Iniciando C++

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Iniciando C++

Mensagempor brasilma » 30 Jun 2010 16:05

Olá Colegas,

Estou pensando em fazer algumas brincadeiras em C++ a partir de Agosto (Agosto/2010 e não "à gosto de Deus", rs, rs) e gostaria de algumas dicas.

Qual IDE que vocês me recomendam e um bom livro?

Obrigadúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 30 Jun 2010 16:19

Visual Studio à partir do 2005...
Dá pra usar código nativo, MFC e dotnet, tem até plugin pro QT.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor brasilma » 30 Jun 2010 16:28

Legal, obrigado!!!
brasilma
Dword

Mensagempor barboza » 30 Jun 2010 19:30

Navegando pelo iTunes U, achei o curso (video aula) de Stanford que tem este livro.

No site deles tb tem todo o resto do material.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor ivair » 01 Jul 2010 00:52

Minha opinião é a IDE Code::Blocks 10.05 com o framework wxWidgets2.8, leves, gratuitos, com uma boa quantidade de exemplos e ainda o código roda em Windows, Linux e Mac.
Code::Block (http://www.codeblocks.org/downloads/binaries) baixe o arquivo “codeblocks-10.05mingw-setup.exe” que já vem com o compilador para C e C++. A versão atual completa código, marca as linhas que você está alterando, é fácil de ser utilizada e está recheada de facilidades, nem parece ser gratuita.
wxWidgets (http://wxpack.sourceforge.net/Main/Downloads) baixe a versão wxPack v2.8.10.06 e instale em um local qualquer (sem espaços no nome) e depois é só configurar na IDE (Global variables) o local da pasta. Possui uma pasta (Samples) que tem muuuuuuuitos exemplos fáceis e objetivos.
Eu sei programar em C, mas nada de C++ e estou “me virando” com os exemplos, aprendi um pouco de Delphi na graduação e achei uma grande semelhança, estou quase concluindo um programa para comunicação serial com PIC.
Quando criar um projeto escolhendo wxWidgets Project, um wizard já cria a pasta e faz a configurações necessárias. Depois disso é só arrastar e soltar os botões, caixa de texto, caixa de diálogo, combo, list, choice, statusbar, menubar e demais componentes e a IDE vai criando o código necessário :), tudo organizado, separado com as classes (com variáveis e protótipos) em um .H e o código em um .CPP.
É claro que isso é só a “casca” do programa, mas é uma “casca” linda e funcional. Depois é a hora de você fazer a sua parte e usar os exemplos para aprender (essa é a parte boa...:):):):)).
Os “samples” estão separados em pastas, mas não estão compilados. Para compilar eu crio um “wxWidgets Project” com a opção “create empty Project” e adiciono os arquivos da pasta em questão. Depois disso é só executar e entender o funcionamento acompanhando o código.
A biblioteca de classe na internet é muito completa e pode ser baixada no formato HTML, PDF ou help do Windows.
Até mais
Ivair
ivair
Bit

Mensagempor brasilma » 01 Jul 2010 07:43

Obrigado a todos pelas valiosas dicas, mesmo só pensando em iniciar em Agosto, não resisti e estou vendo todo material.

Já pedi ao meu primo o Visual Studio 2010, baixei o livro Stanford (descobri de onde veio a figura sobre linguagens, rs, rs), e agora estou baixando os "codeblocks" e "wxPacks".

Obrigado Novamente a Todos!!!
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 01 Jul 2010 08:50

Ô Brasilma, qual é o título do livro que você "adquiriu"? Conseguiu adquirir em português?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Iran » 01 Jul 2010 09:00

O link tá na mensagem do Barbosa
Iran
Word

Mensagempor helton » 01 Jul 2010 09:25

um excelente livro, com estruturas avançadas em C++:

http://www.linuxmall.com.br/produto/liv ... em-c-.html
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 01 Jul 2010 10:37

Eu estou olhando o QT no momento, parece-me bem interessante.
Agora aqui fica a pergunta: Pq alguém faz algo tão legal assim e não cobra nada por isso?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Sergio38br » 01 Jul 2010 11:19

O QT é da Nokia???

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor msamsoniuk » 01 Jul 2010 13:19

Aquino escreveu:Eu estou olhando o QT no momento, parece-me bem interessante.
Agora aqui fica a pergunta: Pq alguém faz algo tão legal assim e não cobra nada por isso?

procure sobre opensource... o negocio comecou com trabalho voluntario e, quando atingiu uma certa massa critica, as empresas passaram a considerar a comunidade opensource como algo estrategico. a ibm, por exemplo, investe em media 1 bilhao de dolares ao ano no linux.

no fundo eh uma simbiose: opensource depende de doacoes para crescer e sobreviver, os doadores dependem de opensource para crescer e sobreviver.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 01 Jul 2010 13:45

O QT nasceu fechado, comercial. Daí fizeram um port para Linux, e fizeram licença dupla: se você fizer teu software ser livre, pode usar o QT de graça. Se fizer software comercial, tem que comprar uma licença. Daí o KDE foi feito com QT e se popularizou (e fez o Stallman arrancar mais um pouco dos poucos cabelos que lhe sobraram). Daí a Nokia comprou a Trolltech (que fazia o QT) para ter um toolkit para desenvolver aplicativos para seus telefones. Como a Nokia quer vender telefone e não software, mudou a licença para totalmente livre. Ela mantém versões para telefones e computadores, porque quanto mais pessoas fizerem programas para computador com QT, mais pessoas vão fazer programas para telefone com QT. E quanto mais aplicativos tiver pro telefone da Nokia, mais aparelhos eles vendem.
Esse é o motivo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 01 Jul 2010 18:20

Não adquiri nenhum Xultz, baixei este do link do Barboza.

Consegui um link para baixar o VS2010 (2,5GB!!!).
brasilma
Dword

Mensagempor barboza » 02 Jul 2010 20:03

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Próximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#