Glade for Linux

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Glade for Linux

Mensagempor enigmabox » 13 Out 2006 19:36

Algum colega já usou o Glade, para construção de interfaces gráficas no Linux?
Será que dá pra mixar codigos C e assembly?Como no C++Builder?
Grato
enigmabox

Re: Glade for Linux

Mensagempor mrtabs » 24 Out 2006 09:28

enigmabox escreveu:Algum colega já usou o Glade, para construção de interfaces gráficas no Linux?
Será que dá pra mixar codigos C e assembly?Como no C++Builder?
Grato

Entao, eu ja usei sim. Funciona legal.
Agora, mixar codigos eu ja nao sei nao. Mas creio que funcione, basta usar uma sintaxe que o gcc aceite

falow
mrtabs
Nibble

Mensagempor joe-adb » 24 Out 2006 20:07

Fala enigmabox

Cara, o Glade não tem nada a ver com seu compilador (que é quem permite e define quais as regras para que você insira código Assembly dentro do seu código C). Ele é apenas um construtor de interfaces gráficas GTK+.

Na verdade, o Glade pode ser usado para gerar código C diretamente, mas isso não é mais recomendado já que a partir das novas versões, ele não terá mais essa funcionalidade.

A idéia por trás dele é bem interessante: ele cria um arquivo xml que possui a estrutura da sua interface e carrega esse arquivo através da libglade dinamicamente...

E a libglade pode ser usada diretamente com a linguagem C ou com outras linguagens como C++, Java, Perl, Python, C#, Pike, Ruby, Haskell, etc.

É comum o pessoal que usa Glade trabalhar com o gcc (quando está programando em C ou C++), já que a grande maioria dos usuários são usuários do GNU/Linux também, mas creio que isso não seja obrigatório.

De qualquer maneira, quem vai definir se você pode incluir Assembly em seu código C (e como você fará isso) é o compilador que você está utilizando, não o seu construtor de interfaces :-)
joe-adb
Bit

Mensagempor enigmabox » 25 Out 2006 20:20

Caros colegas,

Minha intenção era usar uma interface grafica como o Glade e depois mixar codigos C e assembly, mas pelo que foi falado, acho melhor trabalhar somente em C com o GCC. Também tentarei usar a biblioteca gráfica Allegro com a linguagem C. No Ruindows eu usava a dupla DJGPP + Allegro, mas quando fui converter o programa para o ambiente Linux, surgiu estas dificuldades.
Obrigado pelas dicas...
enigmabox

Mensagempor mrtabs » 27 Out 2006 09:22

Entao, se eu nao me engano, esse tipo de processo é feito no GLADE que usa a GTK1
Na GTK 2 o esquema, pelo que eu vi eh diferente.
Da mesma maneira que antes, quando vc constroi uma tela ele gera um XML. Porem, no GLADE, vc da um Build, e ele gera codigo em C, ou seja, o XML soh eh usado para gerar o codigo de construção das telas. Entao, se voce construir as telas antes, e depois nao mexer mais nelas, vc nao precisa mais do GLADE. Nas versoes antigas, esse XML era carregado em runtime. Hoje nao mais.
Eu achei muito interessante o esquema, e funciona cara.
A unica coisa q eu queria testar, mas nao consegui, era pegar o mesmo codigo, e compilar no windows para testar a portabilidade.

abraço

joe-adb escreveu:Fala enigmabox

Cara, o Glade não tem nada a ver com seu compilador (que é quem permite e define quais as regras para que você insira código Assembly dentro do seu código C). Ele é apenas um construtor de interfaces gráficas GTK+.

Na verdade, o Glade pode ser usado para gerar código C diretamente, mas isso não é mais recomendado já que a partir das novas versões, ele não terá mais essa funcionalidade.

A idéia por trás dele é bem interessante: ele cria um arquivo xml que possui a estrutura da sua interface e carrega esse arquivo através da libglade dinamicamente...

E a libglade pode ser usada diretamente com a linguagem C ou com outras linguagens como C++, Java, Perl, Python, C#, Pike, Ruby, Haskell, etc.

É comum o pessoal que usa Glade trabalhar com o gcc (quando está programando em C ou C++), já que a grande maioria dos usuários são usuários do GNU/Linux também, mas creio que isso não seja obrigatório.

De qualquer maneira, quem vai definir se você pode incluir Assembly em seu código C (e como você fará isso) é o compilador que você está utilizando, não o seu construtor de interfaces :-)
mrtabs
Nibble

Mensagempor enigmabox » 27 Out 2006 16:21

mrtabs,

Usar o mesmo codigo pra windows, só se o compilador tiver as bibliotecas GTK, entre outras.
Usando parcialmente o C++builder e o Glade, sinto falta de alguns tipo de graficos tipo bargraf, modulo grafico para gerar sinais como osciloscopio e outros graficos que não acompanham a IDE.
No DJGPP com Allegro, eu criava qualquer tipo de tela grafica, mas era somente para ambiente DOS.
Continuarei testando o Glade, se não der certo, tentarei incorporar a biblioteca Allegro em algum compilador. Já consegui no windows usar o DEVC++ ou o mingC com Allegro, agora falta passar os programas para ambiente linux...
Até agora não estou muito familiarizado com o ambiente Glade, mas tentarei....
Em ultimo caso tentari usar o Kylix da Borland.
enigmabox

Voltar para Visual C++/C/C++/C#