Ponte com SCRs

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ponte com SCRs

Mensagempor denis neves » 12 Mai 2009 09:00

Olá galera,

bom, eu estou montando um esqueminha onde eu quero retificar a tensão da rede eletrica com uma ponte de SCRs para que eu possa controlar o ângulo da senoide que eu vou retificar.

Eu ja tenho todo o circuito de detecção de zero e de controle de pulso que irá comandar os SCRs.

O meu único problema está sendo em acionar os SCRs, eu estava pensando em usar um opto acoplador para isolar o circuito de controle do circuito de potência, mas eu não sei qual a referencia que eu uso para o acionamento do gate do scr.

Como eu não tenho experiência em eletronica de potencia, vcs poderiam me ajudar a acionar os scrs da ponte.

A ponte que eu estou usando é aquela que usa somente 2 SCRs para retificar o semi ciclo positivo e dois diodos para retificar o semi ciclo negativo. Eu tenho que usar dois opto acopladores (um para cada scr) ou eu posso juntar os dois gates ???

Muito obrigado.

Denis.
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor denis neves » 12 Mai 2009 09:06

Esqueci de falar...

A carga que estou usando é resistiva !

Valeu..
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor Augusto » 12 Mai 2009 11:07

Geralmente é usado uns trafinhos que fazem a isolação do gate para o circuito de disparo .
Augusto
Bit

Mensagempor brasilma » 12 Mai 2009 11:44

Olá Denis,

A referência é o catodo (pino 1 do SCR).

A cada semi-ciclo deverá comandar um SCR diferente.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 13 Mai 2009 02:22

nao seria melhor retificar antes com uma ponte de diodos, e usar um unico SCR pra controlar o angulo de disparo?. Nao entendi porque usar dois triacs.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Mai 2009 08:56

Jorgeluiz.