Fonte Variavel a Partir de uma fonte AT/ATX

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fonte Variavel a Partir de uma fonte AT/ATX

Mensagempor Ricardo_Franco » 15 Nov 2009 16:45

Ola Senhores.
Gostaria de fazer uma fonte de bancada variavel, a partir de uma fonte PC.
Conheço um pouco do funcionamento da fonte PC. Mas gostaria de saber como torna-la realmente variavel.
Seria melhor se pudesse colocar um uC la dentro, pois eu poderia acessar tudo via RS-232.
Alguém tem alguma idéia de onde começar.
Dei uma boa fuçada na NET, mas o pessoal tem feito apenas com TAP's ou usando regulador LM317, o que limita muito a corrente.
Att.

Ricardo Franco
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Nov 2009 18:04

Sugestão:
Faça Fonte convencional, com transformador, MOSFET, etc.

A Fonte do PC é péssima, só para PC mesmo.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 15 Nov 2009 18:13

"Aproveitando a deixa" de uma fonte convencional com MOSFET, preciso fazer uma fonte digital variavel de 12-18V com 3A, mas o controle de tensão tem que ser feito por um uC que vai escolher de fato qual a tensão de saída desejada. Alguem ja fez algo do tipo ou tem um conselho/link para dar? eu acho que nunca vi uma fonte digitalmente regulavel destas.

Outro problema no projeto de fontes chaveadas é o indutor. O eletraca estuda, estuda, estuda e aprende a calcular o indutor que precisa, mas e na hora de comprar e montar? Como fica...
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 15 Nov 2009 20:36

Ola Senhores.

Outro problema no projeto de fontes chaveadas é o indutor. O eletraca estuda, estuda, estuda e aprende a calcular o indutor que precisa, mas e na hora de comprar e montar? Como fica...

Por isso mesmo pretendo utilizar um fonte AT/ATX, pois a fonte ja está pronta. na verdade essas fontes não são ruins. ou melhor são ruins para a rede a filtragem delas é muito precaria. Mas para o lado que está o circuito elas são até razoaveis.
Sei que tem um Ciurcuito de PWM nela, e SUPONHO, que este circuito seja regulado por uma amostragem da tensão, logo se eu abrir este circuito e "controlar" essa amostragem eu deva conseguir variações de tensão.
Ou no pior caso, tirar o circuito PWM e colocar um uC, para fazer o chaveamento.
Na verdade prefiro evitar essa segunda opção!!
Se alguém tiver uma luz .!!!
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MOR_AL » 15 Nov 2009 21:45

Ricardo.
Você deve especificar as tensões e correntes dessa sua fonte. Este é o ponto de partida.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 16 Nov 2009 08:54

Ola Senhores.
Caro Mor-Al
Como eu pretendo mexer o minimo possivel no circuito quero ficar dentro do Range ja existente da fonte ou seja:
12VDC@18A
(claro que não pretendo mastigar todos os 18A que ela "teoricamente" é capaz de fornecer).
Mas se eu conseguir variar estes 12VDC até 0VDC ja seria perfeito para 90% de minhas aplicações. Pois se eu precisar de mais tensão posso ter mais de uma fonte associada em série.

Att.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2009 10:24

Ricardo.
Estas fontes foram projetadas e otimizadas para tensões fixas de saída.
Sei que é possível alterá-las para valores bem próximos (12V para 13,6V), mas para variar desde 12V até 0V fica difícil.
Basta pensar que os períodos de condução dos dispositivos de potência, que já são pequenos, teriam que reduzir ainda mais; e muito!!!
Tente procurar diretamente na net, se você acha uma fonte variável e chaveada de 0 a 12V.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 16 Nov 2009 12:23

Caro Mor_Al
Tem razão... quando estiver em niveis muito baixos não vou conseguir regular a tensão, o sistema de chaveamento não deve conseguir muita estabilidade ... e logo devo ter problemas ....
Mas ... mudando um pouco de angulo...
E se eu pegar um fonte AT/ATX e colocar um regulador em série (algo como 2N3055) e então regular tensão e corrente exatamente como é feito em uma fonte linear?
Acho que teoricamente não teria problemas, e eu ainda teria a vantagem da fonte chaveada, Proteção, Peso reduzido, e um custo muito baixo.
e ainda sim conseguiria colocar um microcontrolador controlando tudo isso e disponibilizando comunicação serial para mim.

O que vocÊ acha?

Att.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2009 15:09

Ricardo_Franco escreveu:Caro Mor_Al
...
E se eu pegar um fonte AT/ATX e colocar um regulador em série (algo como 2N3055) e então regular tensão e corrente exatamente como é feito em uma fonte linear?
Acho que teoricamente não teria problemas, e eu ainda teria a vantagem da fonte chaveada, Proteção, Peso reduzido, e um custo muito baixo.
e ainda sim conseguiria colocar um microcontrolador controlando tudo isso e disponibilizando comunicação serial para mim.
O que vocÊ acha?
Att.

Imagine que você precise uma saída de 3,3V com uma corrente de 10A. A diferença 12 - 3,3 = 8,7V vezes a corrente de 10A, daria uma dissipação noS 2N3055 de 87 WATTS. Para dissipar tudo isso, você vai precisar de pelo menos 3 a 4 2N3055 com os respectivos dissipadores e ventoinhas.
Não considero uma solução prática.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor renatokodaira » 16 Nov 2009 16:01

Ricardo, aí você perdeu toda a vantagem das fontes chaveadas que é ter o alto rendimento e pouca dissipação de potência não aproveitada, pois como o Moral disse, vai precisar de vários transistores e dissipadores de calor, o que fica grande. Se for assim é melhor colocar de uma vez antes do seu regulador série, os clássico trafo+diodos retificadores + capacitores de filtro ao invés de uma fonte de PC.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 16 Nov 2009 19:37

Caros
Mor_Al, concordo com você, mas aqui na empresa tem um fonte 25VDC@5A e ja resolve todos os nossos problemas de bancada.

Agora imagina duas fontes AT/ATX trabalhando como se fossem simetricas seriam 12+12. Vejamos o pior caso, "curto na fonte com corrente totalmente aberta". Seriam 60W nos transistores 2 desses caras ja resolveriam meu problema.
concordo que foge a especificação inicial, 12VDC@18A, mas se uma dessa for possivel eu ja fico satisfeito.

Agora tenho duas duvidas:
1-Se fosse uma fonte linear ao invés da chaveada, com as mesmas especificações, eu teria exatamente os mesmos problemas de dissipação de potência certo?
2-Qual seria a solução mais elegante para o problema acima?
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Nov 2009 20:36

Ricardo.
Não te acompanhei na sua suposição. Explique com mais detalhes.
Ricardo_Franco escreveu:Caros
Mor_Al, concordo com você, mas aqui na empresa tem um fonte 25VDC@5A e ja resolve todos os nossos problemas de bancada.

Agora imagina duas fontes AT/ATX trabalhando como se fossem simetricas seriam 12+12. Vejamos o pior caso, "curto na fonte com corrente totalmente aberta". Seriam 60W nos transistores 2 desses caras ja resolveriam meu problema.
concordo que foge a especificação inicial, 12VDC@18A, mas se uma dessa for possivel eu ja fico satisfeito.
Lamento mas não consegui entender sua suposição.
Agora tenho duas duvidas:
1-Se fosse uma fonte linear ao invés da chaveada, com as mesmas especificações, eu teria exatamente os mesmos problemas de dissipação de potência certo?
Uma fonte chaveada NORMALMENTE possui um circuito que cessa a oscilação enquanto durar o curto. Neste caso a dissipação é praticamente nenhuma.
Nas fontes lineares. Algumas possuem limitação de corrente. Neste caso haverá muita dissipação nelas. Outras possuem o que é conhecido como proteção por "fold back". Ao passar de um valor de corrente (Imáx), a fonte desarma, limitando a corrente em um valor Imáx / 5, por exemplo. Ainda haverá dissipação, mas esta poderá permanecer nesta condição indefinidamente, sem queimar.

2-Qual seria a solução mais elegante para o problema acima?
?

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rota » 16 Nov 2009 23:35

Mor_al,
tenho 3 arquivos com esquemas modificados de fonte ATX, para torna-las variaveis (1,2-24V) Não montei, porem parece que funciona.
Eu ia colocar no rapidshare, porem perdi a minha senha, por favor, poste nele para compartilhar com os "miguxos"

Eu ja fiz essa adaptação uma vez para um amigo, era para cortar garrafas de vidro, enrolava um fio de niquel cromo em volta e ia aumentando a tensão da fonte.

o que eu fiz foi praticamente o que está no esquema, (mudando a realimentação do 494), só que eu consegui no minimo 4V, baixando a tensão a fonte acionava a proteção (deve ser a largura do PWM).
Rota
Byte

Mensagempor MOR_AL » 17 Nov 2009 08:09

Rota escreveu:Mor_al, ...
Eu ia colocar no rapidshare, porem perdi a minha senha, por favor, poste nele para compartilhar com os "miguxos"

Eu ja fiz essa adaptação uma vez para um amigo, era para cortar garrafas de vidro, enrolava um fio de niquel cromo em volta e ia aumentando a tensão da fonte.

o que eu fiz foi praticamente o que está no esquema, (mudando a realimentação do 494), só que eu consegui no minimo 4V, baixando a tensão a fonte acionava a proteção (deve ser a largura do PWM).

Segue o link do arquivo fornecido pelo Rota:
http://rapidshare.com/files/308241956/f ... riavel.zip
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos