Moderadores: 51, Renie, gpenga
Outro problema no projeto de fontes chaveadas é o indutor. O eletraca estuda, estuda, estuda e aprende a calcular o indutor que precisa, mas e na hora de comprar e montar? Como fica...
Ricardo_Franco escreveu:Caro Mor_Al
...
E se eu pegar um fonte AT/ATX e colocar um regulador em série (algo como 2N3055) e então regular tensão e corrente exatamente como é feito em uma fonte linear?
Acho que teoricamente não teria problemas, e eu ainda teria a vantagem da fonte chaveada, Proteção, Peso reduzido, e um custo muito baixo.
e ainda sim conseguiria colocar um microcontrolador controlando tudo isso e disponibilizando comunicação serial para mim.
O que vocÊ acha?
Att.
E se eu pegar um fonte AT/ATX e colocar um regulador em série (algo como 2N3055) e então regular tensão e corrente exatamente como é feito em uma fonte linear?
Ricardo_Franco escreveu:Caros
Mor_Al, concordo com você, mas aqui na empresa tem um fonte 25VDC@5A e ja resolve todos os nossos problemas de bancada.
Agora imagina duas fontes AT/ATX trabalhando como se fossem simetricas seriam 12+12. Vejamos o pior caso, "curto na fonte com corrente totalmente aberta". Seriam 60W nos transistores 2 desses caras ja resolveriam meu problema.
concordo que foge a especificação inicial, 12VDC@18A, mas se uma dessa for possivel eu ja fico satisfeito.
Lamento mas não consegui entender sua suposição.
Agora tenho duas duvidas:
1-Se fosse uma fonte linear ao invés da chaveada, com as mesmas especificações, eu teria exatamente os mesmos problemas de dissipação de potência certo?
Uma fonte chaveada NORMALMENTE possui um circuito que cessa a oscilação enquanto durar o curto. Neste caso a dissipação é praticamente nenhuma.
Nas fontes lineares. Algumas possuem limitação de corrente. Neste caso haverá muita dissipação nelas. Outras possuem o que é conhecido como proteção por "fold back". Ao passar de um valor de corrente (Imáx), a fonte desarma, limitando a corrente em um valor Imáx / 5, por exemplo. Ainda haverá dissipação, mas esta poderá permanecer nesta condição indefinidamente, sem queimar.
2-Qual seria a solução mais elegante para o problema acima?
?
Rota escreveu:Mor_al, ...
Eu ia colocar no rapidshare, porem perdi a minha senha, por favor, poste nele para compartilhar com os "miguxos"
Eu ja fiz essa adaptação uma vez para um amigo, era para cortar garrafas de vidro, enrolava um fio de niquel cromo em volta e ia aumentando a tensão da fonte.
o que eu fiz foi praticamente o que está no esquema, (mudando a realimentação do 494), só que eu consegui no minimo 4V, baixando a tensão a fonte acionava a proteção (deve ser a largura do PWM).
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante