Duvida em controle de potencia com triac

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Duvida em controle de potencia com triac

Mensagempor Nightcrawler » 11 Dez 2006 14:00

Olá pessoal,

Quero controlar a potencia de uma carga, que consome uma corrente de 25A. Bom, poderia colocar um BTA40, para 40A, mas não tenho aqui e como serão apenas 2 ou 3 equipamentos, vai ficar para ultima alternativa.
Então pensei em colocar 2 Triac de 16A em paralelo, pois esse modelo em tenho aqui. Pelo que eu andei pesquisando no outro forum e segundo o Fabio Pereira, sempre um deles irá disparar antes do outro, fazendo com que o potencial que o outro tiristor "enxerga" cair drasticamente, impedindo que o mesmo dispare. Então, poderia colocar em usar 2 optoacopladores, um para cada triac, dessa forma terei certeza que os 2 irão disparar. Será q isso funciona e é viavel?? E para uma corrente de 25A, qual seria o triac adequado? Um de 30A daria "conta do recado"?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor brasilma » 11 Dez 2006 15:32

Olá Diego,

Todo semicondutor em paralelo é problema, pois as características, mesmo sendo do mesmo lote, nunca são iguais, e um sempre irá conduzir mais que outro, conduzindo mais aquece mais, o que reduz sua resistência interna, fazendo com que conduza mais ainda, num ciclo que termina com sua destruição.

Para minimizar isto vc pode colocar resistores de baixa valor 0,1R e potência (é claro), em séria com cada um - no caso de triacs, colocar no A2.

Qto a questão do acionamento tbem está correto, mas não há como resolver.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 10 Jan 2007 00:39

Desenterrando o tópico....
A carga q vou acionar é uma resistencia, então lembrei q posso tentar dividir ela em duas parte e cada traic controle metade da potencia. Acho q é uma outra saida.
Diego
Nightcrawler
Byte

Voltar para Circuitos Diversos