Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...
Moderadores: 51, Renie, gpenga
por jeff » 24 Abr 2009 21:08
Boa noite pessoal,
estou usando um LCD Winstar 4x20, e nos pinos 15 e 16 tenho os pinos de backlight, porem como nunca usei, nao tenho noçao de como aciona-lo, tenho que ter algum circuito especifico para isso?será que algum colega poderia me auxiliar?
Abraços,
Jeff
-
jeff
- Byte
-
por kaoalex » 24 Abr 2009 22:23
O backlight do lcd não é nada além de um led.
A - Positivo - 5V
K - Terra - 0V
Tem que usar um resistor para limitar a corrente no led. O valor desse resistor varia de fabricante para fabricante, mas eles costumam ser valores bem baixos.
Por via das dúvidas use um potenciometro de 1k e vai diminuindo a resistência até o led acender com uma boa intensidade.
Depois é só substituir por um resistor no valor encontrado.
-

kaoalex
- Byte
-
por guest2003 » 25 Abr 2009 17:15
Ola,
Existe backlight eletroluminescente e de LED, o primeiro ja esta caindo em desuso e precisava de tensões altas para funcionar (geralmente obtidas por um inversor)
Ja os LED backlight sao feitos com LEDs mesmo... o numero de LEDs varia de acordo com o tamanho do display.
Alguns possuem o resistor de limitacao de corrente internamente ao display... porem a maioria necessita deste resistor externamente.
De uma olhada no datasheet que é mais seguro, ai calcule o resistor de acordo com a corrente recomendada pelo fabricante (e com a tesao que vc for trabalhar)
[]'s
-

guest2003
- Word
-
-
Voltar para Circuitos Diversos