medir 4-20 sem desconectar o transmissor?Como?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

medir 4-20 sem desconectar o transmissor?Como?

Mensagempor Haroldo Coelho » 23 Abr 2009 13:18

Olá galera.
Existe um circuitinho dentro dos instrumentos industriais que possibilta a nós técnicos medir o sinal do intrumento(4-20mA) sem desconectar o fio. Não precisamos desconectar e inserir o miliamperímetro, pois existem dois terminais para TESTE.

Sei que fqz com diodo...mas tem mais alguma coisa...Alguém sabe como é.
Haroldo Coelho
Byte

Re: medir 4-20 sem desconectar o transmissor?Como?

Mensagempor fenix3 » 23 Abr 2009 14:13

Haroldo Coelho escreveu:Olá galera.
Existe um circuitinho dentro dos instrumentos industriais que possibilta a nós técnicos medir o sinal do intrumento(4-20mA) sem desconectar o fio. Não precisamos desconectar e inserir o miliamperímetro, pois existem dois terminais para TESTE.

Sei que fqz com diodo...mas tem mais alguma coisa...Alguém sabe como é.

Bom, mas medido tensao, ja da para ter ideia, pelo menos a variacao...se tem variacao!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 23 Abr 2009 15:39

É FENIX, mas eu estou querendo é medir corrente e com precisão, e não pode interferir no sinal real do transmissor...

Eu tinha um circuito desse nuns antigos manuais...mas até achar.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 23 Abr 2009 15:58

use um sensor hall colado no fio do loop. Vai ler a corrente exata que está circulando, sem inteferir nessa e sem interromper o loop.
marcelo_asm
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Abr 2009 19:20

Haroldo,

Tem problema não, coloque uma resistência em série (de baixo valor é claro) e leia a tensão sobre ela.

Isto não irá interferir no sistema, pois a saída 4-20mA é que controla o loop e mantem o valor sempre correto, esta é uma das vantagens desse sistema de transmissão, se o circuito de transmissão alterar sua resistência a saída compensa.

Testa e retorna ai.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 23 Abr 2009 19:24

brasilma escreveu:Haroldo,

Tem problema não, coloque uma resistência em série (de baixo valor é claro) e leia a tensão sobre ela.

Isto não irá interferir no sistema, pois a saída 4-20mA é que controla o loop e mantem o valor sempre correto, esta é uma das vantagens desse sistema de transmissão, se o circuito de transmissão alterar sua resistência a saída compensa.

Testa e retorna ai.

Abraços,
MArcos.

EXATO BRODER.
Exatamente por isto, ele é utilizado a longas distância, pois ele compensa a iresistencia de linha, com a corrente proporcional..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor eliandrostz » 24 Abr 2009 07:38

Olá Haroldo,

o seu miliamperimetro é colocado em paralelo com um diodo que está em série na alimentação, sem o miliamperimetro a corrente flui pelo diodo, ao colocar o miliamperimetro a corrente fluira por ele e desviara do diodo, porém a barreira do diodo não pode ser menor que 0,6V para não correr o risco da corrente circular pelo diodo e pelo miliamperimetro.

Eliandro
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble

Mensagempor Haroldo Coelho » 24 Abr 2009 08:58

A todos que responderam, obrigado. Mas o que me interessa mesmo é medir corrente e não tensão, assim a resposta do eliandrostz é a que me satisfez. È isso mesmo. Agente usa esse método para transmissor a dois fios, e aí medímos a corrente de entrada do transmissor, através de um diodo, que é a mesma corrente de saída.

Só que não resolveu meu problema, pois eu estou construindo um circuito, um módulo conversor mas que tem alimentação de 24 VCC, assim não dá para usar um simples diodo na alimentação do meu circuito conversor pois tem as perdas, como os os consumos dos Amp. Operacionais.

Da maneira que está, coloquei um diodo na saída, mas quando coloco um miliamperímetro em paralelo, ocorre um aumento da corrente de saída do meu módulo pois a queda de tensão de 0,6 V que existia antes com o diodo, quando ponho o miliamperímetro em paralelo, deixa de existir, e assim a corrente aumenta...

Não tem jeito, vou ter que bolar algo.

Tô pensando nessa queda de voltagem de 0,6 para ZERO..Isso será o meu START...Tipo um comparador de tensão. Isso chaveará um circuito anexo a fim de manter a corrente original. Já sei....um meu comparador de tensão chaveará e colocará um outro diodo em série com a corrente e aí a corrente medida não de alterará...entenderam..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor marcelo_asm » 24 Abr 2009 13:50

Haroldo, foi por isso que eu te falei do sensor de efeito Hall, não ocorre interferência no circuito original, com boa precisão.
A LEM (www.lem.com) tem um sensor desses que você monta bem em cima do condutor no qual você quer medir a corrente. Dá uma olhada no site e procure por FHS 40-P/SP600.

Marcelo
marcelo_asm
Byte

Mensagempor fabim » 24 Abr 2009 14:57

Haroldo Coelho escreveu:A todos que responderam, obrigado. Mas o que me interessa mesmo é medir corrente e não tensão,..

Amigo me perdoe a observação grosseira.

Mais explica isso direitinho ? Medir corrente sem tensão ?
OHM numa hora dessas, está chorando..

Leia novamente o que o brasilma escreveu,,,,

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 24 Abr 2009 16:03

Olá FAbin.

O sinal de corrente para transmissão analógica é 4-20 mA. Padrão industrial.

Tabelas já existem até na cabeça dos técnicos: 4;8;12;16;20.

Caso comecemos a pensar em tensão...estará fora do padrão internacional.

Nenhum instrumentista vai chegar num transmissor para medir o sinal e colocará o multiteste na escala de voltagem. Entendeu?

Não existe, por exemplo um isntrumento tradicional, onde o ponto de teste seja 1-5 VCC, no caso se utilizamos uma resistencia de 250,00 OHMS.
Editado pela última vez por Haroldo Coelho em 25 Abr 2009 11:56, em um total de 1 vez.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fabim » 24 Abr 2009 16:06

Haroldo Coelho escreveu:Olá FAbin.

Nenhum instrumentista vai chegar num transmissor para medir o sinal e colocará o multiteste na escala de voltagem. Entendeu?

Não existe, por exemplo um isntrumento tradicional, onde o ponto de teste seja 1-5 VCC, no caso se utilizamos uma resistencia de 100,00 OHMS.

Claro que eu entendi meu amigo.

Mais você disse que existe um ponto que se mede com o multimetro sem deslocar os fios.

Neste caso, você mede uma tensão proporcional a corrente do momento.

Ou estes pontos, são como se desligasse um dos fios do equipo e utilizasse o multimetro como bypass ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 24 Abr 2009 16:51

É isso FABIN. 99% dos transmissores industriais tem um PONTO DE TESTE. dois terminais onde se conecta o miliamperímetro e se mede a saída de 4 a 20 mA sem soltar fiação nenhuma.
Geralmente eeses dois terminais ficam na lateral do instrumento. Numa tampa herméticamente fechada e quase que exclusivamente para isso.
Noutros, já dispôe além dos dois terminais de testes, um ajuste de ZERO e outro de SPAN.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 25 Abr 2009 11:55

Haroldo Coelho escreveu:Olá FAbin.

Não existe, por exemplo um isntrumento tradicional, onde o ponto de teste seja 1-5 VCC, no caso se utilizamos uma resistencia de 250,00 OHMS.
Haroldo Coelho
Byte

Voltar para Circuitos Diversos