Ruido

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ruido

Mensagempor Nightcrawler » 14 Out 2006 23:19

Olá pessoal,

Estou tendo problemas causados por ruidos.
Tenho um equipamento que usa um mcu e o mesmo está travando esporadicamente. A alimentação é feita por fonte chaveada. O equipamento trabalha perto de um jato de granalha, onde há, em torno, de 8 motores de 10 cv cada. O problema é que não sei se o ruido vem pela rede elétrica ou por ondas eletromagnéticas. Pensei em fazer um filtro, tipo esse
Imagem
O que vcs acham??
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor KrafT » 15 Out 2006 11:02

Não é mais simples comprar um filtro desses pronto (ou tirar de uma fonte de PC antiga) e testar?

Eu já tive problemas com reset por ruído que era causado por trilha mal projetada e loop de GND em fiação entre placas...
KrafT
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 15 Out 2006 11:27

Kraft, o equipamento possui 2 placas. Montadas uma sobre a outra, com um cabo flat de 24 vias de ligação entre elas. As duas possuem malha de terra.
Com relação ao filtro, posso sim, retirar de uma fonte para testar ou comprar. Apenas coloquei o esquema do filtro para terem uma idéia do filtro que pensei em colocar.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor guest2003 » 15 Out 2006 11:56

O bom seria dar uma analisada no seu circuito e olhar se existem pontos de alta impedancia... normalmente por estes pontos que os ruidos adoram entrar...

[]s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Nightcrawler » 15 Out 2006 13:48

Bem lembrado Guest. Tem 3 pinos de entrada, ao qual são ligados os botões. Eles tem pull up de 10Kohm. Vou baixar o valor desses resistores, pra ver se tenho uma melhora. Vou por um filtro na fonte tb.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor KrafT » 15 Out 2006 13:56

Creio que os valores apresentados no filtro PI possam ser facilmente calculados ou simulados nos softwares que tem por aí.

Mas aí vc vai ter que saber se a faixa de ferquencia coberta pelo filtro é a que causa problemas...
KrafT
Dword

Mensagempor henriquethiesen » 15 Out 2006 18:54

Olá Diego,

Nos pinos de alta impedancia como já foi mencionado, coloca um capacitor de 0,1uF cerâmico. No pino de reset isso é muito importante. Eu estava desenvolvendo um projeto, ao ligar lâmpadas fluorescente com starter, o MCU resetava. Bastou um capacitor no reset que o problema foi solucionado.
henriquethiesen
Nibble

Mensagempor Nightcrawler » 15 Out 2006 19:46

Henrique, o mcu não ta resetando e sim, travando totalmente. Vou baixar as impedancias das entradas e ativar o WDT.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor R.B.Sanchez » 15 Out 2006 19:47

Boa noite.
Não descarte a possibilidade de ruído por campo elétrico e magnético,
já tive problemas onde uma placa estava mau projetada como também uma placa onde foi dimensionada levando em consideração os ruídos mas não a ação destes campos.

Atenciosamente,
Renato.
R.B.Sanchez
Byte

Mensagempor rocknroll » 15 Out 2006 22:33

Layout é um assunto complicado, principalmente em trilhas de GND ou Terra. Alguns layoutstas costum colocar grandes áreas de cobre achando que isso irá evitar completamente os ruídos, mas quando aplicados em circuito proximos a equipamentos que geram campos magnéticos, estas malhas se tornam ótimas captadoras de ruídos, principamente pela área que normalmente uma malha de GND ocupa.

Uma outro problema é quando se ligações de GND via bordas da placa, faz-se uma trilha que percorre quase todas as bordas da placa e suas ramificações vão para o centro alimentando o circuito. Em campos magnéticos, estas trilhas que percorrem as laterais da placa se tornam ótimas antenas e com a soma de capacitores de desacoplamento do circuito, se torma captadores de ruídos fantasticos.

Já tive problemas com motores gerando campo magnéticos, mas para mim só o layout não resolveu, tive que colocar uma plaquinha de ferrite para matar o campo, pois infelizmente não pudia tirar o circuito da carcaça do motor...

Alterar o valor dos resitores dos botões é um bom ponto de partida, porem talvez um filtro de firmware mais chatinho, seja um outra alternativa. Aconselho vc usar o classico osciloscópio para ver a real cara do inimigo, as vezes ele é uma gota perto de um problema ainda maior.

Boa sorte
Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor alex_a » 16 Out 2006 07:14

Tive este problema também, resolvi colocando capacitores de 100nF nos pinos de entrada. O ruido vinha dos conversores que usamos.
ALEX_A
alex_a
Bit

Mensagempor KrafT » 16 Out 2006 08:03

Mas, não dá para sair baixando impedãncia de tudo...

Em aplicações de medida e especialmente de baixo consumo, as impedâncias costumam ser altas.

Eu não tenho muita experiência, mas normamlmente o layout da placa é a vilã.
KrafT
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Out 2006 10:32

A melhor solução que encontramos para estes problemas é a colocação de filtros (RC 220/100) diretamente nas bobinas do contatores dos motores.

Tem de colocar em todos, e a melhor marca (custo/beneficio) que já encontramos é a ICOS.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 16 Out 2006 13:55

Brasilma, o problema é que se eu mandar o cliente colocar snubber em todos as contatoras, ele vai deixar de comprar o meu equipamento.
Kraft, nesse caso eu posso diminui as impedancias de entrada, pois não não uso o A/D e não coloco o mcu em modo de baixo consumo.
Vou rever o layout tb.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 17 Out 2006 08:55

Ja tive problemas semelhantes, mas vamos a algumas dicas basicas:
1)Divide o terra em dois planos, tendo como ponto comum o conector terra da fonte.
2) No primeiro plano coloque somente o que pode causar ruido;
3) No segundo plano coloque o processador e circuitos de apoio;
4) Feche a malha do segundo plano com uma area de cobre circulada por uma trilha de gnd de 30 mils envolvendo todo o circuito, se tiver duvida essa tecnica é muito usada em celular.
5) Nas entradas coloque zener de 5v1 e capacitores;
6) Reprograme as portas se for Microchip, ele perde a programacao de entrada e saida das portas, AD e etc constantemente com o ruido.
Edson
EDSONCAN
Word

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos