Interferência do transformador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Interferência do transformador

Mensagempor Cabomba » 26 Nov 2006 13:02

Olá, pessoal!

Estou montando uma fonte ajustável com um LM317, mas devido ao pequeno espaço da caixa, o regulador e demais componentes vão ficar bem perto do transformador.
Existe a possibilidade de a filtragem e regulagem da saída do LM317 ser afetada pelo campo magnético do trafo?
Cabomba
Bit

Re: Interferência do transformador

Mensagempor R.B.Sanchez » 27 Nov 2006 06:56

Bom dia.
Se o trasnformador estiver dimensionado e construtido corretamente, é difícil o circuito sofrer alguma interferência, porém, caso não esteja, componentes sensíveis que você utilize podem tornar-se instáveis, mas na filtragem e na regulagem, de forma robusta, este problema será significante apenas se a situação do transformador for muito crítica.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor phophollety » 23 Dez 2006 12:31

Não sei se o seu trafo foi projetado assim mas:

Trafos toroidais emitem e geram muito menos ruídos e histereses.
Se não for toroidal, aquela chapinha de cobre envolta do transformador bem aterrada evita muitos problemas e aterre tudo... se for para ter algum problema será um bem específico... :wink:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor andre_luis » 26 Dez 2006 15:52

Se for transformador de ferro silício, para 60Hz, nao terá muito problema.
Porém, transformadores de ferrite, para fontes chaveadas, tem sua indutancia calibrada pelo GAP, e esse espaço atua magneticamente como uma antena transmissora, para componentes próximos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Carlão » 26 Dez 2006 17:07

Transformadores em 60Hz induzem ruído. Especialmente em aplicações que envolvam áudio e vídeo. Se for com núcleo normal (chapa E/I), pior ainda, porque tem gap. Os toroidais, como citou o colega acima, diminuem o problema.

Outro detalhe é que núcleos de ferrite não necessariamente possuem gaps. Existem núcleos toroidais em ferrite também (nos módulos de potência para som automotivo, por exemplo).

Em qualquer caso, se realmente houver interferência do campo magnético do transformador, esta pode ser diminuida colocando-se uma chapa de material magnético (pode ser chapa de ferro), entre o transformador e o restante do circuito. Equipamentos de áudio/vídeo - HiFi - normalmente tem os transformadores colocados dentro de caixas metálicas, isolando-os do restante do circuito.

No caso do colega, no circuito de retificação e filtragem, não acho que vá complicar a saída. Mas, é bom verificar o resultado que vai dar no circuito a ser alimentado. Circuitos sensíveis, que trabalhem com baixo nível de sinal, podem ser afetados pelo campo magnético do transformador.
Carlão
Bit

Mensagempor phophollety » 31 Dez 2006 19:51

Apenas ampliando um pouco o comentário do Carlão...

Além de uma chapa no tranformador você pode fazer uma caixa de metal.

O problema seria refrigerção teria que se fazer furos com 1/5 da argura de onda de 60 HZ, mas ai seriam furos absurdamente grandes eheheh...

Então se der.. e se for nescessário enfiem o trafo dentro de uma caixa de chapa (0,3mm tá ótimo).... e ATERRE!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos