Página 1 de 1

Associação de diodos em paralelo

MensagemEnviado: 07 Set 2009 11:43
por kaoalex
Tudo bem!
Eu tenho uma dúvida sobre associação de diodos em paralelo.
Se colocar dois diodos em paralelo pode-se admitir o dobro de corrente?

A minha dúvida se dá por causa da por causa da características do diodo que tem coeficiente de temperatura negativo.

Já vi várias pessoas dizendo que funciona, mas nunca testei na prática.

O que vocês me dizem?

Bom feriado!

Re: Associação de diodos em paralelo

MensagemEnviado: 07 Set 2009 14:05
por fabim
kaoalex escreveu:Tudo bem!
Eu tenho uma dúvida sobre associação de diodos em paralelo.
Se colocar dois diodos em paralelo pode-se admitir o dobro de corrente?

A minha dúvida se dá por causa da por causa da características do diodo que tem coeficiente de temperatura negativo.

Já vi várias pessoas dizendo que funciona, mas nunca testei na prática.

O que vocês me dizem?

Bom feriado!


funca sim, sem problemas.
Claro que a corrente sobre os dois nunca vai ser a mesma, mais funca.
Tem o lance de potencial sobre temperatura, de forma que os dois ficam alinhados no DDP A/K... e tal´s
Abraços

MensagemEnviado: 07 Set 2009 18:05
por MOR_AL
Olá Kaoalex.
A associação de diodos em paralelo funciona, desde que você tome algumas providências.
Primeiramente vamos analisar o que aconteceria se eles fossem colocados em // .
Você sabe que lá pelos 0,65 volts ele começa a conduzir. Se não tiver nada que limite a corrente do diodo, a partir deste ponto, uma pequena variação de tensão faz com que o diodo conduza com muito mais corrente.
Ao colocarmos dois (ou mais) diodos em //, devido a pequena mas suficiente diferença das suas características elétricas entre eles, um vai conduzir mais corrente que o outro. Este que conduz mais, vai ter mais potência nele, gerando mais calor que o outro. Eles têm o coeficiente de temperatura negativo (mais calor faz com que sua tensão de condução diminua). Como a tensão aplicada sobre ele está aproximadamente fixa, o que ocorre é que ele vai conduzir mais corrente. Isso gera mais calor e mais corrente, e mais calor... até que sua temperatura seja suficiente para destruí-lo. Mas e o outro diodo? Ha, este "fica frio" (na boa)! 8) Porque sua tensão de condução era um pouco maior. A corrente através dele pouco chegou a aumentar, porque o outro sugava tanta corrente que, para uma tensão de alimentação normal, produzia uma pequena redução da tensão. Para o diodo frio, que mal conduzia, ficou mais tranquilo, pois a tensão sobre ele diminuiu, diminundo assim sua corrente.
Isso quer dizer que, por exemplo, se você quizer colocar dois diodos em //, para dobrar a corrente de uma fonte de alimentação, é quase certo que um deles vai queimar.
Pô! :cry: Mas então como resolver? :?:
Você coloca um pequeno resistor em série com cada um deles.
Quando um deles começar a conduzir antes que o outro, a tensão sobre ele reduz (com o aumento da temperatura) e a corrente tende a aumentar. A ddp sobre o resistor aumenta e acontecem duas coisas importantes. O resistor limita o aumento da corrente e com o aumento da tensão (diodo + resistor), o outro diodo conduz.
Se o valor do resistor for bem calculado, é possível fazer com que a diferença de corrente nos dois diodos seja da ordem de até 20%.
Esta explicação é meramente informal.
Tecnicamente ocorre o seguinte: (A imagem ficou grande. Segue o link).
http://i100.photobucket.com/albums/m36/ ... 9-2009.jpg
MOR_AL

MensagemEnviado: 09 Set 2009 17:48
por Djalma Toledo Rodrigues
MOR_AL escreveu: ... Você coloca um pequeno resistor em série com cada um deles. MOR_AL
Pode-se considerar que os Diodos já tem uma R intrínseca.
Fica excluido logicamente Diodos de Alta Intensidade de Corrente.

A Philips coloca diversos 1N400X em paralelo nos Aparelhos de Som.
.

MensagemEnviado: 09 Set 2009 19:16
por pbernardi
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
MOR_AL escreveu: ... Você coloca um pequeno resistor em série com cada um deles. MOR_AL
Pode-se considerar que os Diodos já tem uma R intrínseca.
Fica excluido logicamente Diodos de Alta Intensidade de Corrente.

A Philips coloca diversos 1N400X em paralelo nos Aparelhos de Som.
.


Djalma,

O MOR_AL está certo. Existe sim, um modelo aproximado de diodo em que se usa um resistor e uma queda de tensão constante, para prever seu comportamento. Na verdade, usa-se esse modelo para simplificar e não usar um modelo I x V exponencial, porque é bem mais complicado de se trabalhar com ele. Mas isso não quer dizer que o diodo tem um R intrínseco.

O diodo é um semicondutor. Se colocarmos dois em paralelo, a corrente vai fluir quase que totalmente pelo diodo que tiver a menor queda de tensão, a menos que se consiga "equilibrar" a corrente que passa por ambos.

MensagemEnviado: 09 Set 2009 21:12
por Djalma Toledo Rodrigues
Não meu caro. Existe a resistência do própio silício.

E é esta resistência intrínseca do Diodo a razão da elevação da Tensão sobre ele,
em funçao da Intensidade da Corrente.

Observe que geralmente a Tensão desenvolvida sobre o Diodo é de 1 V a 1.2 V para
corrente máxima.

O que ultrapassa a Tensão da Junção, ~ 0.6 V, é em grande parte devido a resistência
intrínseca do próprio material, lides, etc.

Veja trecho do Datasheet do Diodo Varicap BB112 :

ELECTRICAL CHARACTERISTICS
Tj =25°C; unless otherwise specified.
SYMBOL PARAMETER CONDITIONS ___________ MIN. TYP. MAX. UNIT
IR reverse current VR = 12 V; see Fig.3 ___________ 50 ______ nA
VR = 12 V; Tj =85°C; see Fig.3__________________ 300 ______ nA
rs diode series resistance f = 500 kHz; _________ 1.5 ____ Ohm

.

MensagemEnviado: 10 Set 2009 00:23
por kaoalex
MOR_AL,

Mais uma vez tenho que agradecer a bela aula que tive. Mas ainda estou tentando digerir de forma adequada a informação recebida.
Pelo que entendi, quando adicionamos o resistor montamos um divisor resistivo e portanto diminuímos a tensão (e a corrente) sobre o diodo.

Djalma,
E para este caso a corrente máxima do circuito será limitada pela potência do resistor.
P = R. I²


É isso?!
Obrigado a todos pela ajuda

MensagemEnviado: 10 Set 2009 00:45
por Djalma Toledo Rodrigues
kaoalex escreveu:Djalma,
E para este caso a corrente máxima do circuito será limitada pela potência do resistor.
P = R. I²

É isso?!
Obrigado a todos pela ajuda

Quase.
Temos também a P = E(junção) . I ----> P = ~ 0.6 V . I
.

MensagemEnviado: 10 Set 2009 07:47
por fabim
como me divirto vendo essas tread...kkkkk

MensagemEnviado: 10 Set 2009 11:19
por pbernardi
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Não meu caro. Existe a resistência do própio silício.

E é esta resistência intrínseca do Diodo a razão da elevação da Tensão sobre ele, em funçao da Intensidade da Corrente.



O que você descreve aqui é a curva V x I, que é um modelo aproximado com um offset (queda de tensão) mais uma parte linear (resistor - linha verde), que nada mais é uma aproximação do modelo exponencial (linha vermelha), que por sua vez costuma ser o mais próximo do real.

Imagem

Imagem

Faça o teste: Se realmente houver um resistor intrínseco no diodo, ao se colocar ambos em paralelo, você vai ter uma corrente aproximadamente igual passando pelos dois, correto? Mas na realidade isso não acontece.

MensagemEnviado: 10 Set 2009 15:54
por MOR_AL
kaoalex escreveu:MOR_AL,

...
Pelo que entendi, quando adicionamos o resistor montamos um divisor resistivo e portanto diminuímos a tensão (e a corrente) sobre o diodo.
...


Kaoalex.
Exatamente!
Fundamentalmente você insere um resistor de valor pequeno em série com cada diodo. Cada par (diodo + resistor) ficará em paralelo com os outros pares.
Quando um diodo começar a conduzir antes dos outros, vai criar uma queda de tensão no seu resistor em série. Isso limita a tensão neste diodo. Com menos tensão nele, vai passar menos corrente. Este é um procedimento para equalizar a corrente nos diodos. Mantê-las aproximadamente iguais.
Claro que isso tem um preço. Quanto maior for o valor do resistor, maior será a equalização. Por outro lado, quanto maior for o valor do resistor, maior será a potência dissipada sobre o resistor. Note que estamos considerando, que em cada diodo deverá passar uma corrente escolhida por nós. É claro que se aumentarmos o valor do resistor absurdamente, não haverá dissipação nele, mas também, sem corrente passando, para que colocar um diodo e resistor né?
Conforme o Djalma lembrou, isso só é usado em diodos de potência (corrente). Não consigo imaginar uma utilização deste artifício, para um diodo de sinal.
Com diodos de potência (corrente) baixa, ocorre que a resistência intrínseca é suficiente para distribuir a corrente quase corretamente, não necessitando de resistor extra. É o caso de uma fonte para 1,5 ampéres. Se considerarmos que cada diodo suporte 1A, poderemos aceitar até que em um deles passe 1A e no outro passe 0,5A.
Agora. Se a fonte fosse para 1,8A, aí colocar dois diodos apenas, em paralelo não seria um bom projeto.
No site que eu apresento diversas situações com os diodos,
http://i100.photobucket.com/albums/m36/ ... 9-2009.jpg
repare nas figuras 3 e 4. Na figura 3 não é colocado nenhum resistor. A corrente nos dois são bem diferentes. Já na figura 4 é colocado um resistor em série com cada diodo. Repare que a diferença diminui consideravelmente.
É isso aí! :wink:
[]'s
MOR_AL