Qt

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Qt

Mensagempor mastk » 10 Mar 2014 15:23

Falando em coisas que estão morrendo e Qt? Alguém ainda usa? Com a Nokia falida, como será que ficou o trem?
mastk
Dword

Re: Qt

Mensagempor Rodrigo_P_A » 10 Mar 2014 15:58

O QT é excelente, pq morrendo?

Muitas vezes num sei de onde você tira estas informações. Por favor comece colocar as pesquisas e fontes de onde você tira as informações sobre as coisas que estão morrendo ou falindo pra ficar mais fácil de entender, acredito que esta num seja uma dúvida só minha.

Veja só o QT em ação:

Eu num conheço nenhum framework realmente multiplataforma, nativo com a qualidade do QT. Se você conhecer por favor me indica.

É mais complicado que Delphi, VB, C#, etc.. mas é verdadeiramente multiplataforma e muito bem feito.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mastk » 10 Mar 2014 17:46

A Nokia agora é da MS, esta injetando menos dinheiro no Qt e esse era a ferramenta para dos dispositivos da Nokia, sem o symbiam e o meego, o Qt perdeu a sua razão de existir, no máximo é uma boa ferramenta para aplicativos de PC, como disse PA, navegando esses dias é curioso ver que tem opções para Mac, iOS, Android.

O indo para a vala é apenas uma opinião, não tem como o Qt se manter tão bom sem dinheiro no caixa e se eu fosse a MS, cortaria a verba do concorrente na hora, é visual studio e fim de papo.
mastk
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 10 Mar 2014 17:49

Eu uso o QT+hidapi faz uns anos pra tudo que precisa rodar em desktop aqui no trampo, e em coisa minha também...

é isso aí que o Rodrigo falou, o QT não está morrendo e está com uma qualidade absurda, dá pra fazer coisa muito boa com ele... programo no linux e só compilo pro windão/mac e roda tudo certo!

o que é natural hoje, é que tem muita coisa que antes era feita pra desktop e hoje tá tudo na web, e isso claro que afeta tudo em que o foco principal é desktop. Agora, se tem que fazer alguma coisa pra rodar desktop, sem sombra de dúvidas, QT.
B-EAGLE
Word

Mensagempor B-EAGLE » 10 Mar 2014 17:52

mastk escreveu:A Nokia agora é da MS, esta injetando menos dinheiro no Qt e esse era a ferramenta para dos dispositivos da Nokia, sem o symbiam e o meego, o Qt perdeu a sua razão de existir, no máximo é uma boa ferramenta para aplicativos de PC, como disse PA, navegando esses dias é curioso ver que tem opções para Mac, iOS, Android.

O indo para a vala é apenas uma opinião, não tem como o Qt se manter tão bom sem dinheiro no caixa e se eu fosse a MS, cortaria a verba do concorrente na hora, é visual studio e fim de papo.

Qt anda com suas próprias pernas já faz um bom tempo, é aberto...
B-EAGLE
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 10 Mar 2014 18:22

E parece que agora é da digia e não da Nokia
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chipselect » 11 Mar 2014 22:18

Caso o QT seja abandonado por essas empresas, a KDE Free Qt Foundation possui licença e permissão (GPL, LGPL, etc) para continuar o desenvolvimento desta plataforma (incluindo sdks), então não há motivos de pânico e de longe esta tecnologia será esquecida.

O maior problema é que, sem uma empresa realmente investindo forte, a plataforma pode se defasar com o tempo.

Veja o endereço da organização citada, com menção ao licenciamento e etc:

http://www.kde.org/community/whatiskde/ ... dation.php

Outro ponto é que a MS não é tão rígida quanto a tecnologias de "parceiros", muitas vezes investindo também nos "concorrentes" para depois, talvez, dar uma facadinha (a MS investe no MONO...). Apesar de ela não ser sempre amistosa, como por exemplo, quando a MS reagiu comercialmente contra o BeOS e praticamente tirou ele do mercado...
chipselect
Word

Mensagempor polesapart » 12 Mar 2014 10:11

Qt tem uma API bem completa. As vezes a implementação é meio bloated (cheia de firulas), mas isto depende do foco. Há extensões bacanas, usei uma biblioteca para gerar charts na UI de um protótipo de osciloscópio e foi mamão com açúcar.

Antigamente, a Qt tinha uma licença bastante sacaninha que te obrigava a licenciá-la (a um custo proibitivo para nós sul-americanos) para apps comerciais. Isto mudou, felizmente, mas pra mim foi tarde demais: eu já tinha feito muitas apps em gtk,inclusive com port para win32, e hoje eu dou manutenção (eventual, felizmente) em pelo menos 6 projetos com esta tecnologia. Nada contra a gtk, inclusive alguns aspectos (a maneira como ela dispõe e determina o tamanho de widgets, ao menos) me parecem mais intuitivos, mas se o foco é usar aquela metodologia RAD, Qt + Qt designer é mais produtivo e completo em recursos do que gtk + glade. Em alguns projetos eu fui por este caminho e paguei o preço, noutros eu codifiquei a UI "braçalmente" e por muito tempo foi mais fácil manter do que me virar com versões bugadas do glade ui designer. Hoje o glade está mais estável e completo, mas ainda assim, não é o Qt Designer...

Pra aplicações embarcadas, os requisitos de hardware por um lado não são exatamente modestos, mas por outro lado desde o surgimento dos smartphones tem hardware acessível a um custo viável que dá conta "com a mão nas costas". Eu não cheguei a testar este port da Qt para Android, pelo que li é a qt nativa com um translador de mensagens/chamadas de API nativa do android, geralmente este tipo de solução tem gargalos de performance incontornáveis.

Mas desde que comecei a brincar com o codenameone.com (que gera apps ao menos pra android, ios, blackberry, windows phone), qualquer outra coisa tem parecido num patamar inferior (do ponto de vista da produtividade). Se o foco for aplicações móveis (tão somente), vale a pena olhar. Leva um tempo pra pegar a idéia básica da coisa, mas é muito produtivo, na sequência.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Mar 2014 13:18

Sobre a performance, para dar um exemplo o QT roda muito bem em uma mini2440
---
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para Visual C++/C/C++/C#