Mais precisamente a parte da porta serial.
Descobri muitas propriedades e métodos (que ainda não consegui diferenciar alguns métodos de propriedades) específicas para a porta serial.
Como era de se esperar, tenho muitas dúvidas, mas para poupar vocês, vou apresentá-las em doses homeopáticas.

1 - Quando eu leio um byte do buffer de recepção, o dado é deletado automaticamente deste buffer, ou eu tenho que apagá-lo?
2 - Se o dado não for deletado automaticamente, qual é a instrução que o faz? Procurei mas não encontrei essa instrução.
3 - Já identifiquei quais portas seriais encontram-se no meu PC. Para usá-las precisaria saber quais estão disponíveis para o uso. Explico melhor. Identifiquei a COM1, mas por exemplo, quando estou conectado com a internet (3G), aparecem outras COM's. Claro que estas não se encontram disponíveis, ou sem uso. O ideal seria saber maiores detalhes sobre as portas. Por exemplo, tem portas seriais mas são para USB, como é o caso do meu modem 3G.
Pergunto. Como identificar (dentro do C#) apenas as portas seriais disponíveis para a comunicação via RS232? Tem algum modo que informe se estão em uso? Tem algum modo que informe maiores detalhes sobre a porta?
Baixei diversas apostilas e até comprei dois DVDs sobre o C# (básico e Avançado). Foram 47 vídeo aulas com cerca de 1h e meia cada. Apesar de ensinar bastante coisa, o foco foi mais para a área comercial.
Baixei também, diversos trabalhos sobre comunicação via porta serial e já comecei a estudá-los, mas "muitos caminhos vão à Roma". Tem diversas maneiras de acessar a porta serial. Ou via usando direto o ícone da porta serial, ou criando uma classe etc.
Quero fazer o básico, porque quero entender o que estou fazendo. Para isso peço o auxílio dos experts com as questões acima.
[]'s
MOR_AL