TV PHILCO TP-1454

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

TV PHILCO TP-1454

Mensagempor Pask » 18 Mai 2009 20:24

Estou dando manutenção numa TV PHILCO TP-1454:
A TV chegou até minha mãos com dois diodos da ponte retificadora da fonte em curto e o transistor mosfet 2SK2740 chaveador da fonte, também em curto. Fiz a troca desses componentes e alimentei o televisor com uma lâmpada em série. O televisor funcionou com imagem normal e obedecendo a todos os comandos; porém, o dito transistor passou a aquecer-se bastante e não era possível colocar as mãos no dissipador de calor após 2 minutos de funcionamento apenas! A lâmpada de 150W acendeu com brilho bem fraco.
Arrisquei remover a lâmpada e deixar o televisor funcionar ligado diretamente à rede elétrica. Ao conectar o plug AC na tomada, ouve o estouro de um resistor da fonte (R915 de 82R) que alimenta o gate do transistor e o próprio transistor entrou em curto entre gate e dreno. Troquei ambos os componentes e a fonte está completamente morta agora. Existe um CI, TDA de 14 pinos que controla o funcionamento da fonte, que acredito ter ido pro "saco". Agora vou trocá-lo também.
Uma coisa é certa em tudo isto: comprei transistores "falsificados" e não os originais 2SK2740, pois não acredito que hajam outros problemas nesta fonte; até porque, já testei todos os capacitores cerâmicos que haviam nela e todos estão bons, bem como todos os resistores também estão...
Gostaria que alguém comentasse este problema se teve uma experiência semelhante. Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor daniellp » 19 Mai 2009 13:24

você já respondeu... componente falsificado... e de brinde ele levou o resto da fonte junto.

Troque o TDA, o resistor do gate, deve ter outro no dreno para o negativo e outro do dreno para o TDA (sensor de sobrecorrente), o transistor e outros componentes que estiverem suspeitos.

Depois disso ligue com a lâmpada série e observe. Se o transistor esquentar é falso. e aqui não tem choro... tem que ir experimentando, comprando em diferentes lojas e testando. Uma vez eu comprei um TSH numa loja (pedi 3 peças) e vieram 2 falsos e 1 original... na mesma loja...

Eu não lembro onde eu li, mas existe uma estatística que mais de 60% dos componenetes destinados ao reparo de aperelhos eletrônicos sejam falsificados...

Boa sorte...
daniellp
Byte

Mensagempor Pask » 19 Mai 2009 19:50

Amigo, aconteceu o seguinte:

Consegui um novo TDA16846 "original" mesmo e um transistor 2SK2645 também original.
Ao ligar a TV com a lâmpada em série após a troca desses componentes, ela funcionou perfeitamente bem e não houve mais aquecimentos. Em seguida, retirei a lâmpada e liguei diretamente na rede não ocorrendo mais problema com a fonte.
Ao conectar o cabo da antena na TV, percebi que, após a sintonia automática de canais, ela não mostrava a imagem dos canais da faixa de VHF e somente UHF estava normal. Após pensar durante vários minutos e medir algumas tensões no seletor de canais que estavam normais, percebi que sua memória eeprom havia sido substituída por outro técnico. Então, desconfiei que ela poderia não ter sido inicializada, o que poderia estar provocando este problema.
Entrei no "modo de fábrica" da TV e fiz o procedimento de inicialização da eeprom, no que a TV voltou ao normal e ficou ok.
Coisas da eletrônica moderna...

Obrigado e valeu.
Pask
Word

Mensagempor enigmabox » 19 Mai 2009 20:19

Dicas,

Componente de primeira linha e original, a maioria dos fabricantes gravam o codigo do componente a baixo relevo, com laser.
No caso da gravação por tinta, utilizam inkjet de qualidade na cor ouro ou prata ou alguma tinta, que mesmo raspando fica dificil sair.
Geralmente gravações de silk screen de baixa qualidade, com tinta branca, são falsificados.
Outra dica para circuitos integrados, muitos marcam embaixo do componente o lote/país de fabricação. Veja se encima do componente bate o mesmo país.
Pra ter ideia já pequei CI´s onde embaixo marcava Korea e emcima JAPAN....adivinha falsificado!
:D
enigmabox

Mensagempor Pask » 20 Mai 2009 07:49

Realmente você tem toda razão. Sempre que eu compro componentes eletrônicos, eu faço questão de exigir que eles venham originais sempre que possível. Um fato engraçado que, às vezes, acontece é que, o vendedor me oferece os dois tipos, ou seja, ele diz: "Você quer o paralelo ou o original? Se for original, vai sair mais caro..."
Nesse caso, eu prefiro pagar mais e ter o componente original para fazer o conserto uma vez só e ficar tranquilo com relação ao aparelho e ao cliente e poder dar uma garantia mais longa pelo serviço!
Valeu pelas dicas e obrigado a todos.
Pask
Word

Voltar para Circuitos Diversos