e a partida do monitor estão normais e ele obedece a todos os comandos do teclado de ajustes da imagem do painel. Todos os ajustes na imagem que tento fazer são executados normalmente.
Também localizei um ponto da fonte onde está indicada uma tensão de 75V e este valor foi encontrado. A tensão medida no filamento está em torno de 6,54V, o que é normal para um filamento de tubo.
Parece-me que a alta tensão é que está baixa ou o circuito horizontal está causando o problema. Talvez não seja a fonte a causadora do "mau" do monitor.
Se alguém já vivenciou algo parecido neste modelo de monitor ou em outro de outro fabricante e marca e puder me passar uma dica, agradeço imensamente.
Também consegui um esquemático de um monitor AOC que usa o mesmo chassi deste monitor. Mas, se alguém souber onde encontrar o esquema deste monitor exato, me informe.
Aguardo sua ajuda e obrigado.
Pask
Word

Mensagempor enigmabox » 20 Jan 2009 07:14

Acione no monitor no OSD, se houver, o retorno de configuração de fabrica.
Parece como vc diz, que ha algum consumo anormal no circuito horizontal, devido ao baixo brilho da imagem, pode ser algo no circuito ligado no secundario do fly-back que está consumindo em demasia ou o proprio fly-back está indo pro espaço, com baixa isolação no enrolamento de alta.
Não sei a quanto tempo vc vem usando este monitor. Digo por experiencia, que apos 3 anos de uso, já é bom verificar o estado dos capacitores eletroliticos da fonte chaveada e do ckt horizontal, pois com o tempo vão perdendo o valor.
Editado pela última vez por enigmabox em 20 Jan 2009 07:21, em um total de 1 vez.
enigmabox

Mensagempor Pask » 20 Jan 2009 07:20

Não se trata de um reset para ele retornar à configuração de fábrica. É um defeito no circuito mesmo. A questão que você falou do flyback pode ser verdadeira. Ainda não experimentei trocar o flyback.
Pask
Word

Mensagempor enigmabox » 20 Jan 2009 07:23

O fly-back, contem o triplicador interno, fica dificil medir com um multimetro o enrolamento da alta tensão. O que vc pode medir é entre o terminal de HV do fly-back em relação ao GND do monitor pra ver se tem alguma fuga no triplicador.
Veja tb se não há solda fria, principalmente nos circuitos que consomem mais corrente, horiz., Vert e fonte.
Vi em alguns sites que pode ocorrer problemas com a eeprom do monitor que guarda as configurações do monitor, ou na linha I2C de comunicação.
enigmabox

Mensagempor Pask » 20 Jan 2009 08:48

A questão das soldas frias está descartada, pois a placa está perfeita e o monitor tem somente 3 anos de uso.

A questão da fuga no triplicador ainda vai ser verificada.

A questão da EEPROM também vai ser vista.

Valeu. Depois retorno com as respostas.
Pask
Word

Mensagempor msamsoniuk » 20 Jan 2009 10:47

vc notou se ele tambem perdeu o foco dos pixels ?
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 20 Jan 2009 13:23

Marcelo Samsoniuk
PostPosted: Tue Jan 20, 2009 11:47 am Post subject:
vc notou se ele tambem perdeu o foco dos pixels ?

Pask,
Você não tá usando linux, por acaso?? Danifica o PC!! hehehe
:D

Se tiver um capacimetro não esqueça de verificar os cap. eletroliticos.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 20 Jan 2009 15:32

linux estraga o PC e nao eh mentira nao! :)

dah uma olhada:

http://www-uxsup.csx.cam.ac.uk/pub/doc/ ... /ch12.html

Be very careful when configuring your X Window System. Never start the X Window System until the configuration is finished. A wrongly configured system can cause irreparable damage to your hardware (this applies especially to fixed-frequency monitors). The authors of this book and SUSE LINUX AG cannot be held responsible for damage. This information has been carefully researched, but this does not guarantee that all methods presented here are correct and will not damage your hardware.

mas se alguem quiser testar eu tenho umas modelines de X para fazer 1280x960 pixels em monitores VGA standard :) hehehe

bom, um monitor meu, meio vagabundo e meio novo (uns 2 anos de uso) teve um problema estranho: ficou meio apagado e perdeu foco. obvio, eu nao entendo absolutamente nada daquele monitor (nao foi eu que projetei), mas sabia que todo monitor tinha um par de trimpots proximos ao flyback, que permitem justamente fazer regulagem de intensidade e foco. entao abri e ajustei para ele ficar mais claro e para ficar novamente focado.

ficou bom por uns seis anos e agora, de pouco tempo atras, ficou mais apagado. como tinha outra atoa, nem esquentei de abrir e tentar regular novamente... e hj em dia tb nao sei, as vezes eh mais jogo comprar um LCD novo, ficar juntando velharia eh coisa de gente que mexe com opensource neh.
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Pask » 20 Jan 2009 15:50

Amigos, a questão da possível fuga no triplicador do flyback já foi vista e não existe fuga nos diodos de AT do flyback (pelo menos aparentemente).
A questão da EEPROM também foi verificada. Ele usa uma memória 24C04 e ela foi trocada por outra e eu fiz o reset pelo ON SCREEN DISPLAY e também ficou na mesma.
O tubo é novo e não tem nada a ver com o problema, pois o monitor estava ótimo pela manhã e ficou ruim à tarde e de repente!
O que eu tenho observado é uma perda de brilho, perda de contraste, quadro reduzido nas laterais (porém, é possível corrigir a largura no ajuste do menu do usuário) e sem perda de foco; não há perda de foco na tela do monitor.
Também informo aos amigos que uso o Windows XP e não o Linux e que mexer nas configurações do Windows não tem nada a ver com o problema. Não é um problema de resolução nem nada disso.
Sinceramente, não sei mais onde mexer. Alguém sabe?
Pask
Word

Mensagempor enigmabox » 21 Jan 2009 07:56

Marcelo Samsoniuk,

Concordo, se não tiver um monitor multi-sync e com proteção, ao configurar errado o server X11, vc pode queimar o monitor. Isso ocorre geralmente com monitores mais antigos.
Eu já aposentei os CRTs, o ultimo que usei era um Daewoo de 15" tela plana, me serviu por 10 anos sem dar defeito. Hoje uso um LCD Philips 17", pra alegria dos meus olhos... e claro... para trabalhar com o Windows Vista ! :D
Tem varios monitores que apresentam mal contato nos potenciometros de Screen e Foco, no fly-back. Se não conseguir mais ajuste, o negocio é trocar o fly-back, já que seu monitor não é tão usado.
Se usar 24 horas por dia, o tubo dura de 3 a 4 anos, agora se usa de vez em quando o monitor o tubo pode durar uns 15 anos.

Pask,

Outra coisa que vc pode verificar na tensão secundaria do fly-back, geralmente por volta dos 150dc, depende do monitor, que alimenta a placa traseira do tubo, ou seja alimenta o ckt amplificador RGB, que contem transistores de potencia e/ou algum modulo de potencia RGB. Qualquer consumo anormal no secundario do fly-back pode resultar em uma carga sobre o ckt horizontal.
Outra coisa que já observei em alguns monitores, é o baixo ganho do transistor horizontal, isso ocorre quando o transistor tá pra queimar.
Verifique tb se a fuga nos capacitores que ligam o ckt horizontal no yoke(enrolamento horizontal), são varios capacitores de poliester, abaixo de 3uF de alta tensão.
Se tiver uma ponteira de alta tensão, seria uma boa medir o HV e o Screen do tubo que deve ser por volta dos 800 a 900Vdc.
Em alguns sites dizem que o 105S5 da Philips é o AOC 5EN.
enigmabox

Voltar para Circuitos Diversos