Ponte com SCRs

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ponte com SCRs

Mensagempor denis neves » 12 Mai 2009 09:00

Olá galera,

bom, eu estou montando um esqueminha onde eu quero retificar a tensão da rede eletrica com uma ponte de SCRs para que eu possa controlar o ângulo da senoide que eu vou retificar.

Eu ja tenho todo o circuito de detecção de zero e de controle de pulso que irá comandar os SCRs.

O meu único problema está sendo em acionar os SCRs, eu estava pensando em usar um opto acoplador para isolar o circuito de controle do circuito de potência, mas eu não sei qual a referencia que eu uso para o acionamento do gate do scr.

Como eu não tenho experiência em eletronica de potencia, vcs poderiam me ajudar a acionar os scrs da ponte.

A ponte que eu estou usando é aquela que usa somente 2 SCRs para retificar o semi ciclo positivo e dois diodos para retificar o semi ciclo negativo. Eu tenho que usar dois opto acopladores (um para cada scr) ou eu posso juntar os dois gates ???

Muito obrigado.

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor denis neves » 12 Mai 2009 09:06

Esqueci de falar...

A carga que estou usando é resistiva !

Valeu..
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor Augusto » 12 Mai 2009 11:07

Geralmente é usado uns trafinhos que fazem a isolação do gate para o circuito de disparo .
Augusto
Bit

Mensagempor brasilma » 12 Mai 2009 11:44

Olá Denis,

A referência é o catodo (pino 1 do SCR).

A cada semi-ciclo deverá comandar um SCR diferente.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 13 Mai 2009 02:22

nao seria melhor retificar antes com uma ponte de diodos, e usar um unico SCR pra controlar o angulo de disparo?. Nao entendi porque usar dois triacs.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Mai 2009 08:56

Jorgeluiz.
Se retificar antes, a tensão fica contínua. Para cargas resistivas o SCR não "corta" a corrente. O SRC só corta a corrente quando ela for para zero.
Para a sua idéia dar certo, é necessário substituir o SCR por uma chave eletrônica que corte por meio de um comando.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 13 Mai 2009 09:16

Fica pulsante, para contínuo é necessário filtrar, a questão é que não há necessidade seria um trabalho repetitivo retificar e depois controlar.
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Mai 2009 09:31

O Brasilma tem razão.
Se não filtrar fica apenas retificada.
Falha minha.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ELFS » 13 Mai 2009 19:34

Denis

Usa um acoplador a foto triac da serie MOC3031 e um diodo para selecionar o ciclo. Veja o Data do bichinho.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor denis neves » 19 Mai 2009 10:29

Tudo bem galera,

eu segui as dicas de vocês e consegui fazer um controle da senoide da rede, eu retifiquei ela em uma ponte e depois coloquei um SCR para fazer o controle do angulo da senoide.

Funcionou que é uma beleza...valeu a todos !!!

Mas agora estou com outra dificuldade...

eu estou usando uma carga que consome uns 700mA (300R) ligada ao catodo do SCR, e eu queria colocar um capacitor para filtrar a tensão em cima da carga. Eu coloquei o capacitor de 2200uF mas na hora que eu ligo o circuito o capacitor não consegue segurar a carga e a tensão em cima do capacito cai muito rapido!!!

Alguém ja fez alguma coisa desse tipo???

Eu quero controlar a potência em cima de alguns LEDS de potência e, para isso, eu tenho que colocar um capacitor para manter a tensão mais estável do que só com a carga.

Valeu galera...muito obrigado!!!
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Mai 2009 10:50

Denis.
Qual é a tensão de alimentação que você escolheu para o seu circuito?
Qual é a tensão retificada e filtrada que você obtem na fonte, considerando o consumo de corrente?
Qual é o seu circuito original?
Talvez a gente possa encontrar uma solução mais simples.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Mai 2009 10:51

Para não falarmos besteira, põe o desenho do circuíto com os valores dos componentes e tensões ai.
brasilma
Dword

Mensagempor denis neves » 19 Mai 2009 11:39

Vou montar o circuito em um simulador e depois eu posto aqui !!!

Vou informar todas as caracteristicas do circuito tbm!!

Muiiito obrigado pela ajuda de vcs.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor denis neves » 20 Mai 2009 09:29

Tudo bem galera,

estou postando o circuito que montei para que vocês me ajudem a resolve-lo da maneira mais adequada.

http://www.4shared.com/file/106598020/a ... l_sen.html

Como eu não sabia postar imagens eu coloquei ela no 4shared e postei o link, ok?!?!

Se a imagem estiver ruim me avisem que eu a posto de novo!!!

O problema está em colocar o capacitor em paralelo com a carga, sem o capacitor funciona belezinha, mas quando eu coloco o dito cujo parece que ele rouba toda a tensão para ele e a carga fica sem funcionar!!!

Como eu tenho pouca experiência em eletronica de potencia, pesso a ajuda de vcs.

Muito obrigado,

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor fabim » 20 Mai 2009 10:50

nuss.. imagina quando ativa o thirystor, o soco que ele leva no zóio por causa de um capacitor de 2200uF >!!! :shock:
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos