Entrar    Registrar
  • Autor
    Mensagem

Re: Dotnet Core 3 - Hello World (Apenas 40 megabytes de memó

Mensagempor chipselect » 23 Nov 2019 09:53

Mas o peso do DOT NET vem de ser um framework de aplicação com foco mais em WEB, assim como o JEE no JAVA e Symfony ou Zend do PHP que também são bem pesados.

Uma alternativa seria usar framework para WEB feito em C/C++, vai reduzir o uso de RAM e aumentar a velocidade a um custo maior no desenvolvimento. Existe alguns por ai, o problema seria suporte e comunidade pequena, você estaria mais solitário no desenvolvimento, remando contra a maré, mas para embarcar web em sistemas rodando em dispositivos muito pequenos, seria a saída.
chipselect
Word
 
Mensagens: 718
Registrado em: 16 Out 2006 18:50

Re: Dotnet Core 3 - Hello World (Apenas 40 megabytes de memó

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Nov 2019 21:43

Ainda num desisti completamente do DotnetCore. Estou fazendo mais uns testes.

Uma coisa é difícil de ir contra: Desenvolver com o Dotnet (Vb.net ou C#) usando visual studio é muito mais simples do que em C/C++, além de ser mais fácil encontrar profissionais para essa área. Esse é o principal motivo que eu estou fazendo vários testes.

Hoje fiz um aplicativo simples, que conecta a um banco Postgres / Mysql , e devolve um JSON, compilei para rodar no Windows depois no Linux.

Depois peguei e coloquei o runtime em uma máquina linux limpa, e rodou tudo normal, sem muita dor de cabeça e ocupando até que pouco espaço. O dotnet core arquivos runtime necessários ocuparam 320MB da máquina. A maior vantagem foi que só extrai o tar.gz , apontei a pasta e executei o aplicativo sem erros.

Talvez eu adote em algum tipo de projeto que precise acessar via API com JSON, pois é muito mais simples, ainda mais agora que dá pra rodar no linux.
---
Avatar do usuário
Rodrigo_P_A
Dword
 
Mensagens: 2060
Registrado em: 12 Out 2006 18:27
Localização: Osasco - S.P - Brasil

Re: Dotnet Core 3 - Hello World (Apenas 40 megabytes de memó

Mensagempor chipselect » 27 Nov 2019 13:53

Já que você vai dar uma chance ao Dotnet Core, só lembre de migrar para a versão 3.1, quando ela sair, pois a versão atual (3.0) não é lts e a 3.1 vai ser.

Não recomendo o uso de versão anterior à 3.0 pois já saíram do suporte ativo da MS, e mesmo a 3.0 já está marcado para morrer, pois não é lts.

O maior problema é que a 3.0 só tem para x64. ARM tem 32 bits e x86 apenas como opção no Windows...

Um ponto positivo é que o Blazor foi integrado oficialmente ao repositório do 3.1, logo, quem está usando Razor poderá migrar para Blazor sem doer tanto, com o benefício de ser WebAssembly.

Em relação ao banco de dados, sugiro o Entity Framework, que você vai sair usando o Linq2DB. Mudar de banco de dados nesse caso seria bem fácil, desde que se use o LinqToSQL em vez de chumbar texto SQL. Dessa forma você também não vai se preocupar quase nada com o banco de dados, basta usar os "Migrations", e vai sobrar mais tempo para trabalhar em cima de regras de negócio.
chipselect
Word
 
Mensagens: 718
Registrado em: 16 Out 2006 18:50

Anterior

Voltar para Visual C++/C/C++/C#

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante