Régua digital.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Régua digital.

Mensagempor edison » 14 Jun 2009 19:50

Problema antigo descrição nova.
Creio que a maioria aqui conhece um torno mecânico (usado para usinagens de peças) . Pois bem , um cliente solicitou que eu implanta-se "algo digital" que indique as medidas de avanço e recuo do carro principal linearmente (eixo X apenas) tipo uma régua digital com precisão de 0,01 mm . Imaginei um encoder rotativo ( mais barato que linear ) acoplado no fuso enviando pulsos para "algo digital" e pronto.
O problema é explicar isso a algum fornecedor que possa indicar um produto específico APENAS para leitura . Como a maioria dos instrumentos que aceitam leitura de encoder tem outras funções embutidas, o custo se torna proibitivo.

Alguem teria uma dica??

Grato a todos.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Jun 2009 20:19

Uma régua potenciométrica com indicador de painel não seria uma solução mais em conta?

Algo assim:
http://www.gefran.com.br/detalhes.asp?id_produto=72&codigo=PC[/url]
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor edison » 15 Jun 2009 01:35

Aquino escreveu:Uma régua potenciométrica com indicador de painel não seria uma solução mais em conta?

Algo assim:
http://www.gefran.com.br/detalhes.asp?id_produto=72&codigo=PC[/url]

Grato pela dica Aquino.
Mas meu maior problema não é o transdutor em si mas sim o indicador digital.
Um encoder rotativo de baixa resolução e custo resolve , tanto que já vi um instalado numa guilhotina com apenas 50 pulsos por volta que enviava o sinal a um indicador "tabajara" mas importado e sem marca que funcionava legal.
Não creio que seja dificil criar um contador de pulsos com um fator de multiplicação proporcional mas projetos eletrônicos não é minha praia.
Caso alguém aqui esteja disposto a projetar algo assim a um custo relativamente baixo e que "conte nos dois sentidos" existe um bom mercado.

Té mais.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor xultz » 15 Jun 2009 09:16

Um contador de encoder digital é muito simples de implementar, se precisar de alguma ajuda, tamos aí.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para Circuitos Diversos