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Controle de resistência em 110/220V

MensagemEnviado: 21 Out 2009 13:39
por Everton Esteves Lino
Será que há problemas com uma resistência de 127VCA/1800W ligada a uma rede de 220VCA com um circuito de controle ativando um ciclo e o outro não, como se a resistência estivesse ligada a 50% do ciclo da rede?

MensagemEnviado: 21 Out 2009 14:02
por fabim
óia, aí que ta.
Esta resistencia pra não ficar extressadinha, qual é a IP maxima ?

Lembrese que o cara disse 179VP e 127V RMS constante = 1700W.

Se socar em 220V, saltando ciclos, seria o mesmo que 310,2VP e zomeno no dominio de V em T, 115V por aí.
Mais veja, VP310V, será que esta corrente de pico não vai extressar esta resistencia ?

Abraços

Re: Controle de resistência em 110/220V

MensagemEnviado: 21 Out 2009 15:35
por edison
Everton Esteves Lino escreveu:Será que há problemas com uma resistência de 127VCA/1800W ligada a uma rede de 220VCA com um circuito de controle ativando um ciclo e o outro não, como se a resistência estivesse ligada a 50% do ciclo da rede?


Diodão em série??? ( risco de fechar e babau)

Se tua rede for trifásica 220V com NEUTRO , tenta levar esse neutro até a carga e mantenha e , se for o caso , o resto em 220V.

Té mais...

MensagemEnviado: 21 Out 2009 18:04
por brasilma
Se não acontecer o que o Edilson falou, não há problema, faz assim, por segurança use um ou dois diodos (bem dimensionados) em série com este seu circuito de controle e beleza.

MensagemEnviado: 22 Out 2009 08:36
por MOR_AL
Para uma carga R, tensão rms original Vo, tensão rms alterada Va, potência original Po e potência alterada Pa, então:
^ é o símbolo de "ao quadrado"
* é o símbolo de "vezes"

A potência original é:
Po = Vo^2 / R = 1800W

A potência alterada seria:
Pa = Va^2 / R = (2 * Vo)^2 / R = 4 * Vo^2 / R = 4 * 1800 = 7200W

Mas como você disse que vai alimentar um ciclo sim e outro não, então a potência alterada fica pela metade.
Pa = 3600W
Se a sua resistência não suportar os 3600W, então vai queimar.
MOR_AL

MensagemEnviado: 22 Out 2009 09:22
por Everton Esteves Lino
Caros. Obrigado pelas informações.

Fabim, eu utilizao uma resistência de corrente máxima de 15A, mas não consegui informação sobre a corrente de pico.

Edison, eu não pretendo usar diodos em série com a resistência. Não posso confiar no neutro, pois será utilizado em vários lugares, e seria inviável depender do neutro ou de uma rede trifásica 220V.

MOR_AL, a resistência é de no máximo 2000W, então ela iria trabalhar bem acima. Mas e se eu usar diminuir o ciclo da rede para 30% ou 25%, mesmo ligada ao 220V, é provável que ela aguente, não é mesmo?
(Com 25% daria os 1800W).

Eu vou utilizar uma resistência de 127V em 220V e controlar o ângulo da fase da rede até 50%, mas pelo que entendi, isso é arriscado, pois a potência seria de 3600W. E a resistência que tenho é de 1800W, e não suportaria então.

O que eu quero fazer é o seguinte: Usar a mesma resistência tanto para 127V como para 220V.

Será que seria melhor então ter uma resistência de 220V/3600W e liga-la em uma rede 127V controlando o ciclo até 100%, e liga-la em 220V controlando o ciclo da rede até 50% (pois em 220V não seria necessária chegar a 100%)? (Eu estava pensando em fazer o contrário. com um resistência 127V/1800W, ligar em 127V com 100% do ciclo e em 220V com 50% do ciclo)

MensagemEnviado: 22 Out 2009 12:38
por Djalma Toledo Rodrigues
Everton Esteves Lino escreveu: ... Eu vou utilizar uma resistência de 127V em 220V e controlar o ângulo da fase da rede até 50%

Vai controlar com TRIAC , como Dimmer ?
.

MensagemEnviado: 22 Out 2009 12:49
por Everton Esteves Lino
isso mesmo.

MensagemEnviado: 22 Out 2009 13:22
por Djalma Toledo Rodrigues
Então não há problema.

Basta apenas ajustar o ângulo de condoção do TRIAC para que a Temperatura seja equivalente a de 127 Vac

Usar
Circuito Snubber, R C em Série, e em paralelo com TRIAC
(Proteção dv/dt)

.

MensagemEnviado: 22 Out 2009 13:43
por fabim
e se o triac fechar curto ? K+K ?
hehe.

MensagemEnviado: 22 Out 2009 16:23
por Everton Esteves Lino
Dai tem um fusível de 10A em série com o Triac e a resistência para proteção. E também haverá um termostato na resistência que ficará em série com o fusível.