Programar wxWidgets - ambiente visual / drag and drop

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Programar wxWidgets - ambiente visual / drag and drop

Mensagempor _blackmore_ » 25 Fev 2009 23:58

Pessoal, boa noite.

Alguém aqui que tenha mais conhecimento de programação, já fez algum trabalho em ambiente "visual" ?(também chamado de drag and drop)
Estou tentando fazer uma tela simples com um software chamado wxWidgets DEV C++ porém estou encontrando alguns problemas.
Se alguém tiver interesse em iniciar algum projeto simples para entender como trabalhar neste software/linguagem e adquirir uma pequena experiências junto comigo só chamar.
Segue alguma base de informação para os interessados:

Site DevC++ - http://wxdsgn.sourceforge.net/

Download wxWidgets DecC++ - http://sourceforge.net/project/showfile ... p_id=95606

No aguardo :)

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor joao » 26 Fev 2009 06:07

Ola blackmore,

Eu estou fazendo alguns projetos com o wxwidgets. Ainda não é nada comercial, mas espero torna-lo ainda este semestre...

O que você precisa se ajuda?

Só uma informação:
Existe o DevCpp e o wxDevCpp. O wxDevCpp é um ferramenta que integra o DevCpp e o Wxwidgets, tanto é que para fazer drag and drop vc apenas precisa dele, já que ele instala td para vc(WxWidgets, MingW e o DevCpp).

Até onde eu me lembro, vc apenas precisa criar um novo projeto e começar a fazer as telas. No próprio programa existem vários exemplos também, para vc saber como usar os componentes. Eu diria que o wxDevCpp ficou muito, mas muito parecido com o C++ Builder da Borland.

Qualquer dúvida é só perguntar...

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 26 Fev 2009 12:26

joao

bixo ... a algum tempo tu me indicou este wxDevCPP, e na hora era o que eu precisava! :)
Acontece que estou começando a fuçar e logicamente as dúvidas ou porquês vão aparecendo.
Estou utilizando o tutorial Ninja (que está no menu Help do wxDEV) e~os ultimos 2 tópicos não estou conseguindo fazer certo.

1 - acrescentar botões e acrescentar funcionalidade nos botões, no ultimo botão ("wxWidgets kick ass") não funciona;
2 - acrescentar botões "padrão", não fica na tela junto com os botões criados anteriormente;
3 - e por ultimo, criar a barra inferior (que esqueci o nome agora, mas é o primeiro tópico do tutorial), quando compilo nas próximas etapas que são acrescentar menu e botões, esta barra fica gigantesca quase do tamanho de toda a janela, e não consigo diminuir seu tamanho, já tentei aumentar e diminuir arrastando, definindo valor mas não vai;

Com estas dúvidas, ao final do tutoria o "projeto" não se apresenta da mesma forma que o previsto!
Lógico que este é o comecinho do início (que redundância :o ) , mais futuramente quero por exemplo receber dados pela serial ou USB, mas até lah ... vai chão, SC (Sebo de Cotovelo) e vontade.
Mas por enquanto é isso ...

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor joao » 26 Fev 2009 14:20

OK,

1 - Aquela "telinha" escrito "wx-DevCpp kicks some ass" na verdade não é um botão! :) é um MessageDialog. O que isso quer dizer?
Quer dizer que ele faz uma telinha com alguma frase e com um botão. é Automático isso. Criou esse carinha, ele mostra na tela uma "telinha" com uma mensagem e um botão.
Vc viu que tem que ir na opção de Dialogs e escolher MessageDialog, certo?
Então, apenas explicando novamente: Não tem que criar um botão. Apenas chamar o MessageDialog.

2 - Mesmo caso do primeiro problema.

3 - Provavelmente vc não adicionou o statusbar. Acabei de ver aqui e tá certinho. O botão certo é StatusBar. Ele se encontra na opção control.
O que eu fiz para testar apenas essa parte:
1- Fui em Arquivo->Novo->Projeto
2 - escolhi wxwidgets frame
3 - Salva td que tinha que salvar e compilei 1 vez para ver se tava tudo certo
4 - fui no botao status bar, cliquei nele e depois cliquei na tela.
5 - uma vez na tela ele cobriu toda a linha de baixo. Dai é só vc ir nas opções dele e escolher field.
Lá vc adiciona td que vc quiser...
6 - Compilei e apareceu corretamente para mim.

O que pode ter acontecido é que vc não tá usando uma opção que define o tamanho dele, pois dai fica td dinamico, mas eu não me lembro como fazer isso. Então tenta fazer o passo a passo que passei que vc vai entender...

Sobre um exemplo simples que vc me pediu(espero que funcione, pq o programa tá dando conflito com outro prog que estou rodando aqui...):
- Neste mesmo projeto, adicione um item do tipo Button;
- Adicione também um Edit
- De um nome para o edit.(É a opção Name nas propriedades);
- Eu coloquei o nome de ETeste
- Agora, de dois cliques no botão. Ele vai para a parte de código do programa. O que vc fez, quer dizer que vc quer adicionar um novo evento para o botão. Desta vez é um evento do tipo OnClick que significa que toda a vez que vc pressionar o botão, ele irá chamar este método.
- Dentro dele, faça esta linha:
ETeste->SetValue("Testando 123");

-Tente compilar e veja se funcionou.
Teoricamente, quando vc apertar o seu botão, ele irá mudar o texto no textBox.

Outra coisa que me ajudou muito foi ver o código fonte.
Preste atenção que Td começa com o app.cpp que tem um método OnInit(O método Main é chamado internamente do wxWidgets). Ele vai chamar o seu frame que dai vai criar TUDO que vc adicionou no modo drag and drop. Vc não poderá mexer no código, mas vai notar como que se cria um botão, como que se adiciona um novo evento e etc...

Depois que eu entendi o funcionamento do mesmo, eu parei de usar o WxDevCpp e to usando apenas via linha de comando, para ter maior compatibilidade no futuro.

Tente novamente e qualquer dúvida é só perguntar.

[]'s
Editado pela última vez por joao em 27 Fev 2009 05:52, em um total de 1 vez.
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 26 Fev 2009 15:34

joao

fala bixo !!

carinha ... eu fiz o tutorial completo ... mas ficaram estas dúvidas, vou refazer para entender o que aconteceu com o statusbar ... essa tranqueira que está me deixando chateado.

já as janelas e botões ... agora fez sentido ... acho q sem querer apaguei algo no código.
Pois bem ... vou fuçar ... e caso tenha mais dúvidas peço ajuda novamente :)

obrigado por enquanto!

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Doglao » 14 Mar 2009 09:20

Opa, também faço programas com wxWidgets, to fazendo um que comunica pela serial com cameras ptz da sony, coloquei todo protocolo (visca) dentro de uma classe que é herdada de outra classe que tem todas configuraçoes para a comunicação serial. Por enquanto nao tenho a camera pra testes que eh muito cara mas a idéia surgiu quando buscava algo pela internet e vi esta câmera e por acaso um manual em pdf com os códigos do protocolo. Agora comprei uma ferragem de uma camera ptz com os motores mas sem a camera e o cicuito , vou fazer um pcb com um pic e configurar a serial e fazer um protocolo simples para mover a camera para direita esquerda e pra cima e pra baixo só pra concluir oque se pode fazer com wxWidgets usando devCpp.
null
Doglao
Byte

Voltar para Visual C++/C/C++/C#