Pequenos relês ...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Pequenos relês ...

Mensagempor _blackmore_ » 04 Jun 2009 23:04

Pessoal, boa noite.

Tenho a necessidade de acionar pequenos motores (ventoinhas) em AC com 220v e consomem aproximadamente 0.15A.
Fiz uma placa com base em um modelo de relê que me enganei, e agora preciso utilizar os relês que possuo, são estes:

http://pewa.panasonic.com/pcsd/product/ ... t/jjmd.pdf

No datasheet acima diz que posso aciionar até 2 lâmpadas de 14volts consumindo 6 A cada.
Apesar de ter feito um teste aqui, que por sinal foi bem superficial e dae entra a dúvida:
Será que posso usar os contatos do relê para acionar a carga AC 220volts x 0,15A ?? ou seria melhor garimpar relês apropriados?
Qualquer comentário referente ao acionamento de cargas com este relê será bem vinda.
Fico no aguardo.

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Jun 2009 08:42

Olá _blackmore_.
Acho que sim.

No datasheet tem um teste onde eles colocaram 500V entre os contatos (abertos) do relé e mediram a resistência ... Deu 100M Ohms. Mas isso foi para tensão contínua.
Para tensão alternada, faça um teste.

Alimente um dos contatos do relé com 220CA e no outro coloque a carga (um dos contatos de uma lâmpada de 40 60W). No outro contato, ligue o outro polo da tensão de 220V. Sem aplicar tensão na bobina, meça a corrente na lâmpada.
Veja se ela é pequena o bastante para suas necessidades.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 05 Jun 2009 10:03

Como disse o mor_al, isolação de 500V RMS DC AT 100KKOHMS.

Pode utilizar sem problemas, só lembrando que isto foi projetado para carga resistiva lampadas, e não cargas indutivas/capacitivas.

Posivelmente tu vai precisar de colocar um snubber pra evitar centelho entre contatos, caso contrario, vai pras cucuias rapidinho.

pega um trafinho tipo 220V->XV, e coloque carga de tal forma que o primário fique com corrente de 0.15A-AC.

Monte um circuitinho besta com o pic, pra chavear ele a cada 1S on e 1S off. Baseie quanto tempo ele ficou chaveando sem colar os contatos, e veja a vida útil média dele. Sempre fiz assim.

FUIZME

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Jun 2009 10:35

Observar que os contatos móveis estão ligados ao comum da bobina de acionamento. Logo não é indicado ligar 220 Vac.
A menos que você modifique o Relé.
De qualquer modo creio que é uma tensão muito elevada, mais de 300 V de pico, para um relé que foi projetado para 12 Vdc.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Jun 2009 10:49

_blackmore_

No seu lugar "EU NÃO USARIA O RELÉ PARA 220VCA". Porquê?!!
Porque Os 500VCA aplicados nele (datasheet) é um teste de "INITIAL breakdown voltage". Além do mais, tem a OBSERVAÇÃO *3 (Detection current: 10mA).

Djalma.
O contato da chave não está conectado a um dos terminais da bobina (parece, mas mão está).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 05 Jun 2009 18:02

a todos os amigos obrigado pela atenção, resolvi que vou utilizar um cooler de 12 volt, uma despesinha a mais porém menos gambiarra e mais garantido ... e que as observações e recomendações não foram em vão !

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor RobL » 05 Jun 2009 18:26

Seu circuito era para Vac agora será para Vdc e ficou faltando um diodo invertido sobre o motor ou sobre o contato + do rele e a referência.
Se o sistema for microprocessado, é aconselhável o diodo estar sobre cada motor, evitando formar antena irradiando ruído, pelo fio, entre o motor e o contato do rele.
RobL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 05 Jun 2009 18:59

RobL

Seu circuito era para Vac agora será para Vdc

o que acontece é que eu já possuo a ventoinha 220Vac ... mas como errei na hora de escolher o relê tenho que corrigir sem gambiarra.
No circuito tem uma fonte de 12Vdc ... então basta ligar a ventoinha no relê e espetar os 12 volts lah ...

Se o sistema for microprocessado, é aconselhável o diodo estar sobre cada motor, evitando formar antena irradiando ruído, pelo fio, entre o motor e o contato do rele.

farei a experiência para ver se terei problemas ... :)

abrax!
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos